Publicidade

Quais filmes e séries fazem parte da Fase 4 e Fase 5 do MCU?

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Julho de 2022 às 15h00

Link copiado!

Marvel Studios
Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

O Marvel Studio finalmente acabou com o mistério e revelou quais são os próximos passos que o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) ao longo dos próximos anos. E, como já parecia bem claro, o multiverso vai ser mesmo o grande ponto dessa saga que já está se desenhando e vai culminar em dois novos Vingadores.

  • Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU
  • Pantera Negra 2 | Conheça os novos personagens mostrados no trailer

Com isso, a partir de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, que chega ao Disney+ no próximo dia 17 de agosto, a Marvel já tem engatilhados 17 filmes e séries e até o fim de 2025 — ou seja, uma média de quase seis lançamentos por ano. É tanto coisa que é muito fácil se perder.

Continua após a publicidade

Tanto que a Fase 4 já está em sua reta final, mesmo com boa parte do público achando que a história ainda estava em seu começo. Segundo a Marvel anunciou, Pantera Negra: Wakanda para Sempre será o encerramento desse primeiro arco. Assim, tudo aquilo que chega a partir de 2023 já fica na tão esperada Fase 5.

Mas o que já sabemos sobre os próximos passos do MCU? Já está bem claro que Kang, o Conquistador vai ser o grande vilão da Saga do Multiverso, mas teremos um longo caminho até lá com novos heróis sendo apresentados para culminar em uma nova formação dos Vingadores em Dinastia Kang e Guerras Secretas.

Só que, antes de chegarmos à Fase 6, é preciso ver o que vem ainda nesse resto da Fase 4 e na Fase 5 inteira.

Fase 4

Continua após a publicidade

Ao longo desses mais de 10 anos de MCU, a Fase 4 foi a mais dispersa de todas. Não por acaso, muita gente teve dificuldade de ver para que lado o estúdio estava seguindo. E a verdade é que as histórias realmente seguiram em diferentes frentes, mostrando que a ideia é explorar várias narrativas ao mesmo tempo e não apenas um único grande arco.

Tivemos toda a apresentação do multiverso começando lá em WandaVision e passando por Loki, What If…?, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Foram produções que apresentaram conceitos e personagens que vão ser fundamentais para tudo aquilo que a gente ainda vai ver.

Ao mesmo tempo, a Fase 4 apontou também para o lado cósmico com Eternos e Thor: Amor e Trovão ao mesmo tempo em que passou a olhar para seu universo urbano, principalmente com Gavião Arqueiro e Ms. Marvel. E sobrou até espaço para pincelar um lado místico com Cavaleiro da Lua e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Ou seja, teve para todo mundo.

Continua após a publicidade

Assim, a reta final da Fase 4 deve seguir na mesma tônica, seja para mostrar o lado burocrático de super-heróis com Mulher-Hulk: Defensores de Heróis ou estabelecendo novas relações de poder no âmbito geopolítico com Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. E não só porque veremos a introdução do reino de Atlântida, mas porque os rumores apontam para a introdução do Doutor Destino e seu regime totalitário na Latvéria.

Confira o que podemos esperar dos próximos lançamentos:

Mulher-Hulk: Defensora de Heróis

Continua após a publicidade

A próxima estreia da Marvel é Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, série que chega ao Disney+ apresentando Jennifer Walter (Tatiana Maslany), prima de Bruce Banner (Mark Ruffalo) que vai herdar os poderes do Gigante Esmeralda após entrar em contato com o sangue contaminado pela radiação Gama.

Só que, além de todo o tom mais cômico que o seriado deve trazer, devemos ver uma história bastante focada nas implicações legais da existência de super-heróis. Quem deve ser processado quando a cidade é destruída em um combate contra supervilões? Quem defende um monstro como o Abominável (Tim Roth) quando ele decide entrar na justiça contra quem o deixou daquele jeito?

Esse tipo de questionamento deve abrir margem para mostrar esse lado mais urbano e menos cósmico do MCU. Tanto que já temos confirmadas as presenças de Wong (Benedict Wong) e até do Homem-Sapo. Contudo, a participação que todos querem ver mesmo é a do Demolidor (Charlie Cox), que vai estrear seu uniforme amarelo.

Mulher-Hulk: Defensora de Heróis chega ao Disney+ em 17 de agosto de 2022.

Continua após a publicidade

Pantera Negra: Wakanda para Sempre

O filme que fecha a Fase 4 da Marvel é ainda um enorme mistério em termos de roteiro. O teaser exibido durante a San Diego Comic-Con mostrou que o longa vai ser bastante emotivo e tratar a morte de T’Challa e Chadwick Boseman como uma coisa só — e o primeiro vídeo já acertou em cheio no coração da galera.

O destaque aqui fica por conta da introdução de Namor (Tenoch Huerta) e da Atlântida, além de definir quem vai ser o novo Pantera Negra. Além disso, o longa também vai apresentar Riri William (Dominique Thorne), a jovem que vai virar a Coração de Ferro e vai ganhar sua própria série da Fase 5.

Continua após a publicidade

Há alguns rumores de que teremos ainda uma primeira aparição do Doutor Destino, ainda que em uma cena pós-crédito. Só que, independente disso, tudo em torno de Wakanda para Sempre já mostra como ele tem potencial para ser o longa mais impactante de toda a fase 4.

Pantera Negra: Wakanda para Sempre estreia no dia 10 de novembro de 2022.

Fase 5

Já a Fase 5 é uma enorme incógnita, já que ela deve dar continuidade a essas linhas narrativas que foram apresentadas até aqui. Assim, enquanto Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e a segunda temporada de Loki vão apresentar Kang em mais profundidade e mostrar o quão ameaçador ele pode ser com seu domínio sobre presente, passado e futuro, temos coisas bem mais pé no chão, como Capitão América: Nova Ordem Mundial e Thunderbolts.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, tem aquelas histórias que a gente não sabe ao certo onde se encaixam. Invasão Secreta é uma delas. Até porque se trata de uma saga muito importante nos quadrinhos, mas que aqui parece ter sido diminuída para algo bem mais local e de pouco impacto no universo geral. Em paralelo, Blade deve chegar mostrando que, além de alienígenas, deuses, mutantes e super-humanos, o mundo também é habitado por vampiros.

Mas a verdade é que nada disso importa, pois o que a gente quer saber mesmo é do retorno do Demolidor ao MCU. Depois de aparições pontuais em Mulher-Hulk e Eco, o Homem Sem Medo vai ganhar um reboot para se estabelecer de vez nesse universo, abrindo espaço também para as histórias mais urbanas.

Confira o que podemos esperar dos próximos lançamentos:

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Continua após a publicidade

O filme que abre a Fase 5 é também o mais importante para entendermos o que vai acontecer no futuro da Marvel. Como já foi confirmado, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania vai apresentar Kang como seu principal vilão e mostrar que ele praticamente não pode ser derrotado. Para quem estava achando a Saga do Multiverso bastante difusa, é aqui que tudo vai ficar mais claro.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania está previsto para chegar aos cinemas em 16 de fevereiro de 2023.

Invasão Secreta

Continua após a publicidade

Não sabemos absolutamente nada sobre a série, exceto que vai trazer Samuel L. Jackson como Nick Fury e Cobie Smulders no papel de Maria Hill. E, assim como nas HQs, a trama deve mostrar que os Skrulls já estão infiltrados na Terra há décadas. A dúvida é qual será a implicação disso.

Nos quadrinhos, os alienígenas transmorfos são clássicos vilões, mas o MCU os retratou como uma raça bastante amistosa e que está trabalhando junto com o próprio Fury. Dessa forma, é impossível prever o que vem aí.

Invasão Secreta chega ao streaming no segundo trimestre de 2023.

Continua após a publicidade

Guardiões da Galáxia Vol. 3

O último filme de James Gunn à frente do grupo deve ser também a despedida de toda a equipe. Isso significa que alguns devem morrer, outros apenas se despedir e descansar desse mundo de aventuras. Para isso, porém, eles vão precisar passar por uma última provação.

Ainda não fazemos a mínima ideia de qual vai ser, mas sabemos que vai envolver Adam Warlock (Will Poulter) e o Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji).

Guardiões da Galáxia Vol. 3 chega aos cinemas em 4 de maio de 2023.

Eco

Depois de dar um tiro à queima roupa em Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio), Maya Lopez (Alaqua Cox) vai retornar em uma jornada de autodescoberta para encontrar seu lugar no mundo — e que vai colocá-la frente a frente com o Demolidor.

Aliás, podemos esperar o retorno do próprio Rei do Crime. Se a série seguir as HQs, Fisk estará cego e terá seu domínio do submundo do crime contestado por outras gangues, o que abre espaço para explorar mais esse universo urbano e transformar Eco em uma heroína.

Eco chega ao Disney+ na metade de 2023.

Loki - Temporada 2

A única série da Marvel a ganhar uma segunda temporada de verdade, Loki retorna para mostrar as consequência que a morte de Aquele que Permanece trouxeram para a multiverso. Basicamente, tudo aquilo que a gente imaginou que seria mostrado ao longo da Fase 4 deve repercutir somente nos novos episódios do seriado mesmo.

Por isso mesmo, a trama segue um enorme mistério. Há muitas perguntas em aberto que precisam ser respondidas e a série deve ser uma peça importante para conectar as demais produções da Saga do Multiverso. E como ela chega depois de Quantumania, pode se preparar para ver muito Kang por aí.

A segunda temporada de Loki chega ao Disney+ na metade de 2023.

As Marvels

A cena pós-crédito de Ms. Marvel deu a dica do que podemos esperar de As Marvels: Carol Danvers (Brie Larson) trocou de lugar com Kamala Khan (Iman Vellani) e agora precisa descobrir uma forma de acessar de volta aquela dimensão bizarra para resgatar a garota.

Esse deve ser o ponto de partido do longa, que deve explicar por onde diabos a Capitã Marvel andou durante todo esse tempo, a origem dos poderes de Kamala e apresentar ainda uma grande ameaça que justifique uma união das duas com Monica Rambeau (Teyonah Parris).

As Marvels chega aos cinemas em 27 de julho de 2023.

Blade

Ok, não sabemos absolutamente nada sobre esse filme. No máximo, que ele vai ser interpretado por Mahershala Ali.

O caçador de vampiros já “apareceu” no MCU na cena pós-crédito de Eternos, impedindo que Dane Whitman (Kit Harrington) tocasse na amaldiçoada Espada de Ébano.

A única informação é que Blade estreia no dia 1º de novembro de 2023.

Coração de Ferro

A série do Disney+ vai ser uma espécie de spin-off de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, desenvolvendo melhor a personagem Riri Williams em sua transformação na heroína Coração de Ferro.

Sabemos que a jovem gênio já vai montar a primeira versão de sua armadura no filme, então o seriado deve explorar melhor o mundo à sua volta e mostrar como a sua inteligência faz dela a nova Tony Stark do MCU, com direito a um traje ultratecnológico para salvar o mundo.

Coração de Ferro chega ao Disney+ no terceiro trimestre de 2023.

Agatha: Coven of Chaos

Outra série da qual não sabemos absolutamente nada. A impressão é que a Marvel se empolgou com o sucesso da personagem em WandaVision e anunciou um spin-off que não se encaixa direito na grande saga que está sendo contada.

De qualquer forma, devemos ver o retorno de Agatha (Kathryn Hahn) depois de ter sido enfeitiçada por Wanda (Elizabeth Olsen). E pode ser que vejamos ela se livrando do encantamento porque a Feiticeira Escarlate morreu ou a série vai mostrar que a ex-Vingadora segue vivinha.

Agatha: Coven of Chaos estreia entre o fim de 2023 e início de 2024.

Daredevil: Born Again

O Diabo da Cozinha do Inferno voltou de vez ao MCU. Confirmando os vários rumores e pedidos dos fãs, o Demolidor vai ganhar um reboot dentro do universo que conhecemos e vai estabelecer de vez esse lado urbano da Marvel. Charlie Cox retorna como Matt Murdock, assim como Vincent D’Onofrio como Rei do Crime.

Ao todo, serão 18 episódios que chegam ao Disney+ no segundo trimestre de 2024.

Capitão América: Nova Ordem Mundial

O final de Falcão e Soldado Invernal deixou claro que Sam Wilson (Anthony Mackie) é o novo Capitão América. Tanto que não demorou para a Marvel anunciar um novo longa estrelado pelo herói. E isso é tudo o que sabemos até agora.

Capitão América: Nova Ordem Mundial chega aos cinemas no dia 2 de maio de 2024.

Thunderbolts

O filme que fecha a Fase 5 é também o que pegou todo mundo de surpresa. Os Thunderbolts são uma espécie de Esquadrão Suicida da Marvel, ou seja, um grupo formado por vilões e anti-heróis fazendo missões secretas para o governo.

Ele deve se conectar muito mais com Capitão América: Nova Ordem Mundial do que com a grande Saga do Multiverso. Ainda assim, não estranhe caso vejamos uma missão secreta sendo enviada para a Latvéria.

Thunderbolts chega aos cinemas no dia 23 de julho de 2024.