Publicidade

WhatsApp Beta finalmente começa a ganhar novo visual de prévia de links; confira

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Agosto de 2021 às 10h54

Link copiado!

Divulgação/Gerd Altman/Pixabay
Divulgação/Gerd Altman/Pixabay
Tudo sobre WhatsApp

Após o anúncio da migração do histórico do iOS para o Android, o WhatsApp retoma a rotina de produção de pequenos ajustes para impactar na qualidade do serviço. Agora, a plataforma pretende exibir imagens maiores de prévia no compartilhamento de links.

Essa novidade foi notada já no começo de julho, mas só começou a ser liberada nas últimas horas para usuários da versão beta mais recente. Os links compartilhados no app passam a trazer prévias com imagens maiores e em formato 16:9 widescreen, de modo similar ao que ocorre em redes sociais como o Facebook. No novo modelo, a imagem será posicionada em cima e seguida logo abaixo do título da página, a descrição e o link.

Continua após a publicidade

O objetivo parece ser oferecer ênfase maior ao compartilhamento e, assim, mostrar que aquilo se trata de um link externo. Também pode ser uma estratégia para deixar o visual mais próximo ao Facebook em si, proprietário da plataforma de bate-papo. Antes, a imagem era quadrada, pequena e ficava ao lado das informações, veja:

Essa pode ser uma tentativa do WhatsApp de superar o rival Telegram, cujo recurso de compartilhamento de links era superior. Com a prévia aprimorada, a briga deve ficar mais acirrada nesse segmento, o que pode ser útil em tempos de fake news e golpes virtuais.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que esse recurso também depende do site apontado, afinal ele precisa ter a integração com as tags Open Graph, caso contrário o link não puxará a imagem automaticamente — em sites mais antigos ou pouco otimizados para mobile, essa falha é relativamente comum. Por isso, para testar se a novidade está funcionando no seu WhatsApp, a recomendação é usar páginas mais modernas, como a do Canaltech.

Usuários do programa no Android e no iOS já relatam ter a novidade adicionada, portanto deve ser uma questão de tempo até que todos o tenham. Você já tem o recurso funcionando no seu aparelho? Compartilhe o seu relato nas redes sociais do CT.

Fonte: WABetaInfo