Como ativar a criptografia no backup do WhatsApp
Por Kris Gaiato • Editado por Bruno Salutes |

Quando você lê ou escuta o termo “criptografia de ponta a ponta”, certamente um dos nomes que vem à sua cabeça é WhatsApp. Isso porque o mensageiro (Android l iOS l Web l Desktop) realizou um marketing pesado para incutir na cabeça dos usuários que é seguro. Apesar disso, muitos não sabem que é possível ativar a criptografia até mesmo em backups.
- 6 dicas para você proteger seu WhatsApp
- Como colocar senha no WhatsApp do seu smartphone Android?
- Como funciona a recuperação de arquivos deletados no WhatsApp?
O recurso foi anunciado oficialmente no início de outubro e ainda está em fase de liberação. A opção é voltada para usuários do Google Drive (Android) e do iCloud (iOS). Ao habilitar a função, todos os arquivos salvos no backup terão uma camada extra de proteção. Isso inclui não apenas mensagens, mas áudios, vídeos, fotos e documentos.
Para acessar o backup, o usuário deverá criar uma senha ou usar uma chave criptográfica de 64 dígitos disponibilizada pelo WhatsApp. Como de praxe, somente o usuário terá acesso aos arquivos criptografados. Por motivo, é importante guardar a senha e chave de acesso com bastante cuidado.
Como proteger o backup do WhatsApp com criptografia
Antes de ativar a criptografia no backup do aplicativo, lembre-se de atualizá-lo para a versão mais recente. Feito isso, entre nas configurações do mensageiro.
Acesse o "Backup de conversas"
Em seguida, clique na aba "Conversas". Agora, localize e selecione a opção "Backup de conversas" para acessar a função. Na próxima tela, dê um toque sobre o recurso "Backup criptografado de ponta a ponta".
Habilite a função a criptografia no backup
Por fim, toque no comando "Ativar". Lembre-se que, depois disso, somente você poderá acessar os arquivos. O WhatsApp e os serviços responsáveis pelo armazenamento em nuvem (Google Drive e iCloud) perderão o acesso e, por consequência, não poderão te ajudar a recuperá-lo.
Pronto! Agora você sabe como adicionar uma camada extra de segurança no backup do mensageiro.
Fonte: WhatsApp