Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU

Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 27 de Julho de 2022 às 18h10
MovieWeb

O futuro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) finalmente foi apresentado. Kevin Feige confirmou que a Fase 4 não só está prestes a acabar como já mostrou quais são os filmes e séries que vão aparecer ainda ao longo das fases 5 e 6 na recém-batizada Saga do Multiverso.

E apesar de a gente já saber que as múltiplas realidades da Marvel seriam o centro das histórias, foi uma grande surpresa ver a grande quantidade de produções e planejadas e é ainda mais intrigante imaginar como tudo isso vai se conectar para construir o cenário que vai culminar nos dois novos filmes dos Vingadores.

Ao todo, são 15 filmes e séries que compõem as novas fases — isso sem contar Mulher-Hulk e Pantera Negra: Wakanda para Sempre, que fecham a Fase 4. Por isso mesmo é muito fácil se perder em meio a tantas estreias e que levam o MCU para lado tão distintos, dos confins do universo (e do multiverso) às aventuras urbanas, há muita coisa para acompanhar.

Pensando nisso, o Canaltech preparou este calendário completo com todos os próximos lançamentos do Marvel Studios. Dos cinemas às séries do Disney+, cada filme e série é uma peça desse grande painel que ainda está ganhando forma e que não vemos a hora de contemplarmos por completo.

Mulher-Hulk: Defensora de Heróis

Em agosto, é a vez da Mulher-Hulk fazer a sua estreia no MCU. Até agora, pouco foi mostrado sobre a série, exceto que o CGI está bem questionável e que o roteiro deve adotar um tom mais leve e voltado para a comédia ao contar a história de Jennifer Walters (Tatiana Maslany), prima de Bruce Banner (Mark Ruffalo) e que, de alguma forma, herdou a sua capacidade de se transformar em uma gigante verde.

A trama deve seguir a velha fórmula da personagem que precisa se aceitar como heroína, com a diferença de que ela não deve demorar a gostar de ser poderosa e a tirar proveito dessa nova forma — tudo isso enquanto continua trabalhando como advogada para atuar em casos relacionados a super-heróis.

A boa notícia é que a quebra de quarta parede que marca a personagem nas HQs estará presente, assim como uma enorme quantidade de participações especiais. Já foi confirmado o vilão Abominável (Tim Roth) e o Mago Supremo Wong (Benedict Wong), além do Demolidor (Charlie Cox), que apareceu brevemente no teaser trajando seu estranho uniforme amarelo.

Mulher-Hulk: Defensora de Heróis terá nove episódios no Disney+ e a estreia está marcada para o dia 17 de agosto.

Pantera Negra: Wakanda para Sempre

A sequência de Pantera Negra é uma enorme incógnita, já que vai ter que lidar com a morte de Chadwick Boseman, que viveu o herói no primeiro longa. A grande dúvida é justamente sobre o modo como a Marvel vai apresentar isso, que tipo de homenagem ao ator será colocada na história e como será feita sua sucessão.

A principal aposta era de que Shuri (Letitia Wright) herdaria o posto de Pantera Negra, mas as várias polêmicas em que a atriz se meteu podem comprometer seu futuro como protagonista. Por isso mesmo, ninguém sabe o que vem por aí. Em compensação, já foi confirmado que o longa vai apresentar Riri Williams (Dominique Thorne), a jovem que vai viver a heroína Coração de Ferro no MCU.

O teaser divulgado durante a última San Diego Comic-Con não respondeu a nenhuma dessas perguntas, mas foi bem emocionante e mostrou bastante como será o Namor (Tenoch Huerta) e toda a sociedade atlante em meio a essa história toda. Com uma pegada asteca, o povo submarino deve ser a grande amaeaça de Wakanda Para Sempre. Além disso, foi confirmado que o filme vai encerrar a Fase 4 da Marvel.

Pantera Negra: Wakanda para Sempre está previsto para chegar aos cinemas no dia 10 de novembro.

Guardiões da Galáxia: Especial de Natal

Expectativa é que especial faça a ponte entre o segundo e o terceiro filme (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Antes de retornar para o fechamento da história dos Guardiões da Galáxia, James Gunn vai dar um pulo no Disney+ para trazer um especial de Natal para esses personagens tão incorretos. E por mais estranho que seja imaginar Peter Quill (Chris Pratt) e companhia colocando pisca-pisca na Milano e trocando presentes, a ideia faz sentido quando lembramos que o grupo é praticamente uma família — ainda que bastante disfuncional.

Não há qualquer informação sobre o que podemos esperar desse encontro e tampouco como ela vai se conectar com o restante do MCU. Nossa aposta é que ela deve amarrar algumas pontas soltas da história para preparar a chegada de Guardiões 3 no ano seguinte.

Guardiões da Galáxia: Especial de Natal está previsto para o fim de 2022.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Durante a San-Dieco COmics Con deste ano, Marvel divulgou primeiro pôster de Quantumania já mostrando Kang e Estatura (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Quem diria que o Homem-Formiga teria fôlego para três filmes? E o mais irônico disso é que Quantumania vai ser um capítulo fundamental para a Saga do Multiverso, já que o filme deve explorar o Reino Quântico e usar isso como gancho para expandir o conceito de multiverso que vai culminar em Vingadores: Dinastia Kang e Guerras Secretas.

Tanto que o vilão já foi confirmado como Kang, o Conquistador (Jonathan Majors), a variante tirânica do personagem que aparece no Fim dos Tempos em Loki. E embora o personagem já tenha aparecido antes, sua real aparição vai ser em Quantumania — o que só mostra o quanto o novo Homem-Formiga e a Vespa é importante para o MCU. Além disso, também foi confirmado que vamos ter o vilão M.O.D.O.K. e a participação de Bill Murray, possivelmente como um habitante do Reino Quântico., e Cassie Lang como a heroína Estatura.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania está previsto para chegar aos cinemas em 16 de fevereiro de 2023.

Invasão Secreta

Depois de quase 15 anos de MCU, Nick Futy vai finalmente ser protagonista (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Uma das maiores sagas recentes dos quadrinhos vai ganhar vida como série no Disney+. Não sabemos absolutamente nada sobre ela, apenas que vai ser estrelada por Nick Fury (Samuel L. Jackson), que deixou a Terra há algum tempo e agora vive no espaço junto com os Skrulls. Marial Hill (Cobie Smulders) também foi confirmada como uma das protagonistas. Emilia Clarke (Game of Thrones) e Olivia Colman (The Crown) estão no elenco em papéis ainda não revelados.

A grande dúvida da série é que, nas HQs, a Invasão Secreta trata os alienígenas verdes como vilões infiltrados na Terra. Já no MCU, eles sempre foram retratados como aliados de Fury. Pouco foi dito sobre a trama, exceto que vamos ver que os Skrulls estão em nosso planeta há décadas.

Invasão Secreta chega ao streaming no segundo trimestre de 2023.

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Filme será a despedida de James Gunn dos personagens (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Após uma demissão prematura e um retorno inesperado, James Gunn vai poder encerrar a sua trilogia de Guardiões da Galáxia. O diretor confirmou que o longa vai ser a última vez que veremos a equipe com esta formação, o que pode significar tanto o fim do grupo quanto a morte de alguns personagens importantes. Tudo é possível.

A única coisa confirmada até agora é que teremos a aparição de Adam Warlock (Will Poulter), uma entidade meio mística e meio cósmica da Marvel e que já tinha sido sugerida nos filmes anteriores. Além disso, espera-se que vejamos a conclusão da busca por Gamora, que veio do passado durante Vingadores: Ultimato e agora está perdida no presente.

Também foi confirmado que o vilão vai ser o Alto Evolucionário, personagem que será vivido por Chukwudi Iwuji (Pacificador). Assim, teremos outra ameaça alienígina bizarra tendo que ser derrotada por Peter Quill (Chris Ptratt) e companhia. E vai ser interessante ver o grupo em ação de verdade depois de sua participação relâmpago em Thor: Amor e Trovão.

Guardiões da Galáxia Vol. 3 chega aos cinemas em 4 de maio de 2023.

Eco

Maya Lopez terminou Gavião Arqueiro com um grande gancho para sua própria série (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Maya Lopez (Alaqua Cox) apareceu pela primeira vez no MCU em Gavião Arqueiro e a maior surpresa foi saber que, assim como nos quadrinhos, a sua origem também estava relacionada ao Rei do Crime (Vincent D’Onofrio), marcando a estreia da personagem dentro da cronologia oficial da Marvel.

E o seriado acabou com uma enorme incógnita sobre o destino de Wilson Fisk, algo que só deve ser respondido em Eco. Assim, ao mesmo tempo em que vemos mais sobre o passado e a jornada de autodescoberta da personagem, devemos saber o que aconteceu com Fisk — além de já termos a presença confirmada do Demolidor.

Eco chega ao Disney+ na metade 2023.

Loki - Temporada 2

Só esperamos que esse retorno não esteja perdido na infinitude das linhas temporais (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

A única série da Marvel a ganhar uma segunda temporada de verdade, Loki retorna para mostrar as consequência que a morte de Aquele que Permanece trouxeram para a multiverso. Basicamente, tudo aquilo que a gente imaginou que seria mostrado ao longo da Fase 4 deve repercutir somente nos novos episódios do seriado mesmo.

Por isso mesmo, a trama segue um enorme mistério. Há muitas perguntas em aberto que precisam ser respondidas e a série deve ser uma peça importante para conectar as demais produções da Saga do Multiverso. E como ela chega depois de Quantumania, pode se preparar para ver muito Kang por aí.

A segunda temporada de Loki chega ao Disney+ na metade de 2023.

As Marvels

Logo já faz menção às três heroínas (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Com a reunião de Capitã Marvel (Brie Larson), Ms. Marvel (Iman Vellani) e Monica Rambeau (Teyonah Parris), faz todo o sentido o filme se chamar As Marvels e não apenas Capitã Marvel 2. E essa mudança de nome dá bem a tônica do que deve ser a história: mais do que uma sequência para a história de Carol Danvers, devemos ver essa equipe de heroínas mostrando o quanto são poderosas.

Que tipo de ameaça vai exigir essa união? Não fazemos a menor ideia, mas deve estar relacionada à convocação que os Skrulls fizeram à Monica no fim de WandaVision e a cena pós-crédito de Ms. Marvel. Aliás, há quem acredite que a troca de lugar entre Kamala e Carol Danvers é o que vai abrir o longa e boa parte da trama vai ser a tentativa de resgatar a jovem dessa dimensão bizarra.

As Marvels chega aos cinemas em 27 de julho de 2023.

Blade

Tudo o que temos de Blade é a logo e a data (imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Foi uma enorme surpresa saber que a Marvel vai trazer Blade de volta e vivido pelo ganhador do Oscar Mahershala Ali. Tanto que o ator já “aparece” na cena pós-crédito de Eternos impedindo que Dane Whitman (Kit Harrington) tocasse na lâmina amaldiçoada da Espada de Ébano.

E a sua estreia no MCU pode marcar uma expansão desse lado mais sombrio que já foi pontuado por Cavaleiro da Lua. Ainda assim, não sabemos de absolutamente nada sobre o longa.

A única informação é que Blade estreia no dia 1º de novembro de 2023.

Coração de Ferro

Série vai ser uma sequência quase que direta de Pantera Negra: Wakanda para Sempre (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Como dito, Riri Williams vai fazer sua estreia no MCU em Pantera Negra: Wakanda para Sempre e devemos ver a sua origem como heroína acontecer em Coração de Ferro. Até porque já foi confirmado que ela vai vestir uma primeira versão de sua armadura em Wakanda, o que significa que o seriado vai explorar seu crescimento até ter um traje decente. Só que, mais uma vez, nada foi dito sobre o enredo da série do Disney+.

Nossa única base é a história dos quadrinhos: Williams é uma jovem e genial adolescente que constrói a sua própria armadura inspirada no Homem de Ferro e passa a agir como uma heroína a partir de então.

Coração de Ferro chega ao Disney+ no terceiro trimestre de 2023.

X-Men ‘97

Repare que o Xavier não aparece na arte oficial do revival (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Pegando todo mundo de surpresa, o Marvel Studios anunciou que daria continuidade ao clássico desenho animado dos X-Men de 1997, trazendo episódios inéditos. E o que poderia ser apenas um revival para pegar carona no saudosismo dos fãs ganhou novos contornos após o MCU fazer referência à animação em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Pode ser que finalmente seja revelado que o desenho se passa na Terra-838 e os novos episódios servem para fazer as amarras com o que vimos em Doutor Estranho. Ou nada disso vai acontecer e só teremos um afago nostálgico mesmo.

Durante a San Diego Comic-Con, foi confirmado que a ideia da série é dar continuidade à animação clássica, tanto que teremos o grupo sem Xavier, que foi embora com os alinígenas da raça Shi'ar. Assim, os X-Men serão comandados por ninguém menos do que Magneto.

X-Men ‘97 chega ao Disney+ na segunda metade de 2023.

What If...? - Temporada 2

Capitã Carter vai voltar na nova temporada e inteira (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

A primeira temporada de What If…? não empolgou tanto os fãs da Marvel, mas o estúdio vai apostar novamente no conceito e já confirmou uma segunda temporada de histórias ambientadas em diferentes realidades.

Pouco se sabe sobre possíveis conexões com o MCU, já que a série teve peso quase zero nos eventos de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. A única coisa que se sabe é que um dos episódios que não ficou pronto para a primeira temporada vai aparecer na segunda e que devemos ter o retorno da Capitã Carter (Hayley Atwell). Também foi dito que devemos ter episódios focados em Hela, Tony Stark lutando com Valquíria em Sakaar e até mesmo uma adaptação da saga 1602, que mostrava os heróis da Marvel na Inglaterra vitoriana.

Em nossa realidade, What If…? retorna em 2023, mas sem data definida.

Agatha: Coven of Chaos

Agatha fez tanto sucesso que vai ganhar uma série própria — só que ninguém sabe que história ela tem pra contar (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Depois do sucesso de WandaVision, era óbvio que veríamos um spin-off chegando ao Disney+ — e isso vai acontecer com Agatha: Coven of Chaos. A personagem de Kathryn Hahn foi um dos grandes destaques da série e agora vai ganhar uma história própria.

O único ponto é que ninguém sabe qual será ela. Pode ser que tenhamos um prequel contando como a bruxa chegou a Westview e manipulou Wanda (Elizabeth Olsen) ou mesmo uma sequência, mostrando ela se livrando da magia da Feiticeira Escarlate após os eventos de Multiverso da Loucura.

Agatha: Coven of Chaos mudou de nome e deixou para trás o House of Darkness de antes. Só que esse foi o máximo de novidade apresentada, já que sua estreia está programada só para o fim de 2023 ou início de 2024.

Demolidor: Born Again

Série terá 18 episódios e vai trazer Charlie Cox de volta como o Homem Sem Medo (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Confirmando os rumores que há tempos circulam pela internet. o Demolidor vai realmente ganhar um reboot dentro do MCU. Depois de sua aparição em Mulher-Hulk e Eco, o Homem Sem Medo vai voltar em uma história própria protagonizada mais uma vez por Charlie Cox e Vincent D'Onofrio.

Não se sabe ainda se a Marvel vai aproveitar algo da série da Netflix, seja em termos de história ou mesmo de elenco de apoio. Tudo o que foi confirmado é que o seriado vai se chamar Daredevil: Born Again e que terá 18 episódios.

Ela chega ao Disney+ no segundo trimestre de 2024.

Capitão América: Nova Ordem Mundial

Agora é a vez de Sam Wilson ser o Sentinela da Liberdade (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

O final de Falcão e Soldado Invernal deixou claro que Sam Wilson (Anthony Mackie) é o novo Capitão América. Tanto que não demorou para a Marvel anunciar um novo longa estrelado pelo herói. E isso é tudo o que sabemos até agora.

Capitão América: Nova Ordem Mundial chega aos cinemas no dia 2 de maio de 2024.

Thunderbolts

Tudo o que temos do filme é a logo (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Um filme que veio do mais absoluto nada, Thunderbolts é uma espécie de Esquadrão Suicida da Marvel. Nos quadrinhos, o grupo é formado por um vilões a comando do governo para executar missões secretas e quase sempre clandestinas.

Quase não há nenhuma informação sobre o longa, exceto que ele vai fechar a tão esperada Fase 5 do MCU. A expectativa é que ele seja formado por vilões e anti-heróis liderados pela condessa Valentina Allegra de Fontaine (Julia Dreyfus). Isso deve incluir o Barão Zemo (Daniel Brühl), Yelena Belova (Florence Pugh), Agente Americano (Wyatt Russell) e, quem sabe, o próprio Abominável. Aliás, caso isso aconteça, Mulher-Hulk: Defensora de Heróis deve ser uma boa forma de introduzir a equipe.

Thunderbolts chega aos cinemas no dia 23 de julho de 2024.

Spider-Man: Freshman Year

O futuro de Peter Parker após Homem-Aranha: Sem Volta para Casa ainda é incerto e pode ser que as respostas venham na animação Spider-Man: Freshman Year. Afinal, o título sugere que devemos vê-lo como o calouro que ele tanto quis ser a ponto de colocar a própria realidade em risco.

Durante a San Diego Comic-Con, foram mostradas algumas artes do desenho, revelando como ele vai ser fiel a alguns conceitos dos quadrinhos — com direito, inclusive, a uniformes vindos diretamente das HQs. Contudo, chamou a atenção que vamos ver personagens que nunca apareceram no MCU, como Harry Osborn, e até alguns vilões icônicos do herói, como o Doutor Octopus, Camaleão, Escorpião e Rhino. Também foi confirmado que heróis como Amadeus Cho, Nico Minoru e o próprio Demolidor (dublado por Charlie Cox) também marcarão presença.

Por isso, há uma grande suspeita de que a animação não esteja conectada ao MCU ou seja uma das múltiplas realidades do multiverso.

De qualquer forma, Spider-Man: Freshman Year segue sem data para estrear no Disney+. A promessa é que chegue em algum momento de 2024

Marvel Zombies

É incrível que alguém tenha topado dar continuidade a essa ideia (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Por incrível que pareça, alguém assistiu àquele episódio de zumbis de What If…? e achou que seria uma boa ideia explorar mais daquele universo e fazer uma série inteira baseada nos heróis transformados em mortos-vivos. Tanto que a animação vai se passar naquele mesmo universo e vai trazer personagens como Feiticeira Escalarte, Gavião Arqueiro, Capitã Marvel, metade do Capitão América e até o eterno Ikaris.

Entre os sobreviventes confirmados estarão Kamala Khan, Shang-Chi, Yelena Belova, Guardião Vermelho e Kate Bishop — ou seja, só o pessoal que o público gostou na Fase 4.

Conforme anunciado, o desenho vai ser voltado para maiores de idade. Marvel Zombies chega ao Disney+ em 2024.

Quarteto Fantástico

Seguimos esperando a escalação do elenco (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Tivemos um gostinho do tão esperado retorno do Quarteto Fantástico para a Marvel em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, quando Reed Richards apareceu como parte dos Illuminati. O problema é que isso foi em uma outra realidade, o que faz com que as coisas no Universo-616 continuem um mistério.

A aparição de John Krasinski (Um Lugar Silencioso) como o herói encheu o coração dos fãs de esperança de ver o ator reprisando o papel em Quarteto Fantástico, mas a verdade é que nada disso foi confirmado. Até agora, a única coisa que sabemos é que o diretor Jon Watts abandonou o projeto e o posto segue vago.

Em termos de cronologia, o longa inaugura a Fase 6 do MCU — o que deixa claro o quanto ele vai ser importante dentro da Saga do Multiverso. Alguma dúvida de que a família fantástica é quem vai arranjar uma maneira de derrotar Kang?

Quarteto Fantástico chega aos cinemas no dia 7 de novembro de 2024.

Vingadores: Dinastia Kang

O começo do fim da Saga do Multiverso já tem nome (Imagem: Divulgação/marvel Studios)

A reta final da Fase 6 — e de toda a Saga do Multiverso — começa com Vingadores: Dinastia Kang. O filme será o primeiro longa da equipe desde Ultimato, o que é representativo e mostra como a ideia é fazer dessa reunião algo grandioso. E, como o próprio título sugere, Kang, o Conquistador vai ser o grande vilão. Só não temos ideia de como isso vai acontecer.

Levando em conta que serão dois filmes, é bem provável que vejamos uma estrutura semelhante a Guerra Infinita e Ultimato, ou seja, com os heróis encarando odéspota temporal e sendo derrotados por ele. Assim, devemos ver a tal Dinastia Kang sendo concluída, com o vilão dominando o multiverso de uma vez por todas — o que vai dar o gancho para a tão esperada sequência.

Nada foi dito sobre o que podemos esperar sobre o elenco — e esse vai ser um dos grandes mistérios que o MCU vai construir ao longo dos próximos anos. Em compensação, já foi confirmado que Daniel Cretton (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) vai dirigir o longa.

Vingadores: Dinastia Kang estreia no dia 1º de maio de 2025.

Vingadores: Guerras Secretas

Ainda via demorar um bom tempo até termos ingormações sobre Guerras Secretas (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Por fim, temos a conclusão de todo esse arco do multiverso que vimos se desenrolar ao longo dos últimos anos. Vingadores: Guerras Secretas vai ser o último filme da Fase 6 e deve trazer um enorme combate apoteótico dos heróis contra as hordas de Kang pelo multiverso. Só que pode ter mais coisa vindo aí.

Isso porque Guerras Secretas é o nome de uma saga nos quadrinhos que colocou vários universos em colisão e culminu com personagens desses outros mundos passando a viver dentro das histórias regulares. Foi o que permitiu, por exemplo, que Miles Morales deixasse o Universo Ultimate e passasse a viver na Terra-616 junto com Peter Parker.

Ainda não dá para saber como o MCU vai utilizar esse conceito, mas alguns elementos dos gibis já começaram a aparecer já na Fase 4, como a ideia da incursão — ou seja, quando a invasão de uma realidade começa a colocar toda a existência em risco. E isso é algo que certamente vai ter repercussões nesse fechamento da Saga do Multiverso.

Vingadores: Guerras Secretas chega aos cinemas em 6 de novembro de 2025.

Guerra das Armaduras

A logo é tudo o que temos da série (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Outra grande saga dos quadrinhos que vai chegar ao MCU na forma de uma série no Disney+. A diferença é que, neste caso, não temos a menor ideia do que está por vir.

Nas HQs, a Guerra das Armaduras acontece quando a tecnologia de Tony Stark é roubada e cria um incidente global para o herói. Só que o personagem está morto no MCU e esse argumento já foi usado em Homem-Aranha: Longe de Casa.

Guerra das Armaduras não teve sua data de estreia no Disney+ revelada. E apesar de não ter sido mencionada no calendário de lançamento da Saga do Multiverso, o Marvel Studios confirmou que a série ainda está em produção.

Deadpool 3

Enquanto o futuro dos X-Men segue indefinido no MCU, Deadpool parece estar um pouco mais encaminhado. Quer dizer, pouca coisa. A única coisa que sabemos é que o Marvel Studios prometeu dar continuidade às histórias do mercenário falastrão e que a produção do longa já começou — mas nada de concreto foi apresentado até agora.

Isso significa que o futuro de Wade Wilson (Ryan Reynolds) segue tão indefinido quanto o de qualquer mutante, ou seja, sem data.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.