Publicidade

Nunca jogou um soulslike? Veja por qual jogo começar

Por| Editado por Bruna Penilhas | 31 de Março de 2022 às 18h53

Link copiado!

Divulgação/FromSoftware
Divulgação/FromSoftware

Jogar um soulslike pode ser uma tarefa difícil — ou quase impossível caso você não tenha nenhuma intimidade com o gênero. Afinal, são games desafiadores, que exigem muita destreza, paciência e dedicação dos jogadores.

Com o gênero em alta novamente, graças ao lançamento de Elden Ring, o Canaltech preparou um guia para iniciantes de como começar a jogar títulos soulslike . Não, você não precisa começar com um Dark Souls. Spoiler: dá para começar com Star Wars!

Continua após a publicidade

Dividimos o texto em duas partes: como começar com jogos da FromSoftware, a criadora da franquia Souls, e como começar com jogos de outros estúdios que foram inspirados pelo gênero.

Qual o melhor game da FromSoftware para começar a jogar soulslike ?

Ao falar de soulslike , provavelmente o primeiro game que vem à sua cabeça é Dark Souls; afinal, este é um game que fortaleceu o seu próprio gênero, que nasceu com Demon's Souls em 2009. Porém, esta provavelmente não é a melhor opção para você se aventurar neste mundo de desafios impiedosos.

Nossa recomendação é começar por Elden Ring; sim, o game mais recente da FromSoftware. A escolha é baseada, principalmente, pelo fato de o jogo ser de mundo aberto. Isso significa que, por exemplo, caso você sinta dificuldade de passar por algum inimigo, é possível voltar atrás e adquirir experiência em outros lugares mais amigáveis. Assim que fortalecer seu personagem, poderá tentar derrotá-lo com mais facilidade.

Continua após a publicidade

Outro recurso importante é a possibilidade de invocar espíritos, os quais ajudam você a derrotar inimigos. E caso você tenha algum outro amigo que esteja jogando Elden Ring na mesma plataforma que você (o jogo não tem crossplay, infelizmente), é possível convidá-lo para jogar junto no modo multiplayer cooperativo online — aprenda a como fazer isso aqui.

O próprio diretor do jogo, Hidetaka Miyazaki, afirmou em entrevista que Elden Ring é mais fácil de zerar que Dark Souls. “Esperamos que os jogadores abracem a ideia de receber ajuda dos outros. Acreditamos que a porcentagem geral de conclusão do jogo vai subir dessa vez por causa disso”, disse. Se o jogo oferece essa possibilidade, por que não aproveitá-la?

Continua após a publicidade

Não quero começar por Elden Ring. Há outros jogos semelhantes e mais fáceis?

Beleza, temos alguns outros jogos para indicar que, apesar de serem inspirados nos jogos da FromSoftware, são mais fáceis do que Elden Ring. A equipe do Canaltech selecionou abaixo uma lista de sugestões para você se aventurar antes de ir para Dark Souls, Bloodborne, Sekiro: Shadows Die Twice e outros jogos do estúdio japonês que criou o soulslike .

Note que os games a seguir são diferentes dos títulos da FromSoftware em vários aspectos. A ideia é que você jogue para treinar a sua atenção, agilidade e capacidade de se adaptar ao gameplay e aos ataques dos inimigos. Sem mais delongas, confira as sugestões:

Continua após a publicidade

5. Death’s Door

Se você gosta de animais fofinhos e jogos curtos, pode ser uma boa começar por Death’s Door, jogo de ação e aventura que acompanha um jovem corvo com o trabalho de ceifar almas. O jogo mescla a exploração dos antigos Zelda com algumas mecânicas de jogabilidade de Dark Souls, como os checkpoints e os pontos para restaurar vida. Apesar de ter momentos desafiadores, o game é acessível, colorido e com uma trama emocionante.

Death’s Door está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch e PC.

Continua após a publicidade

4. The Surge

Partindo para um jogo mais futurista, temos The Surge. Em um mundo à la cyberpunk, nosso protagonista está prestes a instalar em seu corpo uma tecnologia que o possibilitará voltar a andar; porém, ele desperta em um mundo devastado, em que as máquinas tomaram o controle. O jogo tem um combate frenético e desafiador, ou seja, você morrerá várias vezes até dominar seu oponente.

Continua após a publicidade

O primeiro game foi lançado em 2017 e está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC. A sequência, The Surge 2, veio em 2019 para as mesmas plataformas.

3. Nioh

Continua após a publicidade

Ambientado no Japão feudal dos anos 1600, Nioh é um RPG de ação com elementos de hack’n’slash. Você controla um samurai irlandês chamado William em um país devastado por humanos, mas também por criaturas sobrenaturais. Os combates são difíceis, exigindo muita destreza e reflexos precisos — perfeito para treinar o que você precisa para jogar Dark Souls!

O primeiro game foi lançado em 2017 para PlayStation 4 e PC. A sequência, Nioh 2, veio em 2020 para as mesmas plataformas.

2. Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin

Continua após a publicidade

Ué, Final Fantasy nesta lista? Pois é! Além de recontar a história do primeiro game da franquia, de 1987, Stranger of Paradise traz uma pegada de ação nunca vista antes na série, com um nível de dificuldade bem elevado. Você precisará estudar os movimentos inimigos e apertar os botões no momento certo; as fogueiras (aqui chamadas de cubos) também estão presentes para salvar o jogo e recuperar vida e poções.

Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Continua após a publicidade

1. Star Wars Jedi: Fallen Order

Sim, por incrível que pareça, um jogo de Star Wars publicado pela EA foi inspirado em Dark Souls. Os dois games têm muitas semelhanças: fogueiras que recuperam sua vida, mas também revivem os inimigos; os pontos de experiência que ficam caídos no chão quando você morre; os ataques que tiram muita vida, entre outras. Tem até mesmo aqueles inimigos que ficam escondidinhos nos cantos, prontos para lhe dar um susto danado.

Star Wars Jedi: Fallen Order está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Continua após a publicidade