Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A melhor ordem para jogar Yakuza

Por| Editado por Bruna Penilhas | 28 de Outubro de 2021 às 21h10

Link copiado!

A melhor ordem para jogar Yakuza
A melhor ordem para jogar Yakuza

Yakuza é uma das franquias de RPG e aventura mais queridas da indústria dos videogames do Japão. A série adapta locais, a história e os costumes da máfia japonesa, com combates eletrizantes e um tom jocoso inconfundível. De acordo com relatório fiscal da SEGA, divulgado no final de 2020, Yakuza já vendeu mais de 10 milhões de cópias, fazendo fama também no ocidente.

A entrada principal mais recente da franquia é Yakuza: Like a Dragon, que chegou ao nosso lado do mundo um ano após a estreia do Japão e com legendas em português do Brasil. O fato é um avanço para os jogos que, apesar de muito queridos e divertidos, enfrentaram dificuldades para manter os lançamentos em todo o globo.

Continua após a publicidade

O primeiro Yakuza estreou no PlayStation 2 em 2005, e de lá para cá foram lançados 18 jogos, entre oito da série principal, remakes e seus spin-offs. Nem todos estão disponíveis no ocidente ou foram traduzidos para o inglês, mas o fato é que atualmente é muito mais fácil desbravar essa série de jogos com a chegada de remasterizações, remakes e até a quebra de exclusividade em consoles da Sony.

Quem tem curiosidade de conhecer mais do universo criado por Toshihiro Nagoshi, pode encontrar todos os títulos principais de Yakuza no catálogo do Xbox Game Pass ou em boas promoções nas lojas digitais do PlayStation e dos computadores.

Por onde começar Yakuza?

Continua após a publicidade

Se você apenas busca um primeiro contato com a série Yakuza, ou um bom RPG japonês para passar o tempo, o melhor ponto de partida da franquia é Like a Dragon, sétimo capítulo da série principal.

O jogo apresenta a história do novo protagonista Ichiban Kasuga e introduz, com jogabilidade moderna baseada em batalhas por turnos, o clima e a estrutura da série. Yakuza: Like a Dragon tem tudo para conquistar curiosos e jogadores casuais.

Kasuga está em busca de vingança após ser preso por um crime que não cometeu. Além de mudar o protagonista, o jogo troca o sistema de combate dos sete primeiros games, abandonando as batalhas em tempo real por combate em turnos. As insanidades e reviravoltas dramáticas da franquia estão em Like a Dragon.

Continua após a publicidade

A trama faz algumas ligações pontuais com o passado dos jogos, mas nada que exija um conhecimento profundo. No entanto, se a vontade do jogador for conhecer a série a fundo, sem perder nada, a ordem para começar é diferente.

Ao contrário do que pode parecer certo, jogar Yakuza pela ordem de lançamento não é a opção mais recomendada. A série principal possui oito jogos, sendo sete deles focados na vida de Kazuma Kiryu, o lendário dragão da máfia criado para a franquia. Antes de chegar em Like a Dragon, o jogador levará um bom tempo para concluir a jornada de Kiryu.

Confira a seguir a melhor ordem para desbravar esse mundo.

Melhor ordem para jogar Yakuza

Continua após a publicidade

1. Yakuza 0 (2015) - disponível para PS3, PS4, Xbox One e PC

Alguns jogos da franquia não envelheceram tão bem, seja por mecânicas ou gráficos que ficaram datados. Talvez por essa razão, a SEGA tenha resolvido publicar, em 2015, uma prequel para os primeiros títulos, 10 anos após o surgimento da franquia.

Esse é Yakuza 0, o jogo que conta o passado dos protagonistas Kazuma Kiryu e Goro Majima nas cidades de Tóquio e Osaka dos anos 80. O jogo funciona não só como um ponto de partida para história, com consequências que serão mostradas ao longo dos próximos capítulos, como também tornou-se uma entrada mais amigável para novos jogadores.

Continua após a publicidade

2. Yakuza Kiwami (2016) - disponível para PS3, PS4, Xbox One e PC

Yakuza Kiwami é um remake do primeiro jogo da série, lançado em 2005 para o PlayStation 2, reconstruído a partir do zero em HD. Onze anos após a primeira versão, o remake cumpre o papel de atualizar e apresentar o início da história de Kazuma Kiryu como herói lendário.

O título começa de onde Yakuza 0 parou, revelando um Kiryu considerado culpado por um crime que não cometeu. Após o lançamento como exclusivo PlayStation, o jogo também chegou aos PCs e está disponível no catálogo do Xbox Game Pass.

Continua após a publicidade

3. Yakuza Kiwami 2 (2017) - disponível para PS3, PS4, Xbox One e PC

Seguindo os passos do antecessor, Yakuza Kiwami 2 é um remake do segundo jogo da franquia Yakuza. Cronologicamente, a história se passa um ano após o capítulo anterior, mostrando Kazuma Kiryu tentando iniciar uma vida tranquila sem sucesso.

O heroí precisará lidar com um um assassinato que ameaça iniciar uma guerra entre o Clã Tojo e a Aliança Omi. Yakuza Kiwami 2 foi desenvolvido do zero, utilizando o motor gráfico Dragon Engine para modernizar um dos mais clássicos jogos da série.

Continua após a publicidade

O título ainda estreia o “Majima Saga”, que coloca Goro Majima em sua própria aventura jogável e com novos detalhes para a história. Após o lançamento como exclusivo PlayStation, o jogo também chegou aos PCs e está disponível no catálogo do Xbox Game Pass.

4. Yakuza 3 Remastered (2019) - disponível para PS4, Xbox One e PC

Se você chegar até aqui, após jogar a prequel e os dois remakes, provavelmente já estará envolvido com a história da franquia. Essa paixão vai ser necessária para jogar Yakuza 3 que, mesmo em versão remasterizada, se tornou um jogo datado e difícil de ser aproveitado.

Continua após a publicidade

Yakuza 3 Remastered foi lançado como parte da coletânea The Yakuza Remastered Collection e apresenta conteúdo com melhorias nos gráficos, que agora chegam a 1080p e 60fps. No entanto, a remasterização não dá conta da jogabilidade travada do título.

A história acompanha a missão de Kiryu para abandonar seu passado sangrento na ilha de Okinawa. O herói aparece na administração do Orfanato Morning Glory, que logo se encontra no meio de uma luta mortal pelo poder.

5. Yakuza 4 Remastered (2019) - disponível para PS4, Xbox One e PC

Continua após a publicidade

Continue a jornada por Yakuza com a versão remasterizada do quarto capítulo da aventura. Yakuza 4 Remastered também faz parte da coletânea The Yakuza Remastered Collection, com novos gráficos que chegam a 1080p e 60fps.

O enredo acompanha os desdobramentos de um assassinato no território do Clã Tojo. Os eventos desencadeiam uma investigação por uma pequena ramificação do clã, que consiste em Kazuma Kiryu, Masayoshi Tanimura, Shun Akiyama e Taiga Saejima. O título, pela primeira vez, apresenta quatro protagonistas jogáveis.

6. Yakuza 5 Remastered (2020) - disponível para PS4, Xbox One e PC

Continua após a publicidade

Yakuza 5 Remastered fecha o pacote The Yakuza Remastered Collection. O jogo prepara o fim da jornada de Kiryu, mostrando o herói suspendendo a aposentadoria da máfia após passar um tempo como um taxista no Japão.

O Dragão de Dojima retorna ao submundo do crime para proteger seus familiares, ao mesmo tempo que precisa impedir uma guerra total. Yakuza 5 possui cinco protagonistas jogáveis em cinco grandes cidades.

7. Yakuza 6: Song of Life (2018) - disponível para PS4, Xbox One e PC

Song of Life se passa três anos após Yakuza 5, mostrando um Kazuma Kiryu que tentará de todas as formas se afastar da máfia que um dia ajudou a construir. Yakuza 6 é um dos capítulos mais emotivos da franquia, apostando fichas na força da relação dos personagens que o jogador vai conhecer e se envolver até aqui.

Na jogabilidade, o título que coloca um fim na jornada de Kiryu, apresenta um sistema de batalha melhorado, sem transições entre combates e áreas de exploração.

8. Yakuza: Like a Dragon (2020) - disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC

Primeiro jogo da série Yakuza com versões que aproveitam o poder da nova geração, Like a Dragon é um frescor para a série. A história acompanha o novo protagonista, Ichiban Kasuga, condenado a 18 anos de prisão após assumir a culpa por um crime que não cometeu.

O tempo de cadeira coloca o personagem para voltar a uma sociedade que está lidando de forma diferente com a Yakuza e mostra aos jogadores que chegaram até aqui, uma nova perspectiva desse universo nos olhos de quem não assistiu a ruína da organização nos últimos sete capítulos.

O sistema de batalha foi alterado para combates dinâmicos em RPG, para se aproximar de outros suscessos japoneses como Dragon Quest, Pokémon e Persona 5. Agora, cada personagem possui uma profissão com habilidades e atributos próprios.

Bônus: Judgment e Lost Judgment - disponível no PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series

Pronto! Você agora conhece toda a série principal de Yakuza, mas ainda é possível mergulhar mais no mundo da SEGA. Dois jogos alternativos da franquia que chegaram ao ocidente foram Judgment e Lost Judgment.

Os títulos são capítulos da história do detetive particular Takayuki Yagami, que não possui ligação com os jogos principais, mas apresenta o mesmo tom jocoso, minigames e retorna ao combate de ação em tempo real da série.