The Flash | Data de lançamento, trailers, o que esperar e mais
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira | •
É irônico como o filme do homem mais veloz do mundo seja também um dos mais demorados para ser lançado. São quase dez anos que ouvimos falar em um longa estrelado pelo Flash e, de lá para cá, isso não só não aconteceu como o próprio Universo Cinematográfico Estendido da DC (DCEU, na sigla em inglês) colpasou à sua volta. Assim, o projeto que deveria marcar o novo começo de história dos heróis da Warner vai chegar envolto em muita polêmica e conectando nada a coisa alguma.
Ainda não está claro qual vai ser a participação do ator na história, mas o que foi estabelecido até aqui é que o herói é uma espécie de mentor para Allen, então faz sentido ele aparecer nem que seja no início do filme para ajudar o Flash a entender seus poderes e como usá-los para o bem.
Só que Affleck não será o único Homem-Morcego do longa. Como a ideia do filme é brincar com realidades alternativas, um desses mundos do multiverso vai ser o do filme Batman, de 1989, com direito ao ator Michael Keaton retornando ao papel depois de mais de 30 anos. Ele até chegou a aparecer rapidamente no teaser, embora sem mostrar seu rosto.
Assim como no caso de Affleck, não foi dito qual será o seu papel dentro da história, mas tudo indica que ele vai reforçar essa ideia de que o Cavaleiro das Trevas é o mentor do Flash, independentemente da realidade em questão. Para quem assistiu ao desenho Batman do Futuro, a dinâmica deve ser basicamente a mesma: Bruce Wayne já mais velho passando seu conhecimento e experiência de décadas de combate ao crime a um jovem promissor.
Outra versão alternativa que será apresentada em The Flash é a Supergirl de Sasha Calle. No caso dela, a gente realmente não sabe absolutamente nada mesmo. Não há informações de que canto do multiverso ela vem e nem se ela é uma variante de Kara Zor-El (a Supergirl que todos conhecem), uma versão feminina do Karl-El, o Superman principal, ou mesmo filha do herói.
The Flash: Trailer
Mesmo com quase dez anos de produção, a Warner ainda não tem um trailer completo com grandes detalhes da história, grandes cenas de ação e tudo aquilo que a gente espera de um material promocional assim. No máximo, tivemos um teaser divulgado durante o DC Fandome de 2021 que dá algumas dicas do caminho que a trama deve seguir e das surpresas que ainda serão mostradas no multiverso.
Foi nesse teaser que descobrimos que o filme terá dois Barry Allen, sendo que um deles deve vestir um traje improvisado do Batman com as cores do Velocista Escarlate. Isso leva a crer que o Flash do DCEU deve parar nessa realidade do Batman de 1989 e, por alguma razão, vai precisar encontrar a sua contraparte de lá e formar uma nova equipe. Tanto que o teaser acaba justamente com eles e a Supergirl convidando o Bruce Wayne de Michael Keaton para o time.
O vídeo ainda dá um grande destaque para a construção do novo uniforme do Flash, que será um pouco mais parecido com o dos quadrinhos do que a versão apresentada em Liga da Justiça. Há toda uma construção de cena com ele adicionando novas cores e inserindo o icônico símbolo do raio e algumas linhas que não existiam no traje.
O teaser também dá umas pequenas deixas sobre a trama, com alguém questionando o herói por que ele quer ficar em uma linha temporal quando ele pode estar em qualquer uma. Ao mesmo tempo, vemos cenas do personagem visitando a mãe, o que deve ser o grande estopim para a bagunça no multiverso, semelhante ao que acontece na saga Ponto de Ignição nos quadrinhos.
The Flash: O que esperar
Essa saga das HQs vai ser a grande inspiração para The Flash. Na história, o herói também usa sua supervelocidade para voltar no tempo e, assim, encontrar a mãe morta quando ele ainda era criança. Só que a gente sabe muito bem que o efeito borboleta não perdoa e essa interferência no passado causa consequências enormes no futuro. Assim, nos quadrinhos, isso muda todo o universo DC de formas bem radicais, com direito até mesmo a Bruce Wayne ter sido morto quando criança em Gotham, o que motivou seu pai, Thomas, a se tornar o Batman e sua mãe a virar o Coringa.
No cinema, as coisas devem ser um pouco menos caóticas — pelo menos dentroo das telas. Já está claro que Barry Allen vai voltar no tempo igual nos gibis e isso vai resultar em mudanças na realidade. Não sabemos como a DC vai tratar isso, se como se a linha temporal tivesse sido alterada — mais ou menos como em De Volta para o Futuro — ou se vai realmente trabalhar com a ideia de multiverso e deixar claro que as ações do Flash fizeram com que esses mundos colidissem entre si.
O fato é que devemos ver o herói diante de uma realidade bem diferente daquela que ele deixou para trás. É aí que ele deve se encontrar com a Supergirl e descobrir que ela é a Kryptoniana da Terra no lugar do Superman de Henry Cavill. E vai ser nesse momento que ele também vai conhecer a sua outra contraparte.
Ainda não está claro o contexto disso tudo e nem por que eles vão trabalhar em equipe. Não há nenhuma informação sobre quem será o vilão do longa e, ao que tudo indica até aqui, é que a grande jornada deve mesmo girar em torno do Flash principal tentando corrigir a linha temporal e arrumar a bagunça que ele fez. Deve ser a partir disso que ele vai formar essa Liga da Justiça improvisada e ir atrás do Batman, sua referência de herói e mentor, para tentar encontrar uma resposta.
Isso abre margem para duas possibilidades. A primeira é que devemos ter um Homem-Morcego mais velho e bem mais amargurado do que aquele que vimos com Ben Affleck, o que pode gerar uma dinâmica bem interessante no contraste entre esse estilo ranzinza com o jeito meio paspalho de Barry Allen.
Além disso, é bem possível que a versão do Flash dessa Terra não seja um herói, mas alguém que tenta esconder seus poderes. Como o teaser sugere, ele não tem um uniforme de herói, mas usa uma versão adaptada do traje do Batman. Isso leva a crer que vai ser essa missão que vai torná-lo um herói e isso pode ser algo muito interessante, pois devemos ver o próprio Barry Allen principal servindo de mentor.
Assim, ao mesmo tempo em que esse novo Flash está entendendo o que é ser um herói com ele mesmo, a versão principal do DCEU também passa a compreender melhor o seu papel nisso tudo e a se tornar alguém mais confiante e seguro de si, deixando de ser o adolescente estranho que foi mostrado até aqui. Seria um arco de evolução bastante curioso de ser visto.
Mas é claro que ainda faltam muitas lacunas para serem preenchidas. Não sabemos nada sobre o vilão e nem se haverá mesmo algum tipo de ameaça. Até porque é bem possível que a missão seja mesmo encontrar uma forma de corrigir as coisas, o que dispensaria um inimigo — o que seria muito bom, pois traria algo de diferente para o gênero de super-heróis.
Contudo, se a ideia é manter The Flash dentro da estrutura padrão do gênero, pode ser que a gente seja surpreendido com alguma outra versão do próprio herói. Uma possibilidade para isso é o Flash Negro, uma espécie de espírito da Morte criado para pegar justamente os velocistas da DC. Nas HQs, ele é representado como um Flash esquelético que se alimenta da Força de Aceleração Negativa para buscar suas presas. Assim, teríamos essa entidade buscando Barry Allen, já que a existência dele naquele mundo é uma anomalia.
Outra possibilidade seria explorar essa Força de Aceleração Negativa para apresentar um vilão, que poderia ser inclusive uma outra versão do próprio Allen. Assim, ao invés de termos essa jornada de autoconhecimento do Flash ajudando uma outra versão de si, veremos essa nova variante do herói ser corrompida e querendo assumir o lugar do original.
The Flash: Data de lançamento
Como The Flash foi um filme que passou por muitos contratempos na produção, ele já teve diversas datas de lançamento. A ideia original era que o longa chegasse aos cinemas em 2017 e estamos entrando em 2023 ainda esperando por isso.
Inclusive, nos últimos meses, o longa foi antecipado e adiado algumas vezes, ora para tentar abafar os problemas envolvendo Ezra Miller, ora para ajustar a trama do filme do que a Warner pretendia fazer com o então DCEU. E, depois de muito vai e vem, parece que agora vai. Segundo a Warner, The Flash está previsto para chegar aos cinemas em 16 de junho de 2023 — uma semana antes de uma das datas iniciais apresentadas pela empresa.
Se isso vai ser confirmado, somente esperando para ver. Diante de toda a novela em torno de sua produção, já é uma vitória o longa não ter sido cancelado e a única coisa que ele mostrou até aqui que só podemos confiar que a estreia vai mesmo acontecer na hora que as luzes da sala de cinema se apagarem.