Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica Desaparecida | Filme destaca a sagacidade e inteligência da Geração Z

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Março de 2023 às 21h30

Link copiado!

Sony Pictures
Sony Pictures

Acaba de chegar aos cinemas o filme Desaparecida, dos mesmos idealizadores de Buscando.... Ambos os longas contam com uma característica que define o formato screen life: tudo acontece em telas.

Buscando... e Desaparecida contam apenas com imagens de telas, sejam elas de celular, notebook, câmeras de segurança ou até de um relógio inteligente. O novo filme consegue manter a mesma essência do primeiro, mas trazendo mais mistério, reviravoltas e tensão.

Atenção: esta crítica pode conter spoilers de Desaparecida!

Continua após a publicidade

Protagonizada por Storm Reid, jovem atriz que se destacou em Euphoria e mais recentemente brilhou em The Last of Us, o filme Desaparecida é todo controlado por June, uma adolescente "rebelde" que enfrente o desaparecimento da mãe.

Grace, interpretada por Nia Long, criou June sozinha após a morte do marido, James (Tim Griffin), mas essa tarefa não foi fácil. Ao fazer uma viagem de férias com o novo namorado Kevin (Ken Leung), na Colômbia, Grace desaparece sem deixar rastros.

Continua após a publicidade

June, então, que ficou encarregada de buscar a mãe no aeroporto, começa uma saga para descobrir o que aconteceu usando toda a tecnologia disponível a seu alcance, explorando a criatividade que só uma pessoa da Geração Z poderia ter.

Novas tecnologias

Buscando... estreou em 2019, ano em que já usávamos diversas tecnologias de hoje, mas Desaparecida conseguiu explorar ainda mais os dispositivos eletrônicos, aplicativos e conexão com a internet.

Continua após a publicidade

É incrível ver June usando tudo o que um computador conectado à internet é capaz de proporcionar. Usando inteligência, agilidade e familiaridade com a tecnologia atual, a personagem vai além do que é permitido pela polícia para rastrear a vida do namorado da mãe e suas contas de e-mail, além de explorar câmeras de segurança com transmissão ao vivo de locais turísticos.

Uma das sacadas mais geniais do filme é June usar um serviço de contratação de prestadores de serviços, como limpeza e consertos. Como a polícia da Colômbia não conseguiu colaborar da forma que ela precisava, contratou um morador do local pelo aplicativo para percorrer a cidade cumprindo pequenas tarefas importantes.

Várias reviravoltas

Continua após a publicidade

Desaparecida traz reviravoltas a todo instante e sabe deixar o melhor para os momentos finais. Todo mundo passa a ser suspeito ao longo das descobertas de June, e essas conclusões nem sempre são da personagem, mas de quem está assistindo.

O longa traz plot twist dentro de plot twist, com Storm Reid controlando perfeitamente os detalhes da investigação com suas expressões faciais, já que sua aparição acontece apenas com imagens do rosto na maior parte do tempo. A atriz consegue entregar uma boa atuação, mesmo em um cenário completamente diferente de um filme comum.

Desaparecida é um thriller interessante, intenso e traz uma mistura de sentimentos. Ao mesmo tempo que o coração acelera com as descobertas, ficamos encantados em ver a exploração das tecnologias, que crescem a cada ano, e até nos divertimos com diálogos propositalmente engraçados.

O filme Desaparecida está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil; garanta o seu ingresso na Ingresso.com.