Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 29 filmes mais aguardados de 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Janeiro de 2023 às 19h00

Sony Pictures, Warner Bros, Blumhouse, Marvel Studios
Sony Pictures, Warner Bros, Blumhouse, Marvel Studios
Continua após a publicidade

Os fãs de cinema não têm do que reclamar neste novo ano. Com grandes estreias programadas de janeiro a dezembro, 2023 promete ser de muita pipoca e dinheiro gasto com ingresso. E embora nosso bolso chore, a empolgação de ver tantas boas histórias assim faz tudo valer a pena.

E não é exagero quando dizemos que estamos diante de um ano realmente bastante agitado. Apenas nas grandes produções, são dezenas de longas programados para chegar aos cinemas e deixar o público em um constante estado de expectativa. O trem do hype não pode parar nunca e Hollywood está muito empenhada em manter essas engrenagens rodando.

Isso porque estamos falando apenas dos blockbusters e dos filmes que vão ser exibidos na tela grande. Há ainda os exclusivos dos streamings e mais aquelas surpresas que sempre chegam de mansinho e fazem muito barulho. Assim, com base apenas nesse panorama inicial, 2023 tem tudo para ser um dos melhores para os cinéfilos.

Pensando nisso tudo, o Canaltech resolveu listar os 29 filmes mais aguardados de 2023 para você já marcar na agenda e separar o dinheiro para o ingresso e a pipoca.

29. Batem à Porta

Continua após a publicidade

O diretor M. Night Shyamalan volta com mais um suspense daqueles de deixar o público intrigado do começo ao fim. Em Batem à Porta, uma família de férias em uma cabana no meio das montanhas é feita refém por quatro estranhos que invadem o local e ameaça a todos sob o pretexto de evitar o apocalipse.

Estrelado por Dave Bautista (Glass Onion), Rupert Grint (Harry Potter) e Jonathan Groff (Matrix Resurrections), o longa promete manter o clima de mistério e trazer grandes reviravoltas, bem ao estilo do diretor.

Batem à Porta chega aos cinemas no dia 2 de fevereiro de 2023.

28. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Continua após a publicidade

O Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) abre as portas cedo em 2023 com Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. E antes que você torça o nariz para o herói diminuto, vale lembrar que estamos falando do início da Fase 5 e também a estreia definitiva do vilão Kang (Jonathan Majors), que vai ser a grande ameaça da Saga do Multiverso.

Pelo que os trailers mostraram até agora, vamos ver Scott Lang (Paul Rudd) e Hope Pym (Evangeline Lilly) trabalhando junto com a crescida Cassie Lang (Kathryn Newton) após eles serem sugados para dentro do Reino Quântico.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania estreia no dia 16 de fevereiro de 2023.

Continua após a publicidade

27. Desaparecida

A tecnologia que nos permite descobrir informações valiosas é a mesma usada para enterrar os maiores segredos. Essa é a premissa básica de Desaparecida, um suspense que chega aos cinemas em março com uma proposta que vem se tornando cada vez mais comum: o filme é um screen life, ou seja, toda sua história é contada a partir da tela de dispositivos, seja por conversas via Skype quanto por troca de mensagens e áudios.

É a partir dessa linguagem tão mundana que acompanhamos o drama de June (Storm Reid), uma jovem que descobre que sua mãe desapareceu durante as férias na Colômbia. Sem poder ir até o país para procurá-la, ela passa a usar a tecnologia para procurar pistas sobre o paradeiro dela. O problema é que, no caminho, ela passa a descobrir segredos inimagináveis sobre a mãe.

Continua após a publicidade

Desaparecidachega aos cinemas no dia 2 de março.

26. Creed 3

Continua após a publicidade

Março também marca o retorno de Michael B. Jordan aos ringues com Creed 3. O terceiro capítulo do spin-off da franquia Rocky é o primeiro sem a participação de Sylvester Stallone e mostra como Adonis Creed (Jordan) vai seguir com a carreira e a própria vida longe da sombra do antigo mentor e amigo.

E esse amadurecimento do herói é marcado tanto com o nascimento de sua filha como também pela volta de Damian, um antigo amigo e agora rival que acredita que todas as glórias conquistadas pelo campeão deveriam ser suas — e vai brigar para tomá-las.

Creed 3 estreia no dia 2 de março.

25. Pânico 6

Continua após a publicidade

O retorno da franquia Pânico deu tão certo que não demorou para que um novo filme fosse anunciado. E Pânico 6 dá continuidade a essa história de mortes e serial killers ao fazer com que o icônico Ghostface persiga suas vítimas também para longe da pequena Woodsboro.

No novo longa, Sam (Melissa Barrera), Tara (Jenna Ortega) e Mindy (Jasmin Savoy Brown) tentam deixar os horrores vividos na cidade para trás e se mudam para Nova York. Só que elas não esperam que o terror as acompanhe e passam a ser alvo de um novo maníaco em pleno Halloween.

Pânico 6 chega aos cinemas no dia 9 de março.

Continua após a publicidade

24. O Urso do Pó Branco

Embora seja baseada em uma história real, a trama de O Urso do Pó Branco é tão bizarra que realmente parece coisa de cinema. Em 1985, traficantes perderam uma carga de cocaína no meio das montanhas. O problema é que quem encontrou o carregamento foi um urso, que cheirou boa parte da droga.

Essa parte é real e o que o longa faz é reimaginar as consequências desse episódio tão pitoresco da História americana com um toque mais macabro: ao invés de simplesmente mostrar o animal tendo uma overdose, mostra o rompante de loucura que ele teve e o terror que espalhou pela vizinhança enquanto ainda estava bem louco de pó.

Continua após a publicidade

O Urso do Pó Branco vem fazer carreira no cinema no dia 9 de março.

23. Shazam! Fúria dos Deuses

A primeira vítima da DC de 2023, Shazam! Fúria dos Deuses chega aos cinemas depois de muitas mudanças de data e já com um universo cinematográfico desfeito — e, nem por isso, se torna menos interessante. Até porque o primeiro filme funcionou muito bem mesmo completamente destacado do restante do universo da DC.

Continua após a publicidade

Em Fúria dos Deuses, vamos reencontrar Billy Batson (Asher Anger) agora que ele se tornou um herói de verdade. Mais do que isso, ele aprendeu a dominar os poderes e assumiu de vez a alcunha de Shazam (Zachary Levi) a ponto de transformar seus irmãos também em superpoderosos. O problema é que a agora Família Shazam vai ter que literalmente encarar os deuses, que não estão nada contentes com a situação dos humanos.

Shazam! Fúria dos Deuses estreia no dia 17 de março.

22. John Wick 4: Baba Yaga

Quem também retorna em 2023 é John Wick, o assassino vivido por Keanu Reeves. Depois de iniciar uma guerra contra um sindicato criminoso por causa da morte do seu cachorro e viajar o mundo tentando escapar dos tentáculos da organização para a qual trabalhava, agora ele se encaminha para o confronto final em busca de sua liberdade.

Mas sejamos francos que, a essa altura do campeonato, a história de John Wick é o que menos importa e o que todo mundo quer ver é a porradaria desenfreada.

John Wick 4: Baba Yaga quebra tudo nos cinemas no dia 23 de março de 2023.

21. Super Mario Bros

A tão aguardada animação baseada no clássico videogame vai finalmente chegar aos cinemas. Em Super Mario Bros, acompanhamos o icônico encanador que é enviado para o Reino dos Cogumelos e precisa ajudar a princesa a salvar o local do temível Bowser. Mais do que isso, o bigodudo precisará também resgatar seu irmão Luigi, que foi capturado pelo vilão.

Com um visual belíssimo e repleto de referências aos mais de 30 anos de jogos, tem tudo para ser uma das melhores adaptações de games de todos os tempos.

Super Mario Bros. – O Filme estreia no dia 6 de abril.

20. Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes

Esta não é a primeira vez que o clássico mundo de RPG vai ganhar as telas. A diferença é que Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes promete trazer um clima muito mais leve e divertido do que as iterações anteriores, apostando no humor que existe nas mesas de muita gente. Afinal, são poucas as pessoas que não jogam para dar risada com os amigos.

Assim, veremos um grupo de aventureiros tendo que embarcar em uma missão para consertar a besteira que fizeram. Depois de terem dado um artefato místico a um feiticeiro das trevas, eles precisam quebrar o contrato e roubar o item antes que o vilão consiga destruir o mundo.

Os dados de Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes vão ser jogados no dia 13 de abril nos cinemas.

19. A Morte do Demônio – A Ascensão

A Morte do Demônio – A Ascensão parece puxar muito mais para o horror do que para a galhofa da trilogia original (Imagem: Divulgação/Warner Bros)
A Morte do Demônio – A Ascensão parece puxar muito mais para o horror do que para a galhofa da trilogia original (Imagem: Divulgação/Warner Bros)

Outra franquia de terror que volta em 2023 é Evil Dead. Só que A Morte do Demônio – A Ascensão deixa de lado a galhofa que a série carregava na época de Bruce Campbell e adota o tom mais sombrio e grotesco do remake de 2013.

Dessa forma, a trama acompanha duas irmãs que tentam se reaproximar depois de anos distantes. O problema é que esse encontro vem acompanhado também de alguns demônios que são liberados e passam a atormentar essa família de formas inimagináveis.

A Morte do Demônio – A Ascensão vem nos assombrar no dia 20 de abril.

18. Guardiões da Galáxia Vol. 3

Voltamos ao MCU — desta vez em tom de despedida. Guardiões da Galáxia Vol. 3 é o último longa da trilogia comandada por esses personagens desajustados e também o último trabalho de James Gunn na Marvel, já que agora ele passa a comandar a DC. E o pouco que sabemos é que essa última missão do grupo deve ter um toque bem emotivo.

Sabemos pouco da história, apenas que o Senhor das Estrelas (Chris Pratt) e sua equipe vão continuar atrás de Gamora (Zoe Saldana) ao mesmo tempo em que vão cruzar o caminho do vilão Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji). E devem ser a partir das pesquisas genéticas do personagem que vamos conhecer Adam Warlock (Will Poulter) e saber mais do passado de Rocket (Bradley Cooper).

Guardiões da Galáxia Vol. 3 estreia no dia 4 de maio.

17. Velozes e Furiosos 10

Pode se preprarar para ouvir mais sobre família (Imagem: Divulgação/Universal Pictures)
Pode se preprarar para ouvir mais sobre família (Imagem: Divulgação/Universal Pictures)

A família está de volta para o décimo capítulo da franquia. E Velozes e Furiosos 10 segue sendo um enorme mistério em termos de história, já que Vin Diesel ainda não divulgou nenhum detalhe sobre a trama ou o tipo de loucura que vamos encarar desta vez.

Independentemente disso, podemos esperar muitos carros possantes fazendo coisas impossíveis em doses cavalares de adrenalina. É o suficiente.

Velozes e Furiosos 10 está previsto para o dia 19 de maio de 2023.

16. A Pequena Sereia

A Disney segue com sua renovação de clássicos e, em 2023, é a vez de A Pequena Sereia ganhar seu remake em live-action. E o novo filme já vem dando muito o que falar desde que foi anunciado que teremos uma mudança étnica na personagem, com a princesa Ariel sendo interpretada por uma jovem negra, a talentosíssima Halle Bailey.

Até agora, vimos apenas um único teaser que apresentou o novo visual da princesa subaquática e tudo está muito bonito. Já a história, teremos que esperar até o dia 26 de maio para saber.

15. Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Um dos filmes mais aguardados de 2023 é, na verdade, uma animação. Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é a sequência do longa ganhador do Oscar de 2018 que apresentou Miles Morales e Gwen Stacy para o grande público — além de tornar o conceito de multiverso compreensível para todo mundo. E, agora, a dupla vai voltar a viajar entre dimensões e encontrar outras variantes do Amigão da Vizinhança.

Pouco foi dito sobre a história do filme, exceto que Miles e Gwen vão viajar pelo Aranhaverso e encontrar muitas versões do herói. O teaser divulgado já antecipou uma quantidade colossal de easter eggs e pode esperar muito mais quando tudo isso chegar aos cinemas em 1º de junho.

14. Elementos

A Pixar retorna aos cinemas em 2023 com Elementos, nova animação que vai mostrar um mundo de diferentes criaturas e que vai tratar do romance improvável. Uma garota feita de água e um rapaz de puro fogo vão se apaixonar toda a trama vai mostrar as dificuldades desse relacionamento e os sacrifícios que eles vão ter que fazer para ficar juntos.

Até agora, sabemos muito pouco sobre o desenho, mas o pouco apresentado já mostrou um mundo muito rico e lindo para ser visto na tela grande.

Elementos estreia em 15 de junho de 2023.

13. The Flash

Reza a lenda que The Flash vai finalmente estrear em 2023. Depois de tantos adiamentos, refilmagens, problemas de bastidores e reformulações na Warner, talvez o mais seguro seja só confiar nisso quando o herói realmente aparecer nas telas.

Ainda assim, a expectativa para o filme segue grande. Embora ele não seja mais o recomeço do universo DC que todos esperavam, o Velocista Escarlate segue sendo um dos personagens mais carismáticos da editora e que realmente merece um longa próprio.

Se nada mais der errado, The Flash chega em 22 de junho.

12. Indiana Jones e a Relíquia do Destino

Aos 80 anos de idade, Harrison Ford retorna como o aventureiro mais famoso do cinema para provar que a aposentadoria é inalcançável para o professor até mesmo na ficção. Indiana Jones e a Relíquia do Destino é o quinto filme da série e promete colocar um ponto final definitivo na trama do herói — além de tirar o gosto amargo deixado por Reino da Caveira de Cristal.

Não sabemos muita coisa sobre a trama, apenas que ela vai se passar nos anos 1960 e vai abordar a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.

Indiana Jones e a Relíquia do Destino chega no dia 29 de junho.

11. Missão: Impossível – Acerto De Contas Parte 1

Tom Cruise segue se arriscando desnecessariamente em nome do cinema e de belas cenas para nos entreter em Missão: Impossível – Acerto De Contas Parte 1, o sétimo capítulo da franquia. Curiosamente, as loucuras do ator estão entre as poucas coisas que sabemos do filme até agora, que estreia em 13 de julho.

10. Oppenheimer

Christopher Nolan segue com seus projetos megalomaníacos e, desta vez, quer contar a história da bomba atômica a partir dos dilemas e dramas de seu criador, o físico J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), dividido entre a empolgação científica e a clara noção do que sua obra é capaz de fazer.

O filme biográfico é baseado em um livro, mas todas as atenções estão voltadas à parte técnica e ao modo como Nolan vai dar forma a um dos grandes feitos (e tragédias) do século XX.

Oppenheimer estreia no dia 20 de julho.

9. Barbie

Quem também chega aos cinemas em julho de 2023 é Barbie. Tudo em torno do filme ainda é um enorme mistério, o que torna as poucas informações disponíveis ainda mais interessantes. Tudo o que sabemos é que ele vai ter um elenco incrível e visuais bastante chamativos.

Dirigido por Greta Gerwig e com Margot Robbie no papel de Barbie, devemos ver um filme muito mais sobre o que a boneca mais famosa do mundo representa do que uma aventura infantil. E o único teaser divulgado até agora já mostra como essa abordagem deve ser incrível

Barbie estreia no dia 20 de julho.

8. Besouro Azul

Besouro Azul ganhou um pôster durante a CCXP22 (Imagem: Divulgação/Warner Bros)
Besouro Azul ganhou um pôster durante a CCXP22 (Imagem: Divulgação/Warner Bros)

É o Brasil na DC! Embora ninguém se importe de verdade com o Besouro Azul nos quadrinhos, o filme do primeiro super-herói latino conquistou o interesse do pessoal por contar com a presença da brasileiríssima Bruna Marquezine no elenco. É o bastante, levando em consideração que o personagem é desconhecido até nos quadrinhos.

Besouro Azul chega aos cinemas em 17 de agosto.

7. A Freira 2

Não é preciso saber muito sobre a história de um filme assim, né? (Imagem: Divulgação/Warner Bros)
Não é preciso saber muito sobre a história de um filme assim, né? (Imagem: Divulgação/Warner Bros)

Voltamos a falar de terror com A Freira 2, o novo capítulo desse universo assustador criado por James Wan em torno da franquia Invocação do Mal. E, como você bem pode imaginar, a assustadora freira não foi derrotada no filme anterior e volta para assombrar novos infiéis em 7 de setembro.

6. O Exorcista

Remake do clássico O Exorcista vem pelas mãos do responsável pela recente trilogia Halloween (Imagem: Divulgação/Blumhouse)
Remake do clássico O Exorcista vem pelas mãos do responsável pela recente trilogia Halloween (Imagem: Divulgação/Blumhouse)

Depois de dividir a opinião dos fãs de terror com a nova trilogia Halloween, o diretor David Gordon Green vai mexer em outra franquia clássica: O Exorcista. O remake de um dos maiores filmes de horror de todos os tempos é algo que vem sendo discutido há algum tempo e que vai finalmente chegar às telonas em 2023.

Não sabemos as mudanças que ele vai propor, já que o cineasta também assina o roteiro. Ainda assim, vale a pena ficar de olho.

O Exorcista volta no dia 12 de outubro.

5. Duna 2

Depois do final repentino do primeiro filme, chegou a hora de vermos Paul Atreides ir à ação de verdade (Imagem: Divulgação/Warner Bros.)
Depois do final repentino do primeiro filme, chegou a hora de vermos Paul Atreides ir à ação de verdade (Imagem: Divulgação/Warner Bros.)

O primeiro Duna mostrou ao mundo toda a grandiosidade do universo criado por Frank Herbert, deixando bem claro por que essa obra é a grande mãe da ficção-científica fantástica como conhecemos. Além de um mundo repleto de detalhes, o filme de Denis Villeneuve deu toda a grandiosidade que a história merece.

E Duna 2 vem para complementar a história que ficou pela metade no longa anterior. Depois do golpe que o Império deu na casa Atreides, é a vez de Paul (Timothée Chalamet) se unir ao povo de Arrakis como o messias prometido e levá-los à guerra.

Duna 2 estreia no dia 2 de novembro.

4. As Marvels

Tudo o que temos até agora é um pôster que não mostra nada (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)
Tudo o que temos até agora é um pôster que não mostra nada (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

O último filme do MCU em 2023 chega aos cinemas em novembro com As Marvels, que é uma espécie de sequência dupla de Capitã Marvel e Ms. Marvel. Ainda não foi detalhado o que vai ser a trama, apenas que teremos um encontro das heroínas vividas por Brie Larson e Iman Vellani, além de Fóton (Teyonah Parris).

Levando em conta que Ms. Marvel terminou com Kamala Khan e Carol Danvers trocando de lugar, a história deve girar em torno dessa confusão e do mistério envolvendo diferentes dimensões e todos os elementos cósmicos que unem essas personagens.

As Marvels chega no dia 9 de novembro.

3. Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Novo filme vai mostrar Coriolanus Snow ainda novo em seu caminho para se tornar o ditador de Panam (Imagem: Divulgação/Lionsgate)
Novo filme vai mostrar Coriolanus Snow ainda novo em seu caminho para se tornar o ditador de Panam (Imagem: Divulgação/Lionsgate)

Engana-se quem acredita que a série Jogos Vorazes chegou ao fim após o levante liderado por Katniss na tetralogia original. Em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, voltamos a esse universo anos antes da revolução e vamos acompanhar a história de Coriolanus Snow antes de ele se tornar o ditador de Panam.

Em busca de prestígio, ele vai ter que atuar como mentor de uma garota escolhida para ser o tributo do Distrito 12 durante uma edição dos jogos — e o destino dos dois vai ditar o futuro de todo esse mundo.

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes estreia no dia 16 de novembro.

2. Wonka

Primeiras imagens já mostram Chalamet como Willy Wonka (Imagem: Divulgação/Warner Bros)
Primeiras imagens já mostram Chalamet como Willy Wonka (Imagem: Divulgação/Warner Bros)

O final do ano vai ser repleto de chocolate, mas não como você espera. Trata-se de um retorno ao universo do clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate, mas mostrando como surgiu o icônico Willy Wonka (Timothée Chalamet). Assim, vamos acompanhar esse personagem tão único em início de carreira e como ele se tornou a figura tão pitoresca que comanda o império doce que conhecemos.

Wonka estreia em 14 de dezembro de 2023.

1. Aquaman e o Reino Perdido

O filme vem sendo adiado há tempos e tudo o que temos até agora é uma mísera imagem (Imagem: Divulgação/Warner Bros)
O filme vem sendo adiado há tempos e tudo o que temos até agora é uma mísera imagem (Imagem: Divulgação/Warner Bros)

Encerramos nossa lista de filmes mais aguardados de 2023 com outro título de super-heróis — e outro que vem encarando diversos atrasos. Aquaman e o Reino Perdido traz Jason Momoa mais uma vez como o herói submarino da DC Comics e tendo que lidar com novas e velhas ameaças. Para isso, ele terá de trabalhar em conjunto com Orm (Patrick Wilson), seu meio-irmão e vilão do filme anterior.

Aquaman e o Reino Perdido estreia em 25 de dezembro de 2023.