Ford

"Go Further."
  • Fundação

    Estados Unidos

  • Sede

    Dearborn, Michigan, E.U.A

A Ford Motor Company foi fundada em 16 de junho de 1903, nos Estados Unidos, por Henry Ford e outros 11 investidores. A companhia foi responsável pela popularização do automóvel a partir da produção de carros em massa a baixo custo. Por meio da linha de produção e montagem, a Ford foi a primeira empresa capaz de fabricar um carro a cada 98 minutos. O primeiro automóvel da Ford foi o Modelo A, que teve 1708 unidades fabricadas até 1904.

De acordo com a companhia, a missão da Ford é "oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas". Já sua visão é "ser a empresa líder mundial na avaliação do consumidor em produtos e serviços automotivos". Atualmente, a Ford é a sexta maior fabricante de carros e caminhões do mundo. Presente em mais de 120 países, a companhia possui 67 fábricas, 11.900 concessionárias e quase 200 mil funcionários.

A Ford chegou ao Brasil oficialmente em 1919, desembarcando na cidade de São Paulo, para se tornar a primeira indústria automobilística a se instalar no país. Segundo as informações, em seu primeiro ano em solo brasileiro foram comercializados 2.447 carros. Hoje a Ford possui fábricas em Taubaté, Tatuí, São Bernardo do Campo e Camaçari, onde são fabricados 250 mil veículos por ano.