Publicidade

MWC 2019 | O que esperar do maior evento de telefonia móvel do mundo

Por| 19 de Fevereiro de 2019 às 21h50

Link copiado!

MWC 2019 | O que esperar do maior evento de telefonia móvel do mundo
MWC 2019 | O que esperar do maior evento de telefonia móvel do mundo

Maior evento de telefonia móvel do mundo, o Mobile World Congress (MWC) está prestes a começar. E se nos anos anteriores muita gente não se empolgava com o congresso por ele trazer apenas "mais do mesmo", este ano a coisa é completamente diferente.

Isso porque, pela primeira vez em muito tempo, a indústria da telefonia está passando não por uma, mas por duas revoluções consideráveis. A primeira delas está na boca do povo e é notícia praticamente todo santo dia: os smartphones dobráveis. Depois de anos de promessa, agora parece que vai! Diversas fabricantes já confirmaram que vão mostrar aparelhos que dobram de um lado e de outro para o público na ocasião.

A outra revolução é a do 5G, a nova geração de telecomunicações móveis que promete modificar a maneira como navegamos na internet nos smartphones e como os dispositivos inteligentes se comunicam entre si.

Mas o que exatamente cada empresa está preparando para mostrar a partir do dia 25 de fevereiro no MWC 2019, em Barcelona? É o que vamos ver agora!

Continua após a publicidade

Não deixe de ler: MWC 2019 | Será que os smartphones dobráveis vão chegar para ficar?

Samsung

Ao contrário do que vinha fazendo nos anos anteriores, a gigante sul-coreana parece ter deixado o MWC de lado neste ano. Talvez por não querer dividir o palco do evento com outras marcas dada a importância de seus anúncios, a Sammy resolveu realizar um evento próprio nesta quarta-feira (20) em Nova Iorque. A expectativa é lá ela apresenta ao mundo os novos Galaxy S10 e o aguardadíssimo e especulado Galaxy F, seu smartphone dobrável.

O MWC 2019, então, ficaria relegado a segundo plano, sendo usado para anúncios menores. Há chances, por exemplo, de a Samsung apresentar os novos Galaxy Watch Active e Galaxy Fit e Fit e. Segundo rumores, o Galaxy Watch Active será mais voltado aos esportes e deve contar com pelo menos uma versão de 40mm, enquanto os Galaxy Fit e Fit e devem ser uma atualização natural da linha Gear Fit, focando no monitoramento de exercícios físicos.

Continua após a publicidade

Fora isso, a empresa pode usar o evento para apresentar novidades para linhas intermediárias de smartphones, mas ninguém arrisca exatamente quais delas.

Sony

Todos os anos a Sony anuncia novos smartphones top de linha no MWC, e a expectativa é que isso se repita neste ano. O principal anúncio seria o do Xperia XZ4, cuja aparição no evento já é dada como certa. Em um tweet publicado nesta segunda-feira (18), o perfil oficial do Sony Xperia soltou um teaser que diz para adotarmos "uma nova perspectiva com Xperia no MWC".

Continua após a publicidade

A palavra-chave do teaser é justamente "perspectiva", algo que vem sendo muito relacionado ao smartphone da Sony. Isso porque ele tem tudo para vir com uma tela de 6,5 polegadas, sem notch e na proporção esquisitona de 21:9. Rumores ainda dão conta que o smartphone virá com chipset Snapdragon 855, 6 GB de memória RAM e variantes com 64 GB ou 256 GB de armazenamento, Completariam o pacote um leitor de impressões digitais na lateral do aparelho, câmera frontal com lente ultra-wide e bateria com 3.900 mAh de capacidade. Há quem aposte que este será o primeiro dispositivo móvel da marca que adotará mais de uma câmera na traseira, mas nenhum vazamento apontou isso até o momento.

Além do Xperia XZ4, quem também pode dar as caras no evento catalão é o Xperia XA3, com tela de 5,9 polegadas e aspecto 21:9, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento interno e chipset Qualcomm Snapdragon 660.

Continua após a publicidade

Os outros dois aparelhos ainda são um mistério, mas podem ser revelados ao lado do anúncio de mudança de nomenclatura dos Xperia. Se um rumor recente for confirmado, o Xperia XZ4, por exemplo, passará a se chamar Xperia 10Z; e o Xperia XA3, Xperia 10.

Tudo isso vai ser confirmado, ou não, no evento marcado pela Sony no dia 25 de fevereiro às 4h30 (horário de Brasília).

LG

Após sucessivos fracassos no mercado de smartphones, a LG vem correndo por fora e tentando enxugar seu portfólio. Mesmo assim, a empresa já disse que vai, sim, anunciar um novo "smartphone 5G" no evento. Para além disso, a empresa só falou que o dispositivo virá equipado com chipset Qualcomm Snapdragon 855, o que nos diz que ele será um topo de linha. Mas qual exatamente?

Continua após a publicidade

Especulações apontam que tanto pode ser o LG G8 quanto o LG V50 ThinQ. Se for o primeiro, ele deve chegar com o chamado Crystal Sound OLED, que produz vibrações na tela para melhorar o volume, deixar as notas musicais mais distinguíveis e vozes mais nítidas. Todavia, nesta segunda-feira (18), o presidente da LG e chefe de comunicações móveis Kwon Bong-seok afirmou que "o mais recente smartphone da série V, que será lançado entre março e abril, terá conexão 5G e o próximo smartphone da série G se tornará uma marca premium de smartphone LTE". Como a empresa garantiu que mostrará um modelo 5G, então é quase certo que é o V50 ThinQ quem dará as caras em Barcelona.

Independentemente disso, uma coisa é mais do que certa: a sul-coreana não vai mostrar nenhum smartphone dobrável no evento. Na mesma oportunidade, Bong-seok declarou que "ainda é muito cedo" para apostar algo com essa tecnologia e que o foco agora é mesmo o 5G.

Huawei

Se a Samsung acha que o MWC 2019 tem pouco palco para seus anúncios, a Huawei pensa justamente o contrário. A empresa confirmou com todas as letras que vai apresentar um smartphone dobrável e com conectividade 5G no evento. Ninguém sabe exatamente qual é o modelo, mas a empresa garante há meses que ele está finalizado e pronto para chegar ao mercado.

Continua após a publicidade

Quanto ao P30 e o P30 Plus, eles não serão mostrados em Barcelona. Em vez disso, a Huawei confirmou nesta terça-feira (19) que realizará um evento próprio no final de março, em Paris. Tudo o que se sabe até agora sobre esses dispositivos é que eles devem vir com um conjunto de câmeras impressionantes e o famigerado notch.

HTC

A HTC vem surfando a mesma onda da LG e amargando sucessivos resultados financeiros ruins. A maré está tão ruim para a empresa taiwanesa que ela resolveu enxugar seu portfólio de aparelhos na tentativa de cortar custos e tornar o setor lucrativo. Apesar disso, a fabricante confirmou o lançamento quatro novos aparelhos para o começo de 2019 — e o MWC 2019 pode ser palco para esses anúncios.

Continua após a publicidade

Não há qualquer indício sobre quais aparelhos podem ser apresentados, mas há especulações de que um deles será uma versão atualizada do HTC U12 Life com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Vamos esperar para ver.

OnePlus

É muito pouco provável que a empresa apresente o OnePlus 7 no MWC 2019, pois ele só é esperado para o segundo semestre deste ano. Mesmo assim, a OnePlus garantiu que vai ser a primeira a lançar um smartphone 5G na Europa.

Com o relógio correndo, é provável, então, que esse smartphone seja mostrado no evento da semana que vem. Ninguém sabe exatamente qual modelo será, mas a separação entre o OnePlus 7 e este aparelho com 5G pode significar que a chinesa está buscando um melhor custo-benefício para seu dispositivo.

Continua após a publicidade

Motorola

Com o lançamento recente dos novos Moto G7, é pouco provável que a Motorola fuja do que os rumores vêm indicando por aí nos últimos meses. Se os boatos se confirmarem, a fabricante deve apresentar o novo Razr V4 para a alegria dos saudosistas.

Provavelmente, ele terá aquele jeitão de celular dos anos 2000, mas contará justamente com o que há de mais novo na atualidade: uma tela dobrável. Fontes ligadas à empresa garantiram ao Wall Street Journal que esse revival deve ser comercializado pela bagatela de US$ 1.500 já neste mês de fevereiro, então as vendas devem iniciar logo em seguida ao anúncio no MWC 2019.

Continua após a publicidade

Honor

Caso raro no evento deste ano, a Honor pode passar batido pelo MWC 2019. O motivo disso é que o Honor View 20, modelo mais recente da marca, foi lançado há menos de um mês. Portanto, a não ser que a chinesa tenha uma carta muito boa na manga, é bastante improvável que ela dê as caras em Barcelona com uma novidade realmente quente.

Nokia

Já tem um tempo que a Nokia vem causando rebuliço no mercado de smartphones, e muito disso tem a ver com os aparelhos com bom custo-benefício que a marca lançou sob os cuidados da HMD Global.

Continua após a publicidade

Depois do anúncio do Nokia 8 Sirocco e do relançamento dos clássicos 3310 e 8110 no ano passado, a expectativa para este ano é que a empresa confirme o tão falado Nokia 9. O smartphone já vem sendo alvo de rumores há quase um ano e tinha lançamento marcado para até o final do ano passado. Os planos, no entanto, mudaram aparentemente devido a problemas de produção, mas as especulações seguiram firmes e fortes.

Atualmente, a expectativa é que o Nokia 9 seja anunciado com chipset Snapdragon 845, 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. O mais impressionante mesmo é que ele deve vir com nada menos que CINCO câmeras traseiras e mais um sensor de profundidade — uma aberração que a gente está curioso para ver como vai funcionar.

Também é possível que a marca anuncie o Nokia 9 Pureview, uma versão mais parruda do dispositivo e totalmente focada em fotografia. O problema aqui é que os rumores são desencontrados e ninguém sabe exatamente quais serão as especificações do aparelho.

Por fim, ainda há a esperança de que mais um revival seja anunciado. Porém, dada a falta de boatos nesse sentido, essa ideia parece um tiquinho distante.

Seja qual for o caso, a Nokia marcou um evento pré-MWC 2019 no dia 24 de fevereiro.

Xiaomi

A metralhadora que não cansa de disparar smartphones no mercado deve apresentar alguma novidade também no MWC 2019. O "também" é porque a chinesa marcou para esta quarta-feira (20) um evento para anunciar o Mi 9, seu próximo topo de linha.

É possível que, no fim das contas, a chinesa só anuncie a chegada oficial do Mi 9 no mercado europeu. Mesmo assim, sua participação no MWC 2019 é uma declaração mais do que clara de que ela irá apostar com mais força no Velho Continente, que já tem 33% de seu mercado dominado por fabricantes da China.

Oppo

A Oppo é outra fabricante chinesa que deve chegar com um caminhão de novidades no MWC 2019. Em um tweet recente, ela falou que "você já ouviu os rumores" e que é bom ficar preparado para as novidades, confirmando, indiretamente, que, sim, tem um smartphone dobrável e que deve apresentá-lo no congresso.

Outro indício de que é realmente isso que ela mostrará são os convites enviados à imprensa chinesa: todos dobrados de um jeito bem peculiar. Os mais céticos acreditam que na realidade isso está relacionado às novas capacidades das câmeras que a empresa está preparando para seus futuros smartphones.

De um jeito ou de outro, a Oppo agendou para o dia 23 de fevereiro, às 10h (horário de Brasília), uma conferência pré-MWC 2019 para apresentar suas novidades.

ZTE

A chinesa é mais uma que deu a entender que já tem um smartphone dobrável para mostrar no evento catalão. Em um teaser publicado no dia 11 de fevereiro, a empresa falou "Flex your life", um indício de que um aparelho do tipo está a caminho.

Depois disso, a ZTE ficou pianinho e não falou mais nada sobre o que está aprontando para o MWC 2019. Então só nos resta esperar.

vivo

Em 2018, a Vivo estremeceu o mercado ao exibir o Apex Concept, um dispositivo-conceito que mostrava que era possível, sim, instalar um leitor de digitais sob a tela. Mais tarde, a tecnologia foi lançada pela empresa com o Vivo Nex; agora, ela é uma tendência que deve ser adotada por cada vez mais fabricantes.

Com isso em mente, é possível que a chinesa aproveite o MWC 2019 para mostrar um novo conceito (Apex Concept 2, talvez?) e ditar as próximas tendências para o mercado de smartphones. O que será que vem por aí?

Qualcomm

A norte-americana não fabrica nenhum smartphone, mas está presente na grande maioria deles. Para o MWC 2019 deste ano, a Qualcomm deve berrar "5G" nos ouvidos de quem quer que passe pelo evento, reforçando que a nova tecnologia está pronta e prestes a chegar ao mercado.

Uma prova de que ela deve se tornar a "louca do 5G" foi o anúncio antecipado nesta terça-feira (19) do Snapdragon X55, o novo modem 5G da empresa, considerado o mais rápido e fino do mundo. Ele deve equipar a maioria dos dispositivos com conectividade 5G prometidos no MWC 2019 e ajudar a popularizar, de alguma maneira, o acesso à nova tecnologia.

Microsoft

Quem diria, a Microsoft voltando a participar de um MWC, heim? Pois é! A companhia fundada por Bill Gates não deu muitas pistas do que deve mostrar em Barcelona, mas já confirmou que está preparando uma conferência.

Os rumores dão conta que a norte-americana deve apresentar uma nova versão do HoloLens, seus óculos de realidade mista. A pista surgiu depois que a empresa publicou recentemente um teaser bem enigmático.

Outra aposta é que a empresa deve apresentar novos dispositivos 5G em parceria com a Qualcomm. O foco, nesse caso, deve ser o público corporativo. Apesar disso, ninguém realmente colocou a mão no fogo ou arriscou o que deve vir por aí. O jeito é esperar para ver.

O Mobile World Congress 2019 acontece entre os dias 25 e 28 de fevereiro, em Barcelona. O Canaltech estará na Espanha acompanhando tudo de perto para trazer todas as informações para você. Até lá, deixe na caixa de comentários aqui embaixo quais são os anúncios mais aguardados por você.