Publicidade

O Senhor dos Anéis | Como está o elenco hoje em dia?

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Outubro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/Warner Bros.
Reprodução/Warner Bros.

Parece que foi ontem que a gente visitou a Terra-Média pela primeira vez, mas a estreia de Os Anéis de Poder fez muita gente sentir o peso da idade e perceber que, na verdade, já se passou muito tempo desde que que Frodo deixou o Condado com a missão de salvar o mundo em O Senhor dos Anéis, em 2001.

Diante de todas as polêmicas envolvendo a nova série do Amazon Prime Video, alguns dos atores do elenco original publicaram uma foto juntos para rebater as críticas racistas de que a produção era alvo. E, além da mensagem positiva, chamou a atenção o quanto eles estão envelhecidos.

Continua após a publicidade

Afinal, o tempo passa para todo mundo — exceto para os elfos — e é impressionante ver como muitos atores que ganharam notoriedade em O Senhor dos Anéis se transformaram com o passar dos anos, enquanto outros seguem exatamente idênticos como na época de A Sociedade do Anel.

Elijah Wood

Continua após a publicidade

Quando o primeiro O Senhor dos Anéis chegou aos cinemas, o herói Frodo era interpretado por um ainda jovem Elijah Wood de apenas 20 anos. A cara de garoto ainda era evidente no protagonista, o que serviu para dar o tom de pureza e inocência que os hobbits carregavam.

Um detalhe curioso é que o fato de o pessoal ver Wood como uma criança nessa época era também consequência de toda a carreira como ator mirim que ele já tinha em Hollywood. Antes de A Sociedade do Anel, ele já havia feito filmes como De Volta para o Futuro II, O Anjo Malvado e Radio Flyer, o que ajudou a manter essa imagem de criança.

Só que agora temos um Elijah Wood já ultrapassando a casa dos 40 anos e vivendo papéis bem diferentes dos da sua mocidade. Uma de suas produções mais recentes é o filme Ted Bundy: A Última Confissão, em que ele vive um agente do FBI que precisa entrevistar e tirar informações do famoso serial killer. Além disso, também fez diversos trabalhos como dublador, como nas animações Star Wars: Resistance e O Segredo Além do Jardim.

Continua após a publicidade

Ian McKellen

Mesmo já com seus 83 anos de idade, Ian McKellen segue como um dos atores mais amados do público em Hollywood. Além de ser Gandalf nas duas trilogias da Terra-Média, ele também foi o Magneto em toda a franquia X-Men, o que já o torna uma lenda na cultura pop.

E, ao contrário de outros atores que vamos ver nesta lista, os últimos anos não trouxeram grandes mudanças no visual do ator. Tudo bem que ele estava embaixo de muita maquiagem no filme, mas o fato de termos visto um Gandalf já idoso tira um pouco do impacto ao ver McKellen como esse senhor octogenário.

Continua após a publicidade

Ainda assim, ele segue na ativa trabalhando em diferentes filmes. Em 2017, ele participou do remake em live-action de A Bela e a Fera e, em 2019, foi castigado com o famigerado Cats. Seu projeto mais recente é a ficção científica britânica Infinitum: Subject Unknown.

Viggo Mortensen

Em 2001, quando O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel chegou aos cinemas, ninguém sabia ao certo quem era Viggo Mortensen. O ator até tinha uma carreira bastante prolífica, mas nada muito expressivo — o que mudou drasticamente após ter virado o herói Aragorn.

Continua após a publicidade

Depois da Terra-Média, Mortensen se tornou um grande nome em Hollywood e participou de grandes filmes, como o ganhador do Oscar Green Book: O Guia. Seu trabalho mais recente, Treze Vidas: O Resgate, chegou há pouco tempo ao Amazon Prime Video.

Contudo, é notório que ele prefere aceitar papéis em filmes mais conceituais. Foi assim que ele embarcou em longas muito bons, mas sem tanta visibilidade, como Capitão Fantástico, Crimes do Futuro e A Estrada.

Orlando Bloom

Continua após a publicidade

De todos os nomes de O Senhor dos Anéis, quem realmente engatou uma carreira de astro e galã foi Orlando Bloom. Pegando carona no sucesso de Legolas, o ator embarcou em sucessos como Cruzada e virou um dos protagonistas da série Piratas do Caribe.

De um tempo para cá, porém, ele deu uma boa sumida e seu papel mais notório tem sido ser marido da Kate Perry. Totalmente compreensível se dedicar a essa tarefa, mas ele ainda arranjou tempo para protagonizar a série Carnival Row e está no filme Agulha no Palheiro Temporal.

Sean Bean

Continua após a publicidade

Embora seja o único ator da Sociedade do Anel a participar apenas do primeiro filme, Sean Bean ficou muito marcado por seu papel como Boromir. Tudo bem que o fato de ele ter virado um dos primeiros memes da internet ajudou nesse sentido, mas não há como negar que a sua imagem ficou muito atrelada à do longa.

Não por acaso, muita gente fez piada que o seu destino era viver cavaleiros medievais que morrem no começo da história, como aconteceu também com seu personagem em Game of Thrones. Não por acaso, ainda tem quem o chame até hoje de spoiler ambulante. Se ele está no filme, pode apostar que vai morrer.

Sean Astin

Continua após a publicidade

No começo dos anos 2000, quando a trilogia O Senhor dos Anéis estava nos cinemas, ninguém gostava de verdade do hobbit Sam. O ajudante de Frodo era otimista demais e tinha uma devoção quase canina para seu amigo, o que fazia dele um personagem não tão memorável assim perto dos outros heróis.

E, talvez por isso mesmo, a sua carreira não tenha ficado tão marcante assim com a saga. Tanto que é mais comum o pessoal lembrar de sua participação em Os Goonies do que na adaptação dos livros de J.R.R. Tolkien.

Só que, para as novas gerações, a referência é completamente diferente. Ele foi o simpático Bob Newby, o namorado de Winona Ryder na segunda temporada de Stranger Things.

Dominic Monaghan

Continua após a publicidade

Com exceção de Frodo, Dominic Monaghan foi o hobbit que melhor soube aproveitar a exposição de O Senhor dos Anéis para fazer sua carreira deslanchar. Logo ao fim da trilogia, o ator que fez o pequenino Merry engatou uma participação em Lost, tentou a sorte com os super-heróis em X-Men Origens: Wolverine e até participou de Star Wars: A Ascensão Skywalker.

Seu trabalho mais recente é a série Moonhaven, atualmente no ar pela AMC.

Billy Boyd

Continua após a publicidade

O quarto e menos lembrado dos hobbits é também aquele que teve a carreira mais discreta depois de O Senhor dos Anéis. Após ter deixado o papel de Pippin, Billy Boyd engatou uma série de produções menores, incluindo filmes fora do circuito de Hollywood e papéis pontuais em alguns seriados.

Suas participações mais marcantes foram em episódios de Grey’s Anatomy e Patrulha do Destino, além de vários trabalhos com dublagem. Seu trabalho mais marcante nesses últimos anos foi na série Outlander.

John Rhys-Davies

Sejamos francos: ninguém é capaz de reconhecer o ator John Rhys-Davies embaixo de toda aquela maquiagem de Gimli. Tanto que quase ninguém sabia que o anão que embarca na Sociedade do Anel era amigo do Indiana Jones em A Última Cruzada e nem imagina que ele já era um senhor de quase 60 anos quando partiu de Valfenda para destruir o Um Anel.

Hoje, aos 78 anos, Rhys Davies segue com uma carreira bastante prolífica e com vários filmes e séries ainda para serem lançados — incluindo Indiana Jones 5. Entre os trabalhos que já estão disponíveis estão o divertido Bad Cupid e Kingslayer.

Liv Tyler

No início dos anos 2000, a filha do vocalista do Aerosmith engatou uma sequência bastante invejável de sucessos. Antes mesmo de viver a elfa Arwen em O Senhor dos Anéis, Liv Tyler já era o rosto no pôster de Armageddon e tinha roubado corações em The Wonders: O Sonho Não Acabou e Que Mulher é Essa?

E o curioso é que, depois de se tornar ainda mais conhecida com a Terra-Média, ela parece ter pisado no freio e diminuído a quantidade de filmes e séries no qual participou. Assim, ao invés de participar de tudo quanto é projeto que surge, Liv Tyler se tornou bem mais seletiva. Assim, estava no elenco do seriado The Leftovers, da HBO, e em Ad Astra.

Hugo Weaving

Provando que Elrond nunca foi bonito em mídia alguma, Hugo Weaving mostrou ao mundo que nem todo elfo tem que parecer um anjo.

Brincadeiras à parte, eis um ator que nunca saiu de cena nesse tempo todo. Weaving já vinha embalado em alguns sucessos quando apareceu em O Senhor dos Anéis — ele tinha acabado de sair do primeiro Matrix — e já engatou participações em filmes como V de Vingança, Capitão América: O Primeiro Vingador e Vingadores: Ultimato.

Também esteve em Até o Último Homem e Máquinas Mortais. Seu papel mais recente é no filme independente australiano Expired — também chamado de Loveland em alguns países.

Cate Blanchett

Fechamos nossa lista com a prova definitiva de que os elfos existem de verdade. Afinal, só isso para explicar como Cate Blanchett parece não ter envelhecido um dia desde que viveu Galadriel em A Sociedade do Anel. De 2001 para cá, ela participou de uma série de filmes, de comédias a aventuras de heróis — e segue tão linda quanto antes. Talvez até mais.

Entre os seus trabalhos mais recentes estão o próprio Thor: Ragnarok, em que ela viveu a vilã Hela, e em Não Olhe para Cima. Ela também viveu a enigmática Lilith em O Beco do Pesadelo.