Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp terá novo recurso de grupos estilo Discord e Telegram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Novembro de 2021 às 10h38

Link copiado!

Allie/Unsplash
Allie/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

A briga entre os apps de bate-papo é por entregar a maior quantidade de recursos úteis para tentar atrair o usuário interessado neles. Por isso, é bem comum ver cópias de funcionalidades bem-sucedidas de um programa ser replicado para outros, como faz o WhatsApp agora. A plataforma quer introduzir um recurso bem popular em quase todas as plataformas sociais para seus fãs: as Comunidades.

Essa novidade havia sido identificada há cerca de um mês, como uma espécie de grupos aprimorados, mas agora chegam mais novidades que revelam como será o funcionamento. Novas capturas de tela divulgadas pelo site WABetaInfo revelam um recurso bastante completo para ofertar aos administradores mais controle sobre os grupos e a possibilidade de criar subgrupos, algo como os canais em servidores do Discord ou dos canais dos grupos do Telegram.

Continua após a publicidade

Os responsáveis por grupos poderão convidar pessoas para ingressar nas comunidades por intermédio de um link de convite ou a partir de um QR Code digitalizado com a câmera do celular. Assim que entrar nesses subgrupos, o usuário poderá ou não conseguir mensagens instantaneamente, a depender das configurações implementadas para aquela comunidade.

Tal qual ocorre nos grupos, toda a troca de mensagens e arquivos nas comunidades serão criptografados de ponta a ponta para aumentar a segurança. Haverá também um ícone diferente e, possivelmente, um layout próprio (embora ainda não esteja habilitado) para garantir a correta identificação de qual lugar o usuário está, além de funcionalidades exclusivas, que ainda não estão muito claras por estar em fase de criação.

Mais organização

Continua após a publicidade

As Comunidades devem ser uma adição bem útil para grupos grandes do WhatsApp, porque devem ajudar a organizar melhor as discussões por tópicos específicos. Será preciso explicar ao usuário como esse funcionamento ocorrerá, afinal a maioria não estará acostumada ao novo formato, mas a expectativa é de muita positividade.

Na semana passada, o WhatsApp começou a trabalhar em um recurso para tornar mais clara a diferença entre perfis pessoais e comerciais. A versão para desktop tem ganhado aprimoramentos para tornar a experiência para similar aos celulares, como um canal beta próprio para atualizações experimentais e a possibilidade de gerenciar o perfil pelo computador, sem precisar de um celular vinculado ao número.

Fonte: WABetaInfo