Publicidade

10 jogos de samurais e ninjas para se sentir no Japão Feudal

Por  • Editado por Durval Ramos | 

Compartilhe:
Reprodução/Canaltech
Reprodução/Canaltech

As lendas dos samurais e dos ninjas permeiam a história japonesa e, claro, não poderiam ficar de fora do mundo dos games. Desde os primeiros consoles até as plataformas mais modernas, títulos com essa temática chamam a atenção dos jogadores, com grandes franquias estabelecidas, clássicos modernos e grandes saudades.

Afinal de contas, quem não conhece as Tartarugas Ninja, que voltaram recentemente aos holofotes? Sekiro: Shadows Die Twice levou o estilo de jogabilidade Soulslike para o Japão Feudal, enquanto Total War: Shogun 2 tirou o jogador do controle das espadas e o colocou no comando de exércitos.

Estes são apenas alguns exemplos de títulos, entre recentes e clássicos, que mostram bem como a temática é versátil e pode ser explorada de diferentes maneiras, desde os games mais realistas até aqueles fantasiosos, passando por diferentes gêneros. E você encontra alguns ótimos exemplares disso tudo em nossa lista de indicações com os principais jogos de samurai e ninja. @

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Rise of the Ronin

Começamos com o mais recente da leva e, também, um dos primeiros exclusivos de peso a chegarem ao PlayStation 5 em 2024. Descrito pela desenvolvedora Team Ninja (de Ninja Gaiden) como o título mais ambicioso de sua história, Rise of the Ronin é um RPG de ação que nos coloca em uma era de mudanças para o Japão.

A história se passa ao final do Período Edo e no meio de uma guerra civil que devolveu os poderes ao Imperador e foi motivada pela reabertura do país, após séculos de isolamento. Essa ambientação é a mesma que os fãs de anime conhecem de Samurai X, mas que aqui ganha contornos menos fantasiosos ao trazer uma abordagem histórica bem interessante e completa. @ 

O jogador controla um guerreiro envolvido diretamente no conflito, podendo tecer alianças ou criar inimigos enquanto segue pela história sozinho ou acompanhado dos amigos no modo multiplayer. E uma das novidades é que você pode criar seu próprio samurai, além de ter muita liberdade para criar sua história nesse mundo de duelos e honra.

9. Nioh

Indicação dupla para a produtora Team Ninja, que aqui, aplica a jogabilidade Soulslike e toques de horror para criar uma dupla de títulos incrivelmente desafiante. Também um RPG de ação, Nioh aplica misticismo à história real, situando uma invasão de demônios em pleno xogunato Tokugawa — o que é uma ótima forma de entender a cultura oriental a partir de seus mitos e como isso estava muito mergulhado na figura dos samurais. @

Continua após a publicidade

O primeiro game, lançado em 2017, foi baseado no roteiro inacabado de um filme que estava sendo escrito pelo cineasta Akira Kurosawa. Nioh 2, lançado três anos depois, se passa tanto antes quanto depois do primeiro, adicionando à história e incluindo um modo multiplayer para até três jogadores. Ambos os games estão disponíveis no PS4, PC e PlayStation 5.

8. Like a Dragon: Ishin!

Quando se tem uma série tão abrangente em mecânicas e conceitos, por que não a levar séculos ao passado? Foi essa a ideia do Ryu Ga Gotoku Studio ao criar Like a Dragon: Ishin!, que carrega os elementos da franquia anteriormente conhecida como Yakuza para o Japão Feudal. @

Continua após a publicidade

Entre versões adaptadas de personagens históricos e protagonistas quase ancestrais dos personagens dos títulos modernos, o game de mundo aberto tem diferentes estilos de luta e uma árvore de habilidades ampla. As missões secundárias, como sempre, chamam tanta atenção quanto a história central, passada pouco após a chegada dos primeiros navios ocidentais ao Japão.

E, apesar do tom sempre muito bem humorado da franquia, ele consegue levar esse clima de fora da lei de Yakuza para o período do Japão Feudal, fazendo do bom e velho Kazuma Kiryu um samurai em meio a ninjas, comerciantes corruptos e ninjas.

Like a Dragon: Ishin! foi lançado em 2014 para o PS3 e PlayStation 4.

Continua após a publicidade

7. Trek to Yomi

Desenvolvido pla Flying Wild Hog, dos recentes Shadow Warrior, Trek to Yomi é uma proposta mais sombria e soturna. O game com visão lateral investe nos ângulos cinematográficos e no contraste entre luz e sombra para entregar uma história de tragédia, vingança, abandono e vulnerabilidade.

A violência chega à vida do protagonista quando ele ainda é criança, enquanto a vontade de proteger os seus o leva a empunhar a espada pela primeira vez. Na sequência, vem uma trama que envolve a baixeza do mundo real e o misticismo das lendas japonesas, enquanto Hiroki segue adiante ao melhor estilo do cinema de Kurosawa. @

Continua após a publicidade

Trek to Yomi tem versões PC, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, PlayStation 4 e PlayStation 5.

6. Onimusha

Clássico da sequência de jogos históricos da Capcom para PlayStation 2, Onimusha nasceu de um projeto cancelado da franquia Resident Evil. Não querendo abandonar a ideia que considerou interessante, a empresa decidiu investir no combate de um samurai contra forças sobrenaturais, gerando uma franquia com diferentes títulos. @

Continua após a publicidade

Quem, afinal de contas, não se lembra do ator Jean Reno (O Profissional) combatendo demônios na viagem do tempo de Onimusha 3? Entre personagens ou momentos históricos e uma ideia autêntica para a época, a franquia que chegou a ganhar uma animação da Netflix, nos anos recentes, está inexplicavelmente abandonada por sua criadora, mesmo diante dos pedidos dos fãs por um novo episódio.

Nos consoles atuais, pelo menos, dá para conferir o título que iniciou tudo. A remasterização de Onimusha: Warlords foi lançada em 2019 para PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

5. Tenchu

Outra franquia que sempre aparece nas listas de pedidos de retorno pelos fãs, Tenchu trouxe a furtividade ao Japão Feudal na época em que todo mundo estava fissurado pelo conceito. Afinal de contas, no mesmo 1998, também chegava às lojas o primeiro Metal Gear Solid, com ambos mostrando que passar despercebido pelos inimigos pode ser tão legal quanto partir para o confronto direto.@

Continua após a publicidade

Armas, equipamentos e o próprio cenário eram os principais aliados do jogador em Tenchu: Stealth Assassins. Já que estávamos em desvantagem, éramos obrigados a entender o funcionamento desse mundo para avançar nas missões controlando dois personagens bem diferentes, mas com objetivos em comum.

Tenchu: Stealth Assassins, porém, só está disponível em sua versão original para o primeiro PlayStation. O título, porém, gerou uma franquia que se estendeu até 2008, com versões PS2, PSP, Xbox 360, Wii e Nintendo DS.

4. Total War: Shogun 2 @

Continua após a publicidade

Mais um integrante de peso da série de games de estratégia histórica da Creative Assembly, Total War: Shogun 2 leva o controle de tropas e o pensamento analítico para o Japão Feudal. Estamos no século XVI, em um país dividido entre clãs rivais, gerando o cenário perfeito para uma guerra de grandes proporções.

No game, o jogador escolhe um dos lados desse conflito e parte na busca pelo domínio de territórios, lidando com a política e o aspecto militar, que surgem com importâncias similares. O objetivo final é dominar o Japão e acabar com os rivais, que também podem se aliar entre si para conter seu progresso.

Total War: Shogun 2 foi lançado em 2011 exclusivamente para o PC. @

Continua após a publicidade

3. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge

A nostalgia fala mais alto no retorno de um dos clássicos do beat’em ups. Agora em um novo formato, as Tartarugas Ninja se unem a um punhado de personagens clássicos de suas histórias para combater o Destruidor e seus asseclas em fases ao melhor estilo dos fliperamas dos anos 1990.

A pixel art altamente inspirada se mistura ao gameplay dinâmico e cheio de possibilidades, com direito ao clássico modo de tela dividida ou online. Enquanto isso, dá para perder a conta em meio a tantas referências aos desenhos, filmes e jogos antigos das Tartarugas Ninja, em uma homenagem que, ao mesmo tempo, também apresentou os personagens a uma nova geração. @

Continua após a publicidade

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge está disponível no PC, Xbox One, Nintendo Switch e PS4.

2. Ghost of Tsushima

Considerado como o título que encerrou a era de exclusivos da Sony para o PlayStation 4, Ghost of Tsushima retrata com gráficos belíssimos a invasão mongol no Japão. A ilha do título é devastada pelos atacantes, enquanto o protagonista, Jin Sakai, vê a própria sobrevivência ao conflito como uma forma de alterar essa balança em favor de seu país. @

Para obter isso, porém, ele vai precisar questionar a própria honra e também suas alianças. Em um país dividido, no qual as pessoas sentem medo, ele se torna um fantasma que só pode contar com as próprias habilidades para continuar vivo, salvar sua família e recuperar a própria terra.

Ghost of Tsushima foi lançado originalmente no PlayStation 4, mas recebeu uma versão estendida e remasterizada no PC e PS5.

1. Sekiro: Shadows Die Twice

A FromSoftware, conhecida pela série Dark Souls, embarca em uma nova jornada ambientada no antigo Japão com Sekiro: Shadows Die Twice. Inspirado em clássicos memoráveis como a série Tenchu, a recente criação de Hidetaka Miyazaki deixa os elementos de RPG de lado para se concentrar na furtividade e a precisão dos golpes, necessários para a vingança que move a narrativa. @

O título requer que os jogadores se adaptem a diferentes estilos de combate, que serão necessários a cada adversário enfrentado. Como já é de se esperar, o nível de desafio é considerável, enquanto o ambiente oferece diferentes rotas de exploração. Essa mistura rendeu o prêmio de melhor jogo de 2019, segundo o The Game Awards, e para muita gente, um dos maiores de sua produtora e também da história.

Sekiro: Shadows Die Twice está disponível no PC, PS4 e Xbox One.