WhatsApp Pay estreia oficialmente como novo sistema de pagamentos no Brasil
Por Felipe Gugelmin • Editado por Claudio Yuge |
A partir desta terça-feira (4), o WhatsApp Pay inicia o funcionamento de seu sistema de pagamentos para usuários brasileiros. A novidade está sendo distribuída de forma gradual para o público local (um dos primeiros a recebê-la) e deve estar disponível para todas as pessoas físicas dentro das próximas semanas.
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Segundo o comunicado emitido pelo Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, os pagamentos para empresas vão chegar em um momento futuro, assim que a aprovação necessária for liberada. O CEO da companhia, Mark Zuckerberg, afirmou que o Brasil foi um dos primeiros países do mundo escolhidos porque ele sabe o quanto o comunicador é importante por aqui.
O diretor de operações do WhatsApp, Matt Idema, explica que o sistema facilita o envio e o recebimento de dinheiro de forma segura, evitando a exposição à pandemia do COVID-19. Inicialmente, o aplicativo vai permitir o pagamento com cartões de débito, pré-pago ou combo do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi com bandeiras MasterCard e Visa — as operações serão conduzidas pela Cielo e se baseiam em um modelo aberto para outras empresas parceiras.
Como funciona
Todas as operações são feitas através do Facebook Pay, que oferece diversas camadas de segurança — incluindo soluções de biometria em aparelhos compatíveis e PIN — para garantir a tranquilidade dos usuários. Inicialmente, a empresa também estabeleceu limites para os valores e quantidades de transações que podem ser feitas durante cada dia.
Segundo o WhatsApp, há um limite de envio de até R$ 1 mil por transação e até 20 recebimentos poderão ser feitos por mês (com um limite total de R$ 5 mil), sendo que os valores podem variar conforme o banco parceiro. Além disso, só será possível fazer pagamentos e transferências com moeda local e é preciso ter um número de telefone do Brasil para usar o novo serviço.