Publicidade

WhatsApp prepara app completamente novo para desktop; veja as primeiras imagens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Novembro de 2021 às 11h02

Link copiado!

Divulgação/Alfredo Rivera/Pixabay
Divulgação/Alfredo Rivera/Pixabay
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp está para receber uma versão completamente nova de seu app para desktop. O aplicativo prepara uma repaginada completa no visual e inclui funcionalidades inéditas para o papo no PC com Windows, mas ainda segue sem qualquer previsão para o lançamento para o público geral.

Segundo o site Aggiornamenti Lumia, que encontrou a novidade, o novo app para Windows abraça a base Plataforma Universal do Windows (UWP). Essa alternativa do WhatsApp estaria em fases experimentais e, pelo menos em interface, teria sido totalmente reescrita, deixando o mensageiro quase irreconhecível à primeira vista, principalmente para quem é habituado ao visual atual da plataforma.

Continua após a publicidade

Nessa versão experimental, o WhatsApp abraça parte do design Fluent do Windows, com detalhes que “imitam” acrílico da versão mais recente do SO da Microsoft, o Win 11. Os detalhes em verde praticamente não existem mais, exceto pelos balões de mensagens enviadas pelo usuário.

Interface familiar, mas moderna

À esquerda está a tradicional coluna de chats, com um visual típico do Windows, em que o usuário pode passar de um papo para outro com um clique. Acima, a barra de pesquisa continua presente, assim como os botões para “novo grupo” e Configurações” — falta, porém, o botão para abrir os status (publicações temporárias feitas por contatos).

Continua após a publicidade

Na seção de bate-papo, apenas o visual mudou. O nome de usuário e o “última vez visto” estariam lado a lado na parte superior, com bem mais destaque que na versão anterior. Nas capturas do app vazado, não há foto de perfil do contato selecionado na parte de cima, mas isso pode ser outro adereço com implementação pendente nesta fase de desenvolvimento.

Função desenho

O botão de anexo mudou e agora deixa de abraçar o estilo mobile por algo mais próximo do padrão do Windows. Clicar nele exibirá duas opções: arquivos e desenho. Na primeira opção, o usuário deve ser encaminhado para o explorador de arquivos tradicional para enviar fotos, vídeos e documentos (como sempre); mas a segunda é uma novidade que basicamente exibe um quadro em branco com opções de caneta para desenhar e enviar para o contato em questão.

Continua após a publicidade

Novo menu de Configurações

Além disso, o menu de Configurações inteiro mudou e abraça o visual do Windows. Lá, todas as opções de privacidade, gerenciamento de conta e preferências de inicialização do aplicativo foram mantidas, mas a interface ainda parece estar sendo trabalhada pela empresa.

Segundo o site WABetaInfo, que reforçou o vazamento, essa versão do mensageiro já teria a conexão em múltiplos dispositivos habilitada por padrão. Sendo assim, não seria necessário manter o celular conectado à internet para manter as conversas rolando. Além disso, as opções de configurações avançadas também estariam presentes, como acontece no app estável do mensageiro.

Continua após a publicidade

Para a disponibilidade, porém, não existem informações. Por se tratar de uma versão de testes, o WhatsApp baseado em UWP ainda deve passar por um extenso período de testes antes de alcançar o público geral, principalmente por ser um enorme retrabalho no app base. Além do novo app para o Windows, o WABetaInfo garante que o mensageiro trabalha em um novo programa exclusivo para macOS com visual estilo à (ainda não anunciada) versão para iPad.

Por agora, vale continuar no Canaltech para saber mais notícias sobre essa grande atualização e, quem sabe, ser um dos primeiros a experimentá-la quando estiver disponível para testadores.

Fonte: Aggiornamenti Lumia, WABetaInfo