Nintendo

"There's no play like it"
  • Fundação

    Japão

  • Sede

    1-1 Kamitoba Hokodatecho, Minami-ku - Kyoto, Japão

A Nintendo foi fundada no dia 23 de setembro de 1889 por Fusajiro Yamauchi em Kyoto, no Japão, como fabricante de um jogo de cartas chamado Hanafuda. Em 1969, o herdeiro da companhia, Hiroshi Yamauchi, decidiu expandir o campo de atuação da Nintendo, introduzindo-a no ramo dos jogos.

Na década de 1970 a Nintendo entrou oficialmente para o mercado dos games, mas foi somente nos anos 1980 que a empresa chefiada por Yamauchi se consolidou no setor, após sua chegada aos Estados Unidos.

De acordo com a Nintendo, sua missão é ser líder na indústria de games. Para isso, a companhia busca não só oferecer produtos de alta qualidade, mas também trabalhar com atenção, consideração e respeito ao consumidor.

Especializada no desenvolvimento de consoles e jogos eletrônicos, a Nintendo se destacou pelo sucesso de videogames como NES (Nintendo Entertainment System), Super Nintendo, Nintendo 64, Nintendo Wii, 3DS, entre outros. Além dos aparelhos, a Nintendo também foi responsável pela criação de jogos clássicos como "Donkey Kong", "Super Mario Bros" e "Zelda".

No Brasil, a Big N chegou em 1993 com o lançamento do NES e do Super Nintendo. Em 2015, a companhia anunciou o cancelamento das operações no Brasil por conta das altas taxas de importação. No final de 2017, no entanto, a Nintendo voltou a incluir o Brasil como um dos países de atuação, o que indica, possivelmente, seu retorno ao solo brasileiro.