Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os recordes mais absurdos do mundo dos jogos

Por| Editado por Bruna Penilhas | 28 de Agosto de 2022 às 12h00

Link copiado!

Montagem/Canaltech/Lucas Arraz
Montagem/Canaltech/Lucas Arraz

Você lembra qual foi o máximo de tempo que já passou na frente de um videogame? Ou até qual foi o maior título de jogo que já viu na vida? O mundo dos games é enorme e com diversos e divertidos recordes registrados.

Assim como outros setores do entretenimento, os jogos possuem uma categoria específica no Livro dos Recordes (Guinness Book em inglês). A sessão é dedicada a registrar as maiores façanhas de jogadores, desenvolvedoras e inovações da indústria.

Continua após a publicidade

Nem sempre os recordes que envolvem jogos são tão óbvios, como o primeiro game já criado. O Guinness também separou algumas páginas do livro para introduzir algumas marcas pitorescas. A seguir, conheça os recordes mais absurdos e curiosos do mundo dos jogos.

Maratona de videogame mais longa

A maior quantidade de tempo que uma pessoa ficou em frente a um videogame, jogando sem parar, pode assustar. Em julho de 2015, a jogadora Carrie Swidecki resolveu bater o recorde de maior tempo jogando e passou 138 horas e 42 segundos ininterruptas no Just Dance 2015.

Continua após a publicidade

A maior maratona de jogatina já registrada pelo Livro dos Recordes aconteceu entre os dias 11 e 17 de julho de 2017. Reportagens da época chegam a citar que Swidecki gastou o equivalente a 30 kg durante a gameplay.

A façanha foi reconhecida pela Ubisoft, que incluiu um avatar de Swidecki em Just Dance 2018. Antes de Swidecki, um jogador detinha o recorde por alcançar 135 horas seguidas jogando Call of Duty: Black Ops 2.

Garantia mais longa para um videogame

Continua após a publicidade

A Microsoft não deve se orgulhar, mas a dona da marca Xbox detém o recorde de garantia mais longa oferecida para um console de videogame. Em 2006, a verde dos games precisou estender consideravelmente a garantia do Xbox 360 para recuperar a confiança do mercado, após muitos modelos do videogame apresentarem o temido e fatal erro “Red Ring of Death” (ou anel vermelho da morte, em tradução literal).

O aparecimento das luzes vermelhas no botão de desligamento do console indicavam que a máquina havia "morrido" por superaquecimento. O problema, gerado por erros de fabricação, atormentou muitos proprietários de Xbox e forçou a Microsoft a estender a garantia do 360 para três anos, o triplo da garantia oferecida para qualquer outro console.

React mais longo a um videogame

Continua após a publicidade

React é como chamamos o estilo de vídeo em que exibe as reações de pessoas conferindo um produto do entretenimento pela primeira vez, seja ele um trailer de um filme ou uma música. Em março de 2016, o YouTuber norte-americado JwalkZer0 quebrou o recorde do maior vídeo de react sobre um mesmo videogame já lançado.

JwalkZer0 reuniu um total de 7 horas 17 minutos e 23 segundos de pessoas reagindo ao trailer do remake de Final Fantasy VII, exibido na E3 2015. O vídeo recordista chama-se “Final Fantasy 7 Remake Reaction 7-Hour Compilation” e está dividido em duas partes com fãs alucinados pelo começo da jornada de Cloud.

Título de videogame mais longo de todos os tempos

Continua após a publicidade

Pense em um nome de um jogo que seja realmente grande. Pensou? Pois saiba que nada que venha à mente, será maior do que o título deste jogo recordista.

Composto por longos 336 caracteres, incluindo espaços e sinais de pontuação, o título mais longo para um jogo registrado pelo Livro dos Recordes é “Natsuiro Haisukūru ★ Seishun Hakusho ~ Tenkō shonichi no ore ga osananajimi to saikai shitara hōdō buin ni sa rete ite gekisha shōnen no hibi sukūpu dai renpatsu de igai to motemotenanoni nazeka maimemorī ga pantsu shashin bakkari to iu-den mi to mukiainagara kangaeru hito natsu no shima no gakuen seikatsu to sekirarana koi no yukue”.

A aventura é um RPG japonês de mundo aberto lançado apenas no Japão. Segundo o Kotaku, a tradução do nome do jogo é bastante literal, significando algo como: “Um verão na escola em uma ilha onde eu contemplo como no primeiro dia após a minha transferência, encontrei um amigo de infância e fui forçado a ingressar no clube de jornalismo, onde meus dias como paparazzi com ótimas colheres me tornaram bastante popular entre As Garotas, Mas Estranhamente Minha Câmera Está Cheia De Fotos De Calcinha, E Onde Meu Romance Cândido Está Indo”.

Continua após a publicidade

Cena mais longa em um videogame de todos os tempos

Falando em longo, em 2008, o diretor Hideo Kojima ganhou uma entrada no Livro dos Recordes ao lançar o jogo com a maior cena não jogável já feita. Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots conta com uma ''cutscene'' não interativa que dura longos 27 minutos.

Maior protesto contra atrasos de um jogo

Continua após a publicidade

Em 2011, o Livro dos Recordes registrou a chateação de uma dupla de fãs pelo atraso de um jogo. Dois jogadores canadenses quebraram o recorde de maior protesto contra atrasos de um jogo após passarem dois dias com piquetes na frente do escritório da Valve, em Seattle, reclamando do adiamento do terceiro episódio de Half-Life 2.

O Guinness ainda registrou que o chefe da Valve, Gabe Newell, forneceu lanches a dupla, mas não deu qualquer pista sobre a expansão do jogo. Depois de algum tempo, a Valve cancelou oficialmente o lançamento do terceiro episódio de Half-Life 2.

Maior tempo de desenvolvimento de um jogo

Continua após a publicidade

Falando em adiamentos, o jogo Clockwork Aquario, do projetista japonês Ryuichi Nishizawa e do estúdio Westone Bit Entertainment, detém o recorde do maior tempo entre o início de um projeto de videogame e o seu lançamento final.

Clockwork Aquario demorou um total de 28 anos e 81 dias para ficar pronto, com a produção herdada e concluída pela alemã United Games Entertainment, em 30 de novembro de 2021.

Maior quantidade de sequências de uma franquia lançadas em um ano

Continua após a publicidade

Muitos fãs esperam anos até que um novo jogo de uma determinada franquia fique pronta. Não é o caso dos jogadores de Five Nights at Freddy's. A série de terror entrou no livro dos recordes como a franquia que mais ganhou sequências completas em um único ano.

Sozinho, o projetista norte-americano Scott Cawthon lançou Five Nights at Freddy', em 8 de agosto de 2014 para PC, e outros dois jogos completos até a chegada de FiveNights at Freddy's 4, em 23 de julho de 2015.

Jogo de videogame mais pirateado do mundo

Continua após a publicidade

O Guinness Book registrou StarCraft II: Wings of Liberty, da Blizzard, como o jogo que foi mais baixado ilegalmente da história. Segundo o Livro dos Recordes, Wings of Liberty provou ser especialmente popular em sites que hospedam “torrents” ilícitos após ser baixado 2,3 milhões de vezes nos três meses após seu lançamento oficial.

O número de downloads ilegais supera o que vendeu jogos como Dying Light 2 e It Takes Two no lançamento.

Fonte: Guinness Book