Publicidade

WhatsApp terá novo recurso de grupos estilo Discord e Telegram

Por  • Editado por Douglas Ciriaco |  • 

Compartilhe:
Allie/Unsplash
Allie/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

A briga entre os apps de bate-papo é por entregar a maior quantidade de recursos úteis para tentar atrair o usuário interessado neles. Por isso, é bem comum ver cópias de funcionalidades bem-sucedidas de um programa ser replicado para outros, como faz o WhatsApp agora. A plataforma quer introduzir um recurso bem popular em quase todas as plataformas sociais para seus fãs: as Comunidades.

Essa novidade havia sido identificada há cerca de um mês, como uma espécie de grupos aprimorados, mas agora chegam mais novidades que revelam como será o funcionamento. Novas capturas de tela divulgadas pelo site WABetaInfo revelam um recurso bastante completo para ofertar aos administradores mais controle sobre os grupos e a possibilidade de criar subgrupos, algo como os canais em servidores do Discord ou dos canais dos grupos do Telegram.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os responsáveis por grupos poderão convidar pessoas para ingressar nas comunidades por intermédio de um link de convite ou a partir de um QR Code digitalizado com a câmera do celular. Assim que entrar nesses subgrupos, o usuário poderá ou não conseguir mensagens instantaneamente, a depender das configurações implementadas para aquela comunidade.

Tal qual ocorre nos grupos, toda a troca de mensagens e arquivos nas comunidades serão criptografados de ponta a ponta para aumentar a segurança. Haverá também um ícone diferente e, possivelmente, um layout próprio (embora ainda não esteja habilitado) para garantir a correta identificação de qual lugar o usuário está, além de funcionalidades exclusivas, que ainda não estão muito claras por estar em fase de criação.

Mais organização

As Comunidades devem ser uma adição bem útil para grupos grandes do WhatsApp, porque devem ajudar a organizar melhor as discussões por tópicos específicos. Será preciso explicar ao usuário como esse funcionamento ocorrerá, afinal a maioria não estará acostumada ao novo formato, mas a expectativa é de muita positividade.

Na semana passada, o WhatsApp começou a trabalhar em um recurso para tornar mais clara a diferença entre perfis pessoais e comerciais. A versão para desktop tem ganhado aprimoramentos para tornar a experiência para similar aos celulares, como um canal beta próprio para atualizações experimentais e a possibilidade de gerenciar o perfil pelo computador, sem precisar de um celular vinculado ao número.

Fonte: WABetaInfo