Publicidade

WhatsApp começa a permitir manter mensagens em chats temporários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Março de 2023 às 12h39

Link copiado!

Bilddatenbank/VisualHunt
Bilddatenbank/VisualHunt
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp parece ter iniciado a liberação de Mensagens Mantidas para o público geral recentemente. Um celular da redação do Canaltech foi notificado no aplicativo que agora é possível escolher envios que não devem se autodestruir após o fim do prazo em conversas temporárias.

A capacidade de manter mensagens em chats autodestrutivos está em desenvolvimento há um bom tempo e, até fevereiro, era de acesso exclusivo para testadores.

Continua após a publicidade

Ao escolher uma mensagem, ela não mais sumirá quando o prazo da conversa expirar. O envio é mantido para todos os participantes da conversa (inclusive, em grupos) e é destacada na seção "Mensagens Mantidas" da tela "Informações do grupo" ou "Informações do contato".

Para manter uma mensagem, você deve selecioná-la (tocar e segurar sobre ela) e clicar no botão "Salvar" no topo da tela. Uma vez salva, a mensagem será marcada com um ícone especial, assim como acontece com as mensagens favoritas.

Mensagens Mantidas no WhatsApp

Qualquer mensagem pode ser mantida, incluindo mídias — exceto, obviamente, fotos e vídeos temporários. Uma vez mantida, a mensagem ficará lá por quanto tempo for necessário, até o usuário tirar a mensagem manualmente. Em grupos, a funcionalidade pode ser restrita aos administradores, se for necessário.

Continua após a publicidade

Além disso, o WhatsApp informa que é possível cancelar a preservação de uma mensagem. Nesse caso, o usuário tem até 30 dias desde o momento em que o envio foi mantido para cancelar a opção.

Lançamento gradativo

O Canaltech testou o recurso na versão estável do WhatsApp, mas ela parece não funcionar direito atualmente. O botão "Salvar" não aparece ao selecionar uma mensagem, sendo impossível usar a funcionalidade. A seção "Mensagens Mantidas", porém, existe na tela "Informações do grupo" quando o chat autodestrutivo está habilitado.

Na Central de Ajuda do WhatsApp, a plataforma ressalta que "o recurso de salvar mensagens na conversa foi lançado apenas em alguns países" e pode não estar disponível para todo mundo.