Marvel adia mais uma vez seus filmes e só vai ter uma estreia em 2024
Por Durval Ramos |

O Marvel Studios anunciou um novo adiamento de seus próximos filmes e mostra o impacto da greve dos atores de Hollywood em seu cronograma. Por causa da paralisação de mais de 100 dias nas filmagens, longas como Deadpool 3, o novo Capitão América e Blade vão atrasar.
- Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU
- What If...? | Segunda temporada chega ainda em 2023
E o impacto mais evidente dessas novas mudanças de datas é que, em 2024, o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) terá uma única estreia programada para os cinemas. Quebrando o ritmo que o estúdio vinha adotando de três ou quatro lançamentos anuais, devemos ter somente o longa que vai reunir Deadpool e Wolverine chegando às telonas.
Em compensação, isso fará com que 2025 seja muito mais agitado. De acordo com o novo cronograma, serão quatro filmes programados para o ano, considerando que Quarteto Fantástico segue programado para estrear em 1º de maio.
Confira as novas datas:
Filme | Data original | Nova Data |
Deadpool 3 | 3 de maio de 2024 | 26 de julho de 2024 |
Capitão América: Admirável Mundo Novo | 26 de julho de 2024 | 14 de fevereiro de 2025 |
Thunderbolts | 20 de dezembro de 2024 | 25 de julho de 2025 |
Blade | 14 de fevereiro de 2025 | 7 de novembro de 2025 |
Atrasos esperados
Apesar do atraso médio de sete meses anunciado pela Marvel chamar a atenção, o público já esperava que esses adiamentos acontecessem. A greve dos atores de Hollywood, encerrada no último dia 9 de novembro, já havia deixado essa possibilidade em aberto e os próprios diretores já comentavam que as chances de um novo cronograma eram altíssimas.
É o caso de Shawn Levy, responsável pelo aguardado Deadpool 3. O longa que vai finalmente colocar os mutantes como protagonistas no MCU estava no meio das filmagens quando a paralisação da categoria começou e, à medida que as negociações não avançaram, o cineasta passou a falar com mais frequência na possibilidade de o longa ter que encarar algum atraso.
Para Deadpool, essa demora vai ser de apenas dois meses, o que indica que a greve não atrapalhou tanto assim a produção. Por outro lado, filmes que ainda estavam em estágios mais iniciais de desenvolvimento, como Thunderbolts e Blade, parecem ter sentido mais o impacto.
Outro detalhe que chama a atenção é Capitão América: Admirável Mundo Novo, quarto título do herói e o primeiro protagonizado por Anthony Mackie, o ex-Falcão. Ele já tinha finalizado as gravações e, mesmo assim, foi empurrado para 2025. O ponto é que seu adiamento parece estar mais relacionado a mudanças de rota do que problemas por causa da greve.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
No podcast The Hot Mic, o jornalista Jeff Sneider contou que a Marvel vai refilmar boa parte do filme após o público das exibições-testes desaprovar o rumo da trama. O profissional da Los Angeles Magazine conta que, segundo fontes internas no estúdio, essas primeiras críticas vão resultar em mudanças no roteiro, o que explica o adiamento de sete meses.
Assim, o tempo extra surge justamente como uma chance de melhorar o que supostamente não está funcionando tão bem ao mesmo tempo em que permite que esses projetos mais crus — como o próprio Blade, que já completa seis anos de espera — possam finalmente começar a sair do papel.
Atrasos podem ser boa notícia
Para o público acostumado a ir três ou mais vezes ao cinema para acompanhar os lançamentos do MCU, a nova rodada de adiamentos pode ser um choque, principalmente por trazer uma única estreia prevista para o ano que vem. Só que, ao mesmo tempo, os atrasos podem representar também uma boa notícia para o Marvel Studios e para os próprios fãs, que já demonstravam um claro sinal de cansaço.
Os últimos dois anos foram bem agitados na Marvel. Entre 2022 e 2023, acompanhamos nada menos do que seis filmes e cinco séries ambientados neste mundo, sendo que nem todos conseguiram manter o fôlego esperado. Parte disso está na qualidade do material, mas também na saturação da audiência, que praticamente recebeu uma história nova a cada dois meses. É um ritmo muito acelerado e bem cansativo.
Com os adiamentos, vamos ter um único filme em 2024, além dos seriados que seguem indefinidos. E essa pausa — ainda que forçada — pode ajudar a Marvel a conquistar de volta o interesse e a curiosidade do público. Até porque a única aposta do ano vai ser Deadpool 3, que tem um apelo muito forte e uma promessa ainda maior de impacto no MCU.
Segundo o site The Hollywood Reporter, o longa de Ryan Reynolds e Hugh Jackman é tido como o principal projeto da Marvel nesta Saga do Infinito, excetuando a franquia Vingadores. O interesse das pessoas em ver o Wolverine nesse universo vai levar muita gente para os cinemas, assim como a promessa de termos os mutante sendo finalmente integrados ao MCU. Assim, o longa ganha ares de evento do ano.
Além disso, o novo cronograma faz com que 2024 seja um ano bem mais modesto de filmes de super-heróis. O novo Universo Cinematográfico da DC (DCU, na sigla em inglês) só deve começar em 2025 e os poucos títulos previstos são os da Sony, com Madame Teia em fevereiro, Kraven, O Caçador em agosto e Venom 3 em novembro. Ainda assim, nada perto do que vimos nos últimos tempos.