Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (20/09/2017)

Por Patrícia Gnipper

Já é quase primavera, setembro entra em sua reta final e o calor já volta a castigar a todos que estavam curtindo o clima mais frio do inverno. Já quem não dispensa um dia de sol começa a aplaudir a estação que está por vir — mas e o bolso, como está?

Se você já começou a contar as moedas para o cafezinho diário, ou se você ainda está tranquilo com relação a dinheiro, mas se bobear a coisa aperta, confira a seleção da semana com apps, livros e serviços grátis!

Crie e envie currículos sem complicação

Mesmo com tantas plataformas que conectam empregadores a candidatos na internet, ter um currículo atualizado e bem formatado continua sendo uma necessidade. Mas nem todo mundo sabe exatamente como elaborar um CV que, ao mesmo tempo, contenha todas as informações relevantes sem ficar poluído. Para isso, existe um app chamado Go2Job.

Gratuito para iOS, ele é fácil de usar e, por conta disso, chegou a ficar na quarta posição dos apps mais baixados no Brasil na categoria Negócios da App Store. Com este app, você tem sugestões de preenchimento de acordo com o objetivo selecionado, pode usar modelos profissionais de currículos para montar o seu, e é possível enviar seu CV diretamente pelo aplicativo para as vagas que forem de seu interesse. Você também pode imprimir ou exportar o documento via AirDrop e iCloud Drive.

Chega de briga com os roommates

Dividir apartamento com outras pessoas é quase sempre um desafio diário. Bagunças, sujeiras, visitas inesperadas e contas costumam ser os principais motivos de desavenças, mas existe um app que ajuda o pessoal que mora na mesma casa a controlar a divisão das despesas.

Para Android e iOS, o Splitwise pode ser usado em português, e permite controlar gastos como aluguel, contas mensais, compras em supermercado, entre outras da rotina de quem mora junto. Todos os moradores da mesma casa fazem parte de um grupo, e o app faz a divisão dos valores entre os membros selecionados para cada despesa.

Streaming colaborativo de produções independentes

A Netflix conquistou os corações de uma imensidão de pessoas ao oferecer um catálogo variado de produções audiovisuais, incluindo independentes, como curtas e documentários. Mas o serviço é pago, e quem faz a curadoria dos conteúdos é sua equipe interna. Já a Librefix é uma plataforma de streaming de vídeos gratuita, aberta e colaborativa, que reúne filmes e documentários independentes, de livre exibição, e que fazem pensar.

Ah, e qualquer pessoa pode adicionar uma produção ao Librefix, desde que ela seja livre de direitos autorais, ou se você mesmo a criou e decidiu disponibilizá-la na plataforma.

Desenvolvendo jogos para Android

Quem não curte um joguinho no celular para passar o tempo? Se você tem uma ideia bacana de um game para Android, mas não faz ideia de como começar a desenvolver jogos mobile, confira este e-book! Com o Google Play Games Services, você aprende a desenvolver um jogo do zero. O livro ensina os 5 conceitos mais importantes para um bom jogo, e você também aprende como usar a computação em nuvem a seu favor.

Um desconto sempre vai bem

A gente ama coisas grátis, mas ganhar descontos também é sempre bom. Com a Cuponeria, todo mundo pode contar com cupons para pagar menos quando for se alimentar ou comprar coisinhas por aí. O serviço oferece cupons de uma grande variedade de estabelecimento em várias cidades do país, incluindo restaurantes, salões de beleza, lojas e bares.

Você pode conferir as ofertas pelo site, ou pelo aplicativo para Android e iOS, e é possível abrir o mapa para conferir quais locais próximos de onde você está oferecem descontos naquele momento. Basta selecionar o cupom desejado e exibir seu código na hora de pagar pela sua compra. Simples assim!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.