Publicidade

Comunidades do WhatsApp começam a ser liberadas no Brasil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Janeiro de 2023 às 11h11

Link copiado!

tuaulamac/VisualHunt
tuaulamac/VisualHunt
Tudo sobre WhatsApp

As Comunidades do WhatsApp finalmente começam a ser lançadas no Brasil, anunciou a plataforma. Gradativamente a partir desta quinta (26), a funcionalidade dos “grupões” do mensageiro serão liberadas nos celulares de usuários brasileiros.

Anunciadas em abril de 2022, as Comunidades do WhatsApp foram um tópico preocupante para as autoridades brasileiras devido à iminência das eleições gerais. Na época em que o recurso foi apresentado, várias entidades nacionais se manifestaram contra a disponibilização do recurso até o fim do período eleitoral ou, em alguns casos, só após a posse presidencial.

O recurso foi lançado oficialmente em novembro, mas o Brasil (um dos maiores mercados do mensageiro) ficou de fora — até hoje.

Continua após a publicidade

O WhatsApp não deixou claro como a funcionalidade será disponibilizada, mas provavelmente ela virá como autorização de servidor para a versão mais recente do aplicativo. Segundo a empresa, a opção de criar uma Comunidade começará a aparecer no app dos usuários.

A criação de uma Comunidade do WhatsApp é bem parecida com a de grupos tradicionais, porém, você deve colocar grupos dentro dela. O usuário define um nome, descrição, foto de capa e começa a anexar grupos relacionados ao tópico, como um chat para universitários, condomínios, bairros e mais.

Como são as Comunidades do WhatsApp?

Continua após a publicidade

As Comunidades do WhatsApp são como grupos “guarda-chuva” do mensageiro. Nela, administradores podem reunir até 50 chats coletivos diferentes e controlar tudo de forma facilitada, enviando mensagens rápidas para todas as conversas simultaneamente, controlar a entrada de pessoas, denunciar abusos, banir pessoas de todos os grupos de uma vez só e gerenciar mídias (fotos, vídeos e áudios) rapidamente.

Enquanto isso, para os participantes das Comunidades, as vantagens são o fácil acesso aos outros canais de comunicação daquele “guarda-chuva” e contato com os administradores.

A segurança das Comunidades

Continua após a publicidade

Assim como as conversas tradicionais, todos os papos que acontecem em Comunidades são protegidos com criptografia de ponta a ponta. Dessa forma, somente os participantes daquele chat conseguem conferir o conteúdo.