Publicidade

WhatsApp lança nova ferramenta para gravação de vídeos curtos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Julho de 2023 às 12h06

Link copiado!

Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

Os vídeos curtos enfim chegaram ao WhatsApp, mas não com ao estilo do TikTok. Nesta quinta-feira (27), o CEO da MetaMark Zuckerberg anunciou a novidade do mensageiro que, assim como mensagens de áudio, é pensada para capturar emoções do momento e transmiti-las com facilidade para amigos e familiares.

O novo formato não substitui a ferramenta tradicional de vídeos no aplicativo, mas dá mais uma opção para mostrar algo importante naquele momento. "Estamos adicionando a capacidade de gravar e compartilhar instantaneamente uma mensagem de vídeo em seus bate-papos do WhatsApp. É tão fácil quanto enviar uma mensagem de voz rápida", disse Zuckerberg no post.

Na demonstração, Zuck mostrou que a ferramenta ocupa o mesmo botão de gravação de áudio — você deve tocar e segurar sobre ele para alternar entre os formatos, tal qual já acontece no Telegram com uma função idêntica. Ao acionar o recurso, a gravação toma toda a tela e começa uma contagem regressiva de três segundos.

Continua após a publicidade

O vídeo demonstrativo sugere que você deve segurar o botão de gravação o tempo todo ou arrastar para cima para travar a gravação em andamento, assim como nos áudios. No canto inferior esquerdo, está um botão para alternar entre as câmeras frontal e traseira e, à direita, está um botão com uma câmera que aparentemente serve para aplicar filtros.

Como são as mensagens de vídeo do WhatsApp?

Quando finalizado, a mensagem audiovisual será enviada para o destinatário no formato novo. O vídeo é exibido numa bola grande, parecido com uma figurinha, e é baixado automaticamente. Se tocar sobre ele, você pode vê-lo em tamanho maior e ouvir o conteúdo.

No anúncio, o CEO da Meta não entra em detalhes sobre limitações do formato, como resolução, tempo máximo de gravação e outros detalhes. Não está claro também se o usuário pode desabilitar o download automático do conteúdo para evitar consumo excessivo de dados.

Continua após a publicidade

Novos vídeos curtos do WhatsApp

Os novos vídeos curtos do WhatsApp estão em experimentação na plataforma desde meados de junho, então não são novidade para quem acompanha o noticiário tech. Agora, porém, a novidade parece que vai ser finalmente distribuída para todo mundo.

No post, Zuckerberg não entrou em detalhes sobre a distribuição do recurso, mas vale ficar atento às atualizações do mensageiro para conferir assim que estiver disponível.