Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Todos os novos recursos do WhatsApp em 2021 e mais funções que vêm por aí

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Novembro de 2021 às 18h30

Link copiado!

Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Tudo sobre WhatsApp

O ano de 2021 foi movimentadíssimo para o WhatsApp, praticamente desde janeiro — não necessariamente por bons motivos. O mensageiro do Facebook (que agora se chama Meta) manteve uma posição de destaque no segmento, principalmente no Brasil, onde praticamente todos os celulares em utilização têm o aplicativo baixado.

Em funcionalidades, foi um ano recheado de adições. O WhatsApp deu passos em direção ao objetivo de se tornar uma plataforma de vendas, sem que isso bagunçasse a sua função mais básica: enviar e receber mensagens. Agora, o app está mais útil para comprar e vender como jamais foi, assim como para manter o contato com amigos e familiares.

Para recapitular tudo o que mudou no WhatsApp e pontuar o que vem por aí, o Canaltech preparou este artigo — que será atualizado sempre que alguma novidade estrear ou for avistada em versão de teste no aplicativo. Aqui, o site rebobina toda a trajetória do app de mensagens queridinho dos brasileiros ao longo deste ano, para facilitar a consulta de tudo que saiu para o público geral e, do mesmo lugar, também consiga ver tudo que está para chegar no futuro.

Continua após a publicidade

Todos os novos recursos do WhatsApp em 2021

Arquivamento permanente

Uma das adições mais valiosas para quem coleciona chats no WhatsApp foi o arquivamento permanente de conversas. Com ela ativada, a função cria uma gaveta exclusiva para os papos não tão importantes para o usuário, em que elas serão guardadas já silenciadas (incluindo grupos) e nem novas mensagens podem tirá-las de lá — o administrador da conta deve desarquivar cada uma manualmente.

Continua após a publicidade

Mensagens, fotos e vídeos autodestrutivos

Demorou, mas o WhatsApp finalmente introduziu as mensagens autodestrutivas no aplicativo. Com ela, usuários podem fazer envios que somem após determinado período — 24 horas ou sete dias depois de enviado. Para complementar a novidade, há também fotos e vídeos que somem sozinhos após serem visualizados uma única vez.

WhatsApp Pagamentos

Continua após a publicidade

Este aqui, na verdade, foi uma reestreia. Apresentado ao mundo pela primeira vez no ano passado, a função de pagamentos e transferências via “Zap” foi suspensa por ordem do Banco Central em questão de dias. Meses depois, já em 2021, a ferramenta voltou a funcionar.

Atualmente, ela só funciona com alguns bancos, incluindo Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Nubank, em cartões com bandeira Visa ou Mastercard. Neste caso, há também um recurso em desenvolvimento que renderá cashback para quem fizer transferências pelo app, mas ainda não há previsão de lançamento.

Áudios acelerados

Continua após a publicidade

Chega de ouvir mensagens lentas por longos minutos. Desde maio, usuários do mensageiro podem colocar as faixas em velocidades 1,5x ou até 2x maior, para conferir o conteúdo em até metade do tempo original.

Conexão em múltiplos dispositivos

O WhatsApp começou a expandir seu leque de atuação para fora do celular e, no comecinho de novembro, o mensageiro da Meta liberou o login em múltiplos dispositivos para todo mundo. Essa funcionalidade ainda está em evolução, mas, na prática, já permite utilizar o app WhatsApp para desktop ou web de forma independente do celular.

Continua após a publicidade

WhatsApp Business aprimorado

Ao longo do ano, o aplicativo WhatApp Business (o braço do mensageiro focado em empresas) recebeu uma série de aprimoramentos. A tela de "Informações de contato" de contas empresariais foi uma das primeiras a mudar, neste caso para dar mais foco ao catálogo de produtos.

A vitrine virtual de produtos recebeu muita atenção ao longo do ano. Administradores de contas comerciais podem gerenciar vendas pelo computador, ocultar itens indisponíveis sem apagá-los e melhor ainda: segmentar o catálogo em diferentes categorias.

Continua após a publicidade

Vídeos silenciados

Às vezes, um vídeo não precisa de som para transmitir uma mensagem, principalmente se o ambiente é barulhento demais. Ao longo do ano, o WhatsApp trabalhou num botão para silenciar vídeos antes de enviá-los. Hoje, essa função já está disponível para todos os usuários.

Fotos em alta qualidade

Continua após a publicidade

Acompanhando os passos do principal rival, o Telegram, o WhatsApp implementou opções de qualidade para o envio de fotos. A função permite escolher se a mídia pode ser enviada na maior qualidade possível, tomando mais internet, ou numa versão mais “econômica”, ideal para quando se utiliza a rede do celular.

Backup criptografado

Embora as conversas do WhatsApp sejam protegidas com criptografia de ponta a ponta, isso não acontece com os backups. Isso significa que, uma vez com acesso aos arquivos, um bisbilhoteiro poderia conferir todo o conteúdo trocado entre você e seus contatos. Felizmente, isso mudou: em outubro, o mensageiro disponibilizou os backups criptografados.

Continua após a publicidade

Funciona assim: a camada de segurança adicional protege os backups com uma senha ou uma chave criptográfica de 64 dígitos — o usuário deverá fornecê-las na hora de puxar as mensagens da nuvem para um aparelho novo ou recém-formatado. Contudo, há um contraponto forte: se os códigos forem perdidos, as conversas não poderão ser recuperadas.

Transferência de chat entre iOS e Android

Pode não ser difícil trocar de um ecossistema para outro em relação aos aplicativos, mas essas pessoas sabem que as conversas de WhatsApp são perdidas no processo. Embora a conta e o número sejam os mesmos, até agosto deste ano não era possível levar os papos do mensageiro para o ecossistema rival — e era uma baita dor de cabeça colocar tudo em ordem de novo. Felizmente, isso mudou recentemente, e os usuários do WhatsApp podem trocar de celular com mais tranquilidade graças à transferência de conversas entre Android e iOS.

Continua após a publicidade

Editor de figurinhas nativo

O recurso permite selecionar uma imagem do computador, recortar e editar da forma que quiser para enviar como um adesivo (sticker).  O editor de figurinhas traz um novo botão da bandeja de stickers chamado "Criar": ao clicar nele, o usuário pode escolher exatamente qual imagem gostaria de transformar em figurinha e partir para o processo de edição.

Continua após a publicidade

Não se trata de uma ferramenta super completa e revolucionária, mas certamente pode ajudar muita gente a transformar imagens rapidamente em stickers para compartilhar em grupos ou com seus amigos.

Botão de atalho para transferências de dinheiro

O WhatsApp recebeu importante botão na sua interface de conversas com o usuários. Localizado entre o clip de papel (para anexar arquivos) e a câmera fotográfica, o ícone traz um círculo com o símbolo do real (R$) para possibilitar a transferência de dinheiro entre usuários.

O objetivo da empresa é tornar essa função mais visível para incentivar as pessoas a usarem o WhatsApp Pay como forma de vender seus produtos ou serviços — ou enviar um presente de aniversário para seu contato — pelos chats do aplicativo. Para usar, basta ser maior de 18 anos e ter um cartão de crédito cadastrado: é possível selecionar o valor desejado e não há cobrança de taxas pelo "Zap".

Novidades visuais do WhatsApp em 2021

Nem a interface do WhatsApp passou sem uma novidade ou outra em 2021. O ano foi marcado por uma série de mudanças pequenas no mensageiro, mas que somadas fazem diferença na experiência geral do aplicativo. Confira os destaques:

Partindo para emojis e stickers, as adições são bem variadas. Novamente, seguem algumas das mais legais:

Próximas novidades do WhatsApp

A evolução do "Zap" não para: existem várias novidades em construção para o mensageiro, algumas delas indisponíveis até para os testadores oficiais — e, olha, não é pouca coisa. Confira tudo que está em preparação para os usuários da plataforma:

Novo app para Windows e macOS

Em novembro, o site italiano Aggiornamenti Lumia conseguiu experimentar o novo WhatsApp para desktop com base na Plataforma Universal do Windows (UWP). A atualização introduz uma nova interface, menus retrabalhados e até funções inéditas.

Contudo, usuários de macOS não ficariam totalmente de fora da repaginada. O site WABetaInfo antecipou que o WhatsApp também prepara uma repaginada no aplicativo para computadores Apple com base no app para iPad — outra novidade que, até agora, não foi oficializada pela empresa, mas é muito aguardada pela comunidade.

Enviar imagem como sticker

Atualmente, para criar uma figurinha, um usuário de WhatsApp deve baixar um aplicativo externo — e há várias opções pela Play Store e App Store. Essa tarefa, porém, logo poderá ser feita pelo mensageiro, segundo um vazamento recente da versão de desktop do WhatsApp.

Emoji e stickers como fotos de grupos

Sem ideias ou fotos para colocar como a cara de um novo grupo do WhatsApp? Em breve, vai dar para colocar uma figurinha ou emoji no lugar. A função parece estar em desenvolvimento há meses, mas ainda não tem previsão de lançamento para o público geral.

Novos grupos estilo Telegram

Em mais uma inspiração no app rival, o WhatsApp parece preparar uma categoria diferente para grupos de WhatsApp: as Comunidades. Esse tipo de bate-papo é focado na criação de comunidades maiores, com direito a subgrupos, bem nos moldes dos Canais do Telegram.

Avaliação de atendimento pelo WhatsApp

O WhatsApp aposta forte na interação entre comerciantes e clientes no mensageiro e, para incrementar a experiência de compra, ele prepara um sistema de avaliação de atendimento online. As informações acerca do recurso ainda são escassas, mas a função pode ajudar o estabelecimento a entender no que deve melhorar para refinar a comunicação.

Login em múltiplos dispositivos "versão 2.0"

A conexão em múltiplos dispositivos do WhatsApp atualmente funciona somente entre o celular e computador, mas isso irá mudar no futuro. O "Zap" planeja liberar o loginem mais de um celular por vez, também.

O funcionamento do recurso seria o mesmo do PC: as mensagens seriam criptografadas de ponta a ponta e todas as interações seriam sincronizadas entre dispositivos.

Certamente ainda existem recursos do WhatsApp que não foram descobertos e, como sempre, o Canaltech está de olho para trazer tudo em primeira mão.