Lojas que vendem pelo WhatsApp poderão organizar melhor o seu catálogo

Lojas que vendem pelo WhatsApp poderão organizar melhor o seu catálogo

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2021 às 13h25
Diego Cervo/Unsplash

O WhatsApp lançou nesta quarta (20) um recurso chamado “Coleções”, uma melhoria para o catálogo virtual de lojas que vendem pelo mensageiro. O novo recurso permite que o administrador da conta comercial organize as opções de produtos à venda por categorias, não mais em uma lista única.

Um exemplo prático de conta que se beneficia com esse recurso são mercearias que trabalham com entrega. As lojinhas podem montar o catálogo de acordo com o tipo de produto (limpeza, lanches, itens gerais, frutas e vegetais, por exemplo) para ajudar o usuário a encontrar o que procura e minimizar as chances de um item passar despercebido.

As coleções ajudam a organizar melhor o catálogo de produtos (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Outro exemplo bem interessante é com loja de roupas, que podem aproveitar as coleções para separar os vários segmentos do catálogo para facilitar a vida do usuário. As aplicações são bem variadas, e cabe ao vendedor entender como elas funcionam para melhor implementá-las ao próprio conjunto de ofertas.

“Queremos fazer do WhatsApp a melhor maneira de as pessoas comprarem bens e serviços e de as empresas se conectarem com seus clientes, por isso tornamos mais fácil ver o que uma empresa oferece no WhatsApp”, pontuou a empresa em comunicado.

A novidade foi adicionada ao menu de Ferramentas Comerciais, dentro de Configurações no app WhatsApp Business para Android ou iOS. Quando estiver disponível, o usuário poderá tocar em "Adicionar nova coleção" ao catálogo, daí inserir os itens na lista.

Melhoria necessária

O reforço para o catálogo do WhatsApp é muito bem-vindo para incrementar a usabilidade da plataforma como um lugar para se adquirir produtos e entrar em contato com lojas. A primeira adição importante para esse progresso aconteceu em 2019, quando o mensageiro do Facebook passou a dar suporte aos catálogos.

Hoje, uma melhor organização entre produtos e suas categorias depende de gambiarras do próprio vendedor, que acaba não tirando proveito máximo da ferramenta no processo. As coleções podem finalmente livrar esse público de mais esforço para vender pelo app e deixar o processo ainda mais intuitivo para consumidores.

A novidade deve estar sendo distribuída gradativamente, por isso pode não estar disponível no seu aparelho ainda. Vale conferir se há atualizações pendentes para o WhatsApp Business na Play Store e na App Store.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.