Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quando encerra a fase 4 dos filmes da Marvel?

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Julho de 2022 às 16h00

Link copiado!

Marvel Studios
Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

Tanto quanto as datas de boa parte de seus projetos e novos anúncios, a confirmação de que a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) está prestes a acabar foi uma das grandes surpresas do painel do Marvel Studios durante a San Diego Comic-Con. E foi um anúncio inesperado, já que os fãs acreditavam que a fase ainda estava só no começo e tentavam traçar o caminho que o estúdio ainda iria trilhar. Pois agora tudo ficou bem mais claro.

Segundo o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, a Fase 4 dos filmes da Marvel se encerra ainda em 2022 com Pantera Negra: Wakanda para Sempre. O filme chega aos cinemas em 10 de novembro e fecha de vez essa primeira etapa da recém-nomeada Saga do Multiverso.

O que isso significa?

Continua após a publicidade

É difícil imaginar como o filme dirigido por Ryan Coogler vai se conectar com essa história toda de múltiplas realidades, variantes e coisas do tipo. O teaser divulgado é bem contido e se concentra em uma questão muito mais local, com um confronto entre Wakanda e Atlântida, o que faz com que o longa pareça ser um capítulo bem isolado do grande arco que nos foi apresentado.

Na verdade, essa é uma sensação que acompanhou toda essa Fase 4 do MCU. Com exceção de Loki, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, todas as demais histórias parecem não se encaixar nessa trama geral que vai culminar em Vingadores: Dinastia Kang e Guerras Secretas.

Seja com Eternos e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e passando por séries como Cavaleiro da Lua e Ms. Marvel, são poucos os elementos que apontam para esse futuro — o que fez muita gente acreditar que ainda estávamos no começo desse novo ciclo.

Continua após a publicidade

Esse é um cenário bem diferente daquele que vimos 10 anos atrás, quando o primeiro Vingadores encerrou a Fase 1 da Marvel. Na época, todos os filmes anteriores convergiram para o filme da equipe, resultando o grande evento que foi a formação do grupo. Era um processo bem mais lógico em que a gente sabia no que tudo ia culminar. Desta vez, porém, ainda estamos às cegas.

Ramificações do MCU

Só que também é complicado fazer esse paralelo entre a Fase 4 e os primeiros anos de MCU. Quando tudo começou, o universo era bem mais contido e era fácil encaminhar todas as histórias para um ponto em comum. Depois de 30 filmes e mais um punhado de séries, as narrativas se ramificam tanto quanto o próprio multiverso e nem todas elas levam para a saga final.

Continua após a publicidade

Exemplo disso é Viúva Negra. O filme foi bastante criticado por não trazer nada de novo à recém-lançada nova fase da Marvel, mas foi ali que conhecemos personagens como Yelena Belova (Florence Pugh) e Valentina Allegra de Fontaine (Julia Dreyfus), que são fundamentais para desenvolver tramas paralelas à Saga do Multiverso, seja com a formação dos Thunderbolts na Fase 5 ou mesmo expandindo esse lado mais urbano das histórias que Gavião Arqueiro apresentou e que deve se expandir com Demolidor: Born Again.

Pantera Negra e o fechamento da Fase 4

Ainda assim, é impossível não questionar por que Wakanda para Sempre foi escolhido para fechar a Fase 4 dos filmes da Marvel. E enquanto as informações mais concretas sobre a história da sequência de Pantera Negra não vêm, podemos especular um pouco sobre o que está por vir.

Como dito, o tom dessa nova fase do MCU não foi encaminhar as histórias para Dinastia Kang e Guerras Secretas da mesma forma que os primeiros filmes da Marvel fizeram com Vingadores. Na verdade, o que vimos foi Kevin Feige parando o jogo para colocar a bola no chão e estabelecer novas relações.

Continua após a publicidade

Isso significa tanto incluir novos personagens no tabuleiro, como o próprio Shang-Chi e a Ms. Marvel, como também mexer no status quo de outros nomes já conhecidos. Falcão e o Soldado Invernal é um bom exemplo disso, pois definiu que Sam Wilson (Anthony Mackie) é o novo Capitão América e vamos ver as implicações disso lá na Fase 5, da mesma forma que a aposentadoria do Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e possivelmente do Hulk (Mark Ruffalo) vai abrir espaço para seus sucessores.

Dessa forma, é bem provável que Pantera Negra: Wakanda para Sempre siga essa mesma linha. Mais do que se preocupar com as implicações que vai ter na Saga do Multiverso, o filme parece estar muito mais preocupado em redefinir as coisas em Wakanda e apresentar o novo Pantera Negra que vai carregar o legado de T’Challa — e de Chadwick Boseman — daqui em diante. E levando em conta o peso e a liderança que o antigo rei tinha, isso já é significativo o bastante para o que vem em seguida.