Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (17/01/2018)

O mês de janeiro parece estar demorando horrores para passar por aí também? Por aqui, estamos como a velhinha do Titanic pensando que "já faz 84 anos" que janeiro começou, e o dinheiro que estava no bolso lá no início do mês agora "existe apenas na minha memória".

Mas um bolso vazio (ou quase) não deve ser sinônimo de ficar em casa rolando o feed das redes sociais e babando no teclado entediado em busca de alguma distração! A internet é um universo de maravilhas, e muitas delas são gratuitas para você passar um tempo, se informar, aprender e descobrir coisas realmente bacanas.

Confira a nossa seleção da semana com serviços, apps e e-books grátis!

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Buscando o parceiro ideal (para dividir o aluguel)

Enquanto no Tinder damos um "match" com quem nos agrada para um potencial relacionamento sexual e afetivo, no Moradia você encontra o parceiro ideal para dividir o aluguel. Só quem já precisou publicar anúncios na internet buscando um roommate sabe a dificuldade que é encontrar alguém realmente compatível, que tenha hábitos aceitáveis e manias que não conflitem com as suas, não é mesmo?

Com o app, você tem mais chances de encontrar um colega de apartamento ideal para o seu perfil. É só fazer o cadastro e informar algumas coisas a seu respeito. Então, quando estiver procurando um novo morador para sua casa, o usuário seleciona os critérios de busca, como gênero, faixa etária e faculdade (sim, o app pensa nos universitários que precisam dividir um apê pertinho de onde estudam), e confere a lista dos usuários compatíveis. Quem está procurando um lugar para morar faz o mesmo.

Então, é só iniciar um chat com os melhores candidatos para fechar o negócio! Por enquanto, o Moradia funciona somente em aparelhos com Android.

Para quem ama muito assistir séries

Maratonar séries se tornou parte do cotidiano de muita gente com a chegada dos serviços de streaming. E, muitas vezes, a gente acaba de terminar um episódio bombástico e ficamos com aquela ânsia de comentar a respeito, mas nem todos os nossos amigos já assistiram àquele episódio em questão, e se soltarmos comentários nas redes sociais corremos o risco de mandar um spoiler daqueles.

Com o Banco de Séries, você pode se deixar levar pelo impulso de fofocar sobre sua série favorita à vontade, sem medo de estragar a experiência de ninguém. O site tem uma área em que os usuários discutem sobre séries e episódios à vontade, tirando dúvidas, fazendo teorias e até mesmo batendo-boca.

Ainda, o portal oferece uma ferramenta de "watchlist", em que o usuário pode marcar exatamente quais séries deseja começar a assistir, e listar os episódios já conferidos. Assim, quando interromper uma temporada, é possível continuar exatamente do ponto em que parou, mesmo que sua memória não esteja lá muito boa. Os títulos são separados em categorias, como "Ativas Atrasadas", "Ativas em Dia", "Finalizadas", "Na Geladeira" e "Abandonadas", para facilitar a organização.

Funciona pelo site, mas também tem apps grátis para Android e iOS.

Por que não pagar mais barato?

Todo mundo adora um desconto. Muitas vezes acabamos comprando por impulso só para aproveitar uma promoção imperdível, mas nem sempre as coisas que queremos ou precisamos comprar por aí estão com desconto no momento da compra. Mas há sites que oferecem cupons para os mais diversos produtos e serviços, e um deles é o 1001 Cupons de Descontos, oferecendo gratuitamente cupons de tudo quanto é loja online no Brasil.

Basta fazer um cadastro rápido e começar a navegar entre as categorias do site para buscar o que você deseja comprar, mas pagar um pouquinho mais barato. Com o código promocional em mãos, basta fazer a compra no e-commerce desejado e usar o cupom na hora de fechar o carrinho para que o desconto seja contabilizado.

Seu e-book com jeitão profissional

Muita gente tem o sonho de escrever um livro, ou apenas gostaria de compartilhar com o mundo conhecimentos específicos que adquiriu em sua área de atuação. Mas não adianta muita coisa elaborar um conteúdo sensacional sem estar integrado em um layout atrativo, que facilite a leitura e prenda o interesse do leitor. Aí mora o problema: muita gente não entende nada de design, tampouco de softwares para a criação de layouts.

Mas o Canva oferece esse serviço pela internet, e tudo de graça! O site oferece designs atrativos criados por sua equipe de profissionais, e basta navegar entre as opções e escolher aquele template que mais se encaixe na proposta do seu e-book. Pensado justamente para iniciantes, o serviço funciona com drag-and-drop, bastando arrastar e soltar os elementos de design que você deseja incluir em seu livro.

Ainda, é possível fazer o upload de fotos próprias para ilustrar o conteúdo, ou, quem preferir, pode escolher entre mais de 1 milhão de imagens profissionais que fazem parte do acervo do serviço. Ainda, são mais de 130 fontes disponíveis, e background e cores também são personalizáveis. Tudo fica salvo na nuvem, e, quando o projeto estiver finalizado, é só aplicar e salvar!

Entendendo o Bitcoin

As criptomoedas estão aí e têm o poder de revolucionar não somente o mercado financeiro, como a sociedade como um todo. Mas o conceito de moedas digitais ainda é um bicho de sete cabeças para muita gente, que ainda não entende muito bem o que são, qual seu propósito, e como usar. Mas com o livro Bitcoin - A Moeda na Era Digital, a coisa fica melhor explicada para o público geral.

Criado por Fernando Ulrich, um dos maiores especialistas em criptomoedas do Brasil, o e-book explica o que é e como funciona o Bitcoin, benefícios e desafios das criptomoedas, aborda a regulação e legislação por trás do Bitcoin, fala sobre como as crises financeiras favorecem as moedas digitais, a importância da liberdade monetária para uma sociedade realmente próspera, e também ensina 10 maneiras de explicar o Bitcoin para qualquer público.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.