Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 filmes mais premiados do Oscar

Por| Editado por Durval Ramos | 08 de Março de 2024 às 20h31

Link copiado!

Reprodução/Canaltech
Reprodução/Canaltech

A indústria de cinema tem três campeões empatados, pelo menos, no que toca o número de vitórias no Oscar. Ben-Hur, Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei têm 11 estatuetas cada um, aparecendo no topo de um ranking difícil de ser superado, afinal de contas, estamos falando não apenas de qualidade em si, mas de um domínio quase absoluto na maior parte das categorias celebradas a cada ano pela Academia.

Navegar pela lista das produções mais premiadas é, também, passear pela história e relembrar alguns dos melhores filmes de todos os tempos. Na relação, temos títulos relativamente recentes, como Quem Quer Ser um Milionário?, de 2009, mas também o musical Gigi, de 1958. Agora, o Canaltech também convida você a rememorar estes clássicos, com os 10 maiores vencedores do Oscar de todos os tempos:

10. Quem Quer Ser um Milionário?

Continua após a publicidade

Um garoto pobre da Índia está prestes a ganhar uma fortuna em um famoso game show de perguntas e respostas. A ascensão social que vem com isso, bem como os preconceitos, porém, entram no caminho de um jovem mais do que a falta de conhecimento sobre uma questão específica ou o descumprimento das regras. São duas jornadas aqui, a dele na televisão e a de sua própria vida.

Quem Quer Ser um Milionário? foi dirigido por Danny Boyle (Trainspotting) e traz Dev Patel (Lion) e Freida Pinto (Planeta dos Macacos: A Origem) no elenco principal. É também uma grande homenagem ao cinema indiano, assim como um retrato lúdico da vida dos marginalizados do país, na forma de uma fábula de ascensão que beira o mito.

Quem Quer Ser um Milionário? ganhou oito Oscars, incluindo Melhor Filme, de 10 indicações. Dá para ver o filme no catálogo do Now.

Continua após a publicidade

9. Gandhi

Richard Attenborough (o John Hammond de Jurassic Park) dirige um filme que não apenas fez história no Oscar, mas também foi parar no Livro Guiness dos Recordes. A cena do funeral de uma das figuras mais importantes do século 20 envolveu nada menos do que 300 mil figurantes e serve como apenas uma das tantas demonstrações da grandiosidade do protagonista.

Ben Kingsley (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) é Gandhi, ao lado de um elenco também formado por Candice Bergen (Murphy Brown) e Edward Fox (007: Nunca Mais Outra Vez). No épico com mais de três horas de duração, acompanhamos toda a história da figura histórica, desde a juventude até seu assassinato, em 1948.

Continua após a publicidade

Gandhi foi indicado a 11 Oscars e levou oito prêmios, incluindo Melhor Filme e Diretor. O longa não está disponível no Brasil em streaming.

8. Minha Bela Dama

Quando se fala em referência cinematográfica, poucas são tão importantes quanto My Fair Lady. O longa de 1964, com Audrey Hepburn (Bonequinha de Luxo) no papel principal, é visto como um dos grandes destaques da carreira da atriz. Trata-se também de uma adaptação de um clássico do teatro, Pygmalion, de George Bernard Shaw.

Continua após a publicidade

A personagem interpretada por Hepburn vive na pobreza e vende flores nas ruas de Londres. Ela chama a atenção de um professor que, atraído por seu sotaque e demonstrando um senso de superioridade, faz uma aposta com um amigo de que seria capaz de transformar a mendiga em uma dama da alta sociedade em menos de um ano.

Minha Bela Dama recebeu 11 indicações ao Oscar e levou 10 estatuetas, mas não está disponível em streaming no Brasil.

7. O Paciente Inglês

As etapas derradeiras da Segunda Guerra Mundial são o cenário do filme de Anthony Minghella (O Talentoso Ripley), com Ralph Fiennes (Grande Hotel Budapeste) no papel principal. A história baseada no romance de mesmo nome, do autor Michael Ondaatje, acompanha as memórias de um homem que saiu do conflito com grandes marcas.

Continua após a publicidade

Ele relembra companheirismos, eventos reais e, principalmente, um caso amoroso que o marcou para o resto da vida. Acompanhamos o personagem principal enquanto ele recupera a própria memória ao lado de Hana (Juliette Binoche) e outros combatentes em um monastério abandonado após um bombardeio.

O Paciente Inglês foi considerado o Melhor Filme no Oscar 1997, levando nove dos 12 prêmios aos quais concorreu. No que já está se tornando um padrão triste, porém, o filme não está disponível em streaming no Brasil.

Continua após a publicidade

6. O Último Imperador

A história da vida do último imperador da Dinastia Qing, a última a reger a China, é o centro das atenções do longa de Bernardo Bertolucci (Último Tango em Paris). A jornada nos leva pelas memórias do soberano, que foi da realeza à prisão por tropas comunistas, terminando com uma vida comum na capital, Pequim.

As mudanças políticas do país são acompanhadas pelo olhar de alguém que se viu, desde bem criança, imbuído da responsabilidade de ser uma figura de destaque para toda a China. Fatos históricos, como a Segunda Guerra Mundial e a proclamação da República Popular da China, também explicam como o último imperador terminou sua vida como um bibliotecário.

Continua após a publicidade

O Último Imperador venceu todos os Oscars a que foi indicado em 1988, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. O longa está no acervo do Looke.

5. Gigi

Mais um clássico do cinema que retrata a alta sociedade, desta vez na França, Gigi se passa na virada do século XX. Estamos na chamada Belle Époque, uma época de otimismo social e prosperidade econômica que acompanhava avanços tecnológicos e científicos. É nesse estado que encontramos Gaston (Louis Jourdan), um galã entediado com a vida de riquezas e conforto.

Continua após a publicidade

Após perder uma aposta, ele viaja para o litoral com sua avó e a personagem-título, interpretada por Leslie Caron (Lili). A protagonista despreocupada e sem compromissos com os costumes da sociedade da época acaba caindo nas graças de Gaston, que acaba se apaixonando por ela e tendo de rever seus próprios conceitos.

Gigi ganhou nove prêmios, vencendo em todas as categorias que concorreu em 1958. A comédia musical, porém, não está disponível no Brasil em streaming.

4. Amor, Sublime Amor

O clássico West Side Story, que ganhou versão atualizada pelas mãos de Steven Spielberg (Os Fabelmans), é uma carta de amor à cidade de Nova York, vinda diretamente da Broadway, onde estão os palcos mais prestigiados da cidade. É, também, uma interpretação livre e moderna (para a época) de Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

Continua após a publicidade

A antiga rivalidade é acendida pelo amor entre Tony (Ruchard Beymer), líder de uma gangue de brancos, os Jets, e Maria (Natalie Wood), irmã de um grupo de imigrantes porto-riquenhos, os Sharks. O que se segue é um conflito que envolve não apenas os conceitos de cada lado dessa batalha, mas também a ascensão do poder no bairro do Upper West Side — tudo, claro, com muita música e dança.

Amor, Sublime Amor recebeu 10 dos 11 prêmios aos quais estava indicado no Oscar de 1961. O clássico pode ser visto no catálogo do canal MGM, no Amazon Prime Video ou Apple TV+.

3. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Continua após a publicidade

A conclusão épica de uma das trilogias de fantasia mais importantes de todos os tempos carrega também o recorde mais recente em vitórias no Oscar. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei coroou a saga dirigida por Peter Jackson (King Kong) com uma vitória absoluta e, até hoje, uma das 30 maiores bilheterias da história.

Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) estão perto de concluir sua missão — destruir o Um Anel em Mordor —, mas ainda deverão enfrentar criaturas fantásticas, batalhas colossais e grandes exércitos pelo caminho. O resultado desse combate foi uma aclamação absoluta da crítica e, por consequência, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei venceu em todas as 11 categorias a que foi indicado em 2004, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. O longa, assim como o restante da trilogia, está nos catálogos do Amazon Prime Video e Max.

2. Titanic

A obra de James Cameron (Avatar 2: O Caminho da Água) foi um fenômeno cultural no Brasil e em praticamente todos os países do mundo. Lançando Leonardo DiCaprio (Assassinos da Lua das Flores) ao estrelado, em um dos casais mais clássicos do cinema ao lado de Kate Winslet (Mare of Easttown), o romance que tem como plano de fundo o naufrágio é lembrado até hoje como um dos maiores eventos do cinema moderno.

O filme traz o clássico encontro de dois mundos, atraídos pelo amor. De um lado, uma jovem rica que refuta as convenções sociais e, do outro, um garoto pobre que embarca quase que por acaso no “inafundável” Titanic. O resultado disso é uma produção praticamente impecável e uma das maiores coleções de prêmios da história da mídia.

Titanic levou 11 estatuetas de 14 indicações ao Oscar. O filme pode ser assistido no Star+.

1. Ben-Hur

Detentor do recorde de maior vitorioso da história do Oscar por quase 30 anos, o longa de 1959 é um marco do cinema. Para adaptar o livro de mesmo nome, o diretor William Wyler (Os Melhores Anos de Nossas Vidas) realizou feitos inéditos, construindo os maiores sets já vistos na história do cinema e usando um orçamento de US$ 15,1 milhões, hoje irrisório, mas na época, o mais alto de todos os tempos.

O personagem do título, vivido por Charlton Heston (O Planeta dos Macacos) é um mercador judeu que tem um desentendimento com Messala (Stephen Boyd) e acaba condenado à escravidão. Durante os anos de trabalho forçado, promete vingança ao inimigo e acaba se apaixonando por Esther (Haya Harareet). Em sua jornada, ele também testemunha o julgamento e crucificação de Jesus (Claude Heater).

Ben-Hur só levou 11 das 12 categorias a que foi indicado no Oscar de 1967 por polêmicas envolvendo os créditos de roteiro, que o levaram a perder na categoria. O longa está no catálogo do Max.