Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novos recursos do WhatsApp em 2023 | Canais, Comunidades no Brasil e mais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Dezembro de 2023 às 15h35

Link copiado!

Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Tudo sobre WhatsApp

O ano de 2023 tem sido extremamente movimentado em termos de novidades para o WhatsApp. O mensageiro favorito dos brasileiros vem ganhando uma variedade de recursos e aprimoramentos importantes para incrementar a experiência e manter a posição de maior app de mensagens do mundo.

São novos formatos de conversas, figurinhas, mais opções para mensagens autodestrutivas, renovações de interface e muito mais. Além disso, há uma série de funções ainda em desenvolvimento que, se tudo correr bem, podem ser lançadas neste ano.

Todas as novidades lançadas no WhatsApp em 2023

Continua após a publicidade

Confira a lista completa de novidades lançadas pelo WhatsApp em 2023 abaixo:

Mensagens de vídeos curtos

Em julho, o WhatsApp lançou as mensagens de vídeos estilo Telegram. A novidade não substitui as tradicionais viodechamadas ou o envio convencional de vídeo, mas permite capturar até 60 segundos de imagem para se comunicar de maneira prática e visual com seus contatos.

Comunidades no Brasil

Continua após a publicidade

As comunidades do WhatsApp foram lançadas em 2022, mas só neste ano chegaram ao Brasil. A ferramenta permite montar “grupos de grupos” e cultivar comunidades com interesses em assuntos em comum em diferentes chats.

Nova interface de câmera

A interface de câmera do WhatsApp foi retrabalhada. Na nova versão, o visual é igualmente simples, mas separa os modos de foto e de vídeo em duas abas.

Continua após a publicidade

100 fotos de uma vez

O WhatsApp agora permite enviar até 100 fotos de uma só vez e permite a você enviar álbuns imensos para amigos e familiares.

Continua após a publicidade

Legendas em documentos

O WhatsApp passou a permitir anexar legendas em documentos. A adição é igual às legendas de fotos e vídeos.

Avatares personalizados

Continua após a publicidade

Os avatares da Meta agora estão disponíveis no WhatsApp. Você pode criar um bonequinho virtual próprio para estampar figurinhas ou a foto de perfil.

Modo miniatura no iOS

O modo Picture-in-picture (miniatura) para vídeos enviados por WhatsApp foi finalmente lançado no iOS. A função permite continuar assistindo a vídeos mesmo em outros chats.

Continua após a publicidade

Mensagens mantidas em chats temporários

Agora, usuários podem preservar mensagens específicas de chats temporários. Numa conversa autodestrutiva, você ou o administrador do grupo podem salvar mensagens e tê-las fixada numa seção dedicada.

Continua após a publicidade

Extração de textos de imagens no iPhone

A ferramenta de extração de texto de imagens no iOS agora é integrada ao WhatsApp. A função foi incluída no aplicativo para iOS a fim de facilitar a detecção de caracteres.

Sala de espera para grupos

Continua após a publicidade

Para manter o controle sobre quem entra e quem sai do grupo, administradores podem habilitar uma sala de espera para convidados do grupo. Novos membros só são adicionados mediante aprovação dos admins.

Chat oficial para divulgar novidades

O WhatsApp ganhou um chat oficial para divulgar novidades, dicas e truques para incrementar a experiência com o aplicativo.

Continua após a publicidade

Enquete de voto único

As enquetes são importantíssimas para garantir mais dinamismo às discussões de um grupo e poupar membros de gambiarras. Agora, as votações podem permitir que participantes votem em apenas uma alternativa de cada vez.

Continua após a publicidade

Novo editor de texto para fotos

O WhatsApp ganhou uma nova interface para o editor de imagens no Android e no iOS. A nova cara da ferramenta é semelhante à ferramenta de edição de stories do Instagram.

Chats protegidos por senha

O WhatsApp agora permite que você proteja suas conversas mais importantes com PIN ou biometria. A novidade foi anunciada por Mark Zuckerberg em maio deste ano, e posteriormente o Zap incluiu a opção de criar uma senha personalizada.

Vários celulares, um único WhatsApp

Você finalmente pode conectar mais de um celular a sua conta no WhatsApp. Em abril, a plataforma lançou o "Modo Companion", uma "versão alternativa" do mensageiro que permite conectar outro dispositivo portátil à sua conta.

Pagamentos de compras direto do Zap

Num complemento à ferramenta de transferências de dinheiro, agora o WhatsApp permite pagar compras direto pelo aplicativo. A novidade foi lançada primeiro no Brasil e serve para adiantar a negociação entre o estabelecimento e o cliente.

Edição de legendas

Nem sempre a legenda de uma mídia é se encaixa no contexto do papo em que ela será encaminhada, então o WhatsApp implementou uma forma de editar o conteúdo da seção.

Verificação de dispositivo

O WhatsApp conta com mais uma trava para evitar que sua conta seja colocada em outro dispositivo sem sua autorização. A plataforma lançou o "Verificação de registro", função que exigirá confirmação do celular principal sempre que um dispositivo secundário tentar fazer login.

Criação de figurinhas no iPhone

A ferramenta de recorte de elementos de imagens do iOS agora pode criar figurinhas no WhatsApp. A função é bem básica e não permite edição, como acontece no PC, mas poupa o usuário de baixar aplicativos adicionais para criar stickers simples.

App no WearOS

O WhatsApp expandiu o leque de dispositivos compatíveis e pode enfim ser usado em smartwatches com Wear OS. Com isso, dá para enviar e receber mensagens pelo relógio, sem puxar o celular do bolso.

Editar mensagens no celular e no PC

Finalmente, o WhatsApp permite editar mensagens após o envio. A função foi liberada para todos e tem como finalidade abrir caminho para corrigir erros de digitação.

Canais do WhatsApp

O WhatsApp copiou o Telegram mais uma vez e agora tem sua própria versão dos Canais, grandes chats públicos voltados para a divulgação de novidades. O formato é diferente dos demais tipos de conversas da plataforma e ainda não foi liberado no Brasil.

Áudios de reprodução única

Além das fotos e vídeos, o WhatsApp também liberou o envio de áudios autodestrutivos no mensageiro. Assim, as pessoas só conseguem ouvir a mensagem apenas uma vez.

Fixar mensagens na conversa

Tem um aviso importante para o grupo? O WhatsApp agora permite fixar mensagens no topo da conversa e destacá-las por até 30 dias.

Novas opções de formatação

O Zap ganhou mais opções para formatar o texto: é possível criar citações, linhas de código e até listas numeradas ao formular uma nova mensagem. Cada um deles possui comandos específicos no teclado.

IA que transforma selfie em avatar

Os avatares 3D chegaram ao WhatsApp e ainda ganharam um recurso bem interessante: o aplicativo usa inteligência artificial para reconhecer uma selfie e criar o personagem automaticamente, pulando todo o processo de customização.

Esconder IP em chamadas

Com o objetivo de reforçar a segurança e a privacidade, o WhatsApp adicionou uma opção para esconder o endereço IP durante uma chamada de áudio ou vídeo. A novidade dificulta o rastreamento, mas em alguns casos pode diminuir a qualidade do som.

Passkeys

Forma de login que dispensa o uso de senha, o passkey foi introduzido ao WhatsApp para Android neste ano. É possível usar uma chave de acesso, como a identificação biométrica do celular principal, para retomar o acesso à conta.

Visualização única no PC

Fotos e vídeos de visualização única também chegaram à versão do WhatsApp para desktop. No entanto, os áudios ainda ficam de fora.

Novidades que devem chegar em breve no WhatsApp

Abaixo, você confere recursos e mudanças em desenvolvimento ou em testes no WhatsApp Beta:

Transcrição de áudio

O WhatsApp finalmente prepara uma ferramenta para transcrição de áudio. A função vai permitir que você confira o conteúdo de uma mensagem de voz sem precisar ouvi-la.

Tela dividida em tablets

A plataforma desenvolve uma interface específica para incorporar tablets. A novidade é um pouco parecida com o WhatsApp Desktop e web, mas adaptada para telas sensíveis ao toque.

Grupos “descartáveis”

Nem sempre um grupo do WhatsApp é feito para durar, então para essas ocasiões o WhatsApp prepara a criação de "grupos descartáveis". A ferramenta permitirá a criação de chats coletivos que se autodestroem para todos os participantes após um determinado período.

Vídeos estilo sticker

Também inspirado no Telegram, o WhatsApp prepara um novo formato para envio de vídeos curtos. A função permite gravar e consumir vídeos com mais agilidade, semelhante ao que existe em figurinhas, mas com direito a som e alta resolução.

Nova interface do Zap no Android

O WhatsApp para Android e para iOS são distintos visualmente há anos, mas logo essa diferença se tornará ainda menor. Testadores do WhatsApp para Android experimentam uma nova interface do mensageiro, agora com as guias disponíveis na parte de baixo da tela.

Interface para adicionar contatos

Para poupar seu tempo, o WhatsApp prepara uma integração com a agenda do celular para criar contatos sem precisar trocar de aplicativo. A função também vai servir para editar números existentes.

Emojis animados

O WhatsApp vai incluir emojis animados ao catálogo de figurinhas. A novidade também é inspirada num recurso do Telegram.

Mais emojis

Em março, foram adicionados 21 novos emojis no WhatsApp. O pacote introduziu as carinhas incluídas no padrão Unicode 15.

Mais opções para conversas autodestrutivas

Você agora pode definir mais prazos para autodestruição de conversas. Ao todo, são 15 opções para duração de conversas no mensageiro.

Filtro de conversas

Finalmente, o WhatsApp prepara uma adição em interface que permitirá separar chats em grupos. A novidade vai permitir colocar conversas do trabalho numa área diferente dos papos particulares e ajudar você a manter seu app mais organizado.

Barra de respostas nos Status

O Zap prepara uma barra de resposta rápida aos Status — o resultado é muito parecido com os Stories do Instagram, com um espaço na parte inferior da tela.

Compartilhar tela com áudio e vídeo

O WhatsApp já permite compartilhar a tela em chamadas, mas pretende adicionar o suporte parareproduzir áudio e vídeo nesses casos. A novidade ajudaria a ouvir músicas ao mesmo tempo com outras pessoas, por exemplo.

Nome de usuário

Em breve, você poderá acessar o WhatsApp com um nome de usuário, da mesma forma usada em outras redes sociais como Facebook e Instagram. Além de personalizar o próprio perfil, o app vai permitir que as pessoas pesquisem por outros contatos com essa informação.

Autenticação por e-mail

O Zap vai permitir usar o endereço de e-mail para a verificação em dois fatores no aplicativo. O recurso é uma alternativa aos códigos por SMS.

Sem previsão de lançamento

Nenhuma das funções previstas no WhatsApp Beta têm previsão de lançamento. Contudo, algumas delas já estão em experimentação há um bom tempo, então é possível que sejam liberadas ainda em 2023.