Publicidade

O que é tecnologia?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Março de 2023 às 13h00

Link copiado!

peshkova/Depositphotos
peshkova/Depositphotos

Em termos gerais, tecnologia é a aplicação do conhecimento científico aos objetivos práticos da vida humana ou à mudança e manipulação do ambiente. Técnicas, equipamentos, robôs e demais coisas que ajudam na rotina das pessoas podem ser considerados objetos tecnológicos.

Qual a origem do termo "tecnologia"?

O termo "tecnologia", próximo ao sentido moderno, remonta ao início do século XVII e representava o tratamento sistemático do conhecimento. Muitos anos antes, os gregos usavam uma palavra similar (algo como "tecno") para designar a arte de saber como fazer coisas aplicável à arquitetura, engenharia e construção.

Continua após a publicidade

A partir do século XIX, parte da Europa passou a usar as palavras Technik (alemão) ou técnica (francês) para se referir a um modo de fazer. A aplicação incluía dança, navegação e até a impressão, sem necessariamente ter vínculo com ferramentas ou instrumentos. Ser um músico competente, naquela época, significava dominar a "tecnologia musical".

Definição de tecnologia

A tecnologia pode ser definida em dois sentidos: um mais amplo e outro mais restrito. Na aplicação mais genérica do termo, pode-se considerar qualquer inovação utilitária para o ser humano como uma tecnologia. Já em um sentido mais restrito, seria o vínculo com o desenvolvimento de soluções avançadas para facilitar a execução de tarefas rotineiras.

Continua após a publicidade

No sentido amplo, dá para dizer que o macaco de 2001: Uma Odisséia no Espaço que usou um osso para agredir os outros usou uma tecnologia autoral. A funcionalidade dada a uma parte do corpo de um ser morto permitiu que aquele animal tivesse algum destaque na busca pelo seu objetivo.

Já no sentido mais restrito, falar de tecnologia é o coração do Canaltech: os novos dispositivos, as inteligências artificiais, os avanços científicos, a exploração espacial e a criação de objetos ou serviços pautados na otimização da rotina das pessoas.

O que pode ser considerado tecnologia?

Ambos os exemplos citados têm em comum a aquisição do conhecimento prévio e a sua aplicação, com base em alguma metodologia intelectual, na resolução de problemas. Para se ter uma tecnologia empregada, é necessário existir a consciência de querer usá-la com algum propósito.

Continua após a publicidade

Na atualidade, a palavra tecnologia é usada para designar aparelhos modernos, como notebooks, celulares e eletrônicos, e em basicamente tudo ligado ao ambiente digital. Estão inclusos no rol tecnológico praticamente tudo que envolve a internet, a engenharia, a biologia, a medicina, o espaço e seus derivados.

A pedra lascada é considerada a primeira tecnologia desenvolvida pelo homem ainda na pré-história. A partir da fricção de duas pedras, possivelmente para afiá-las, os "homens das cavernas" criaram faíscas que geraram o fogo. E assim uma descoberta foi se vinculando a outra para criar uma árvore de tecnologia, cujas ramificações ocorrem até os dias atuais.

Para o futuro, a sociedade foca nas chamadas tecnologias emergentes, aquelas cujo desenvolvimento ou aplicações ainda seguem em evolução. Exemplos claros são a nanotecnologia, biotecnologia, robótica, impressão 3D, blockchain, criptomoedas e inteligência artificial.