Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é streaming?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Abril de 2023 às 11h35

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

Streaming é o nome dado à tecnologia de transmitir dados, como vídeos e áudios, através da internet sem a necessidade de baixar o conteúdo em um dispositivo.

Essa modalidade substituiu formas antigas de distribuição de conteúdo, como as mídias físicas (CD, DVD e Blu-Ray), e se tornou um aliado da indústria de entretenimento no combate à pirataria por oferecer uma forma legal — e fácil — de consumo de materiais audiovisuais por preços relativamente acessíveis.

Como funciona o streaming

Continua após a publicidade

O streaming funciona a partir do armazenamento remoto de conteúdos em servidores. Nesses servidores, os arquivos de mídia são divididos em pacotes de dados com partes dos arquivos de vídeo e áudio e que são transmitidos em um fluxo contínuo via internet para a casa dos assinantes.

Dessa forma, o usuário com acesso à internet de boa velocidade pode começar a assistir a um filme ou escutar um podcast em uma plataforma de streaming de maneira imediata, sem precisar esperar o download completo do arquivo para apertar o play.

Com a tecnologia de streaming, o arquivo de mídia não fica salvo no aparelho do usuário. Os pacotes de dados são processados em tempo real, e os arquivos de mídia são carregados aos poucos durante a reprodução.

Para que a transmissão dos dados ocorra de maneira fluída, sem pausas ou interrupções, os serviços de streaming utilizam redes de distribuição de conteúdo (CDN) espalhadas estrategicamente ao redor do mundo para encurtar a distância entre o local de armazenamento das mídias e seus assinantes.

Quais as plataformas de streaming mais conhecidas

Atualmente, o usuário tem à disposição uma grande quantidade de plataformas de transmissão de conteúdo utilizando a internet, com oferta de filmes, séries, jogos, música e podcasts, entre outros formatos.

Entre plataformas as mais conhecidas, estão:

Continua após a publicidade

As plataformas de streaming podem ser acessadas por navegadores da web ou aplicativos proprietários para PC, celular, tablet, videogames ou TV com conexão à internet.

Com os serviços de streaming, os usuários passaram a ter uma locadora de conteúdos dentro de casa, com vastos catálogos de filmes, séries e jogos à disposição a um clique — e uma assinatura — de distância.