Os 5 melhores jogos das Tartarugas Ninja
Por Igor Pontes • Editado por Bruna Penilhas |
Tartarugas Ninja é uma franquia que se expande muito bem em várias mídias. Quadrinhos, cinema, animações e jogos, seja de arcade ou de videogame. Com games que até hoje são considerados clássicos do gênero beat em’ up, o quarteto formado por Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello tem uma coletânea de jogos bem divertida.
Mas quais são os melhores jogos das Tartarugas? Listamos os cinco games que se destacam a seguir, sem ordem de preferência. Dos clássicos do fliperama, até a mais nova incursão nos games, confira a nossa seleção:
5. Teenage Mutant Ninja Turtles (2003)
O jogo de 2003 tem como base a animação que saiu na mesma época, usando seus vilões e história como base. Apostando em um visual cell shading e aliando os elementos de beat em’ up com algumas novidades, o game é bastante divertido e adapta bem o clima da animação, que era mais focada na ação do que no humor característico das Tartarugas. E como toda boa história do grupo de ninjas, o jogo conta com o Destruidor como grande vilão por trás dos problemas em Nova Iorque, trazendo ainda Oroku Saki, o alter-ego do vilão, como desafio final.
Teenage Mutant Ninja Turtles tem versões para PC, Xbox, PlayStation 2 e GameCube.
4. Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time
Turtles in Time é o queridinho da galera — e com razão. Seja a versão para fliperamas ou para Super Nintendo, o jogo é, até hoje, um dos mais lembrados e celebrados quando o assunto é o legado dos heróis cascudos nos videogames. Com o quarteto de ninjas tendo que ir atrás de Krang após o roubo da Estátua da Liberdade, a situação se torna bem mais complicada quando o Destruidor entra em cena e manda os protagonistas para o passado. O game é a síntese da "era de ouro" da Konami nos arcades, enquanto as Tartarugas se tornaram um sucesso estrondoso nos videogames naquela época.
3. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge
O mais novo game da franquia não poderia ficar de fora dessa lista. Repaginando o visual clássico dos personagens e adicionando April O’Neil e Casey Jones a pancadaria, Shredder’s Revenge faz um trabalho bem satisfatório de buscar a essência da experiência no fliperama, mas sem perder a originalidade e modernidade. Com uma baita trilha sonora e fases muito bem construídas, o jogo consegue figurar entre os melhores das Tartarugas.
Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch, além de fazer parte do catálogo do Xbox Game Pass.
2. Teenage Mutant Ninja Turtles (GBA)
A versão para Game Boy Advance de Teenage Mutant Ninja Turtles, lançada em conjunto com a versão para PlayStation 2 e Xbox, é bem superior que ambas, seja pelo seu visual que remete aos games clássicos ou pelo design de fases que surpreende por inovar dentro das limitações do console. Usando os conceitos clássicos dos beat em’ ups, a versão para Game Boy Advance também aproveita a história da animação de 2003 como base, mas é bem mais competente em sua execução. Com fases de perseguições, plataformas e combate muito próximo das versões de fliperama, TMNT de Game Boy Advance é, até hoje, um jogo indispensável para os fãs da série.
1. Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game
O primeiro jogo de fliperama das Tartarugas merece um espaço na lista. Dessa vez, pegamos a versão para o Nintendinho, que adiciona duas fases e dois chefes para o game, além de aumentar o tamanho das fases e algumas modificações pontuais. No quesito jogabilidade, o título continua o mesmo, com bastante esmagação de botão e capangas do Clã do Pé para serem derrotados. Esse jogo é, até hoje, uma das principais influências para outros títulos da franquia e continua muito divertido de jogar.