Qualcomm

"Born mobile."
  • Fundação

    Estados Unidos

A Qualcomm foi fundada em 1985, nos Estados Unidos, por Andrew Viterbi, Harvey White, Franklin Antonio, Andrew Cohen, Klein Gilhousen, Adelia Coffman e Irwin Mark Jacobs. Com o objetivo de desenvolver tecnologias para criar comunicações de qualidade, nas últimas décadas a companhia se tornou uma das líderes mundiais na fabricação de chipsets e soluções tecnológicas para comunicação móvel.

No ano de sua fundação, a Qualcomm iniciou seus trabalhos com CDMA. Já em 1988, a companhia lançou um sistema de comunicação via satélite e no ano seguinte foi responsável pela primeira chamada móvel a utilizar a tecnologia CDMA (code division multiple access). Investindo em inovação, em 2003 a empresa lançou a tecnologia de roaming global e, em 2007, a fabricante anunciou os consagrados processadores Qualcomm Snapdragon.

Atualmente, a companhia conta com mais de 170 escritórios em mais de 40 países. A Qualcomm chegou ao Brasil em 1995 para concorrer com empresas como Motorola e Ericsson, mas rapidamente expandiu os negócios para estabelecer parcerias com operadoras de telefonia.