E-JS3 e Hunter | Vimos os próximos lançamentos da JAC no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A JAC Motors foi uma das primeiras fabricantes de carros da China a apostar alto no mercado brasileiro ao trazer o hatch J3 ao país em 2011, endossado pelo apresentador Fausto Silva, contratado para ser o garoto propaganda da marca.
- Exclusivo | Carro a hidrogênio da GWM chega em 2025
- GWM Ora 7 | Visual de Panamera e desempenho surpreendente
Pouco mais de uma década depois, a marca que no Brasil é presidida pelo empresário Sérgio Habib começou a perder espaço com o aumento da oferta de outras fabricantes de carros elétricos que desembarcaram no país.
Apesar de ter um portfólio completo, com subcompacto (E-JS1), SUV (E-JS4) e até sedan, ironicamente o único que não tem um "S" no nome (EJ7).
Mesmo com as boas opções para o cliente e com o anúncio de vender apenas carros elétricos no Brasil (que agora já caiu por terra), os preços altos e a falta de tecnologia avançada, especialmente em itens de segurança, tirou a JAC da briga contra BYD, GWM e até Caoa Chery.
Dolphin, Ora e novas picapes na mira
Essa história, no entanto, pode começar a mudar em breve, especialmente quando as novidades que o Canaltech viu de perto no Salão do Automóvel de Pequim chegarem ao Brasil.
A reportagem teve a chance de ver de perto o E-JS3, que na China é vendido como Yuwei 3, mas até mudou de nome para desembarcar no Brasil com força para encarar os carros de entrada da BYD (Dolphin) e da GWM (Ora 03).
A principal aposta da marca até tem uma certa semelhança com o Ora 03, da GWM, especialmente no design dianteiro, mais precisamente no conjunto óptico.
Por dentro o E-JS3 mostrou um bom nível de acabamento, como é costume nos carros da JAC desde a "segunda leva" de carros que vieram ao Brasil, como o T-40 e o T60 Turbo.
Picape da JAC quer "caçar" rivais
Outra aposta da JAC para recuperar o terreno perdido diante dos rivais tem um nome imponente e foi a responsável pela montadora voltar atrás na ideia de produzir somente carros elétricos no Brasil: Hunter.
A picape média já foi flagrada em testes no Brasil e virá ao país em duas versões no 2º trimestre de 2024: uma com motorização 100% elétrica, para brigar com as vindouras híbridas da BYD e da própria GWM.
Além disso, a marca chinesa confirmou que lançará por aqui uma a diesel, que inicialmente não estava nos planos, mas foi até flagrada rodando no Brasil, e promete incomodar Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, entre outras.