Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pantera Negra 2 | Conheça os personagens de Wakanda para Sempre

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Julho de 2022 às 18h30

Link copiado!

Marvel Studios
Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

Depois de muita espera, Pantera Negra: Wakanda para Sempre finalmente chega aos cinemas. O filme que marca o fim da Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) chega aos cinemas no dia 10 de novembro e chega envolto em muito mistério em torno de quem vai assumir o manto do herói após a morte do ator Chadwick Boseman.

Só que o suspense em torno da identidade do novo herói é apenas um dos destaques do longa. É a dinâmica entre os personagens já conhecidos e aqueles que vão fazer sua primeira aparição agora é que chama a atenção. Sem um Pantera Negra proteger Wakanda, resta saber como a geopolítica do país vai ser afetada e, mais importante, como aliados e inimigos vão se comportar.

Continua após a publicidade

É claro que o grande atrativo nesse sentido é a chegada de Namor (Tenoch Huerta), mas ele não é o único. Junto com o Príncipe Submarino, outros guerreiros de Talokan vão dar as caras, assim como alguns soldados da própria Wakanda que ainda não tinham sido apresentados.

Por isso, para ajudá-lo a se situar em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, relembre quem é quem e o que esperar de cada um deles no último filme do MCU do ano.

Shuri

Continua após a publicidade

A irmã do Rei T’Challa é o nome mais provável para assumir o manto de Pantera Negra. A personagem vivida por Letitia Wright se tornou uma das queridinhas dos fãs depois de sua carismática estreia no filme de 2018 e faz todo o sentido vê-la se transformando na heroína — até por ela ser uma das últimas remanescentes da família real.

Mais do que isso, os trailers já mostraram que Shuri vai mesmo assumir um papel de protagonismo na trama, usando seu intelecto com tecnologia para ajudar Wakanda a se proteger das novas ameaças que a rondam. Isso significa virar a Pantera Negra? Talvez, mas pode esperar para vê-la em ação mesmo sem o uniforme.

Rainha Ramonda

Continua após a publicidade

A Rainha Ramonda já tinha mostrado sua força no primeiro Pantera Negra e até nos filmes dos Vingadores, mas é em Wakanda para Sempre que a monarca vai mostrar que ela também tem garras. Depois de perder o marido e o filho e ver o mundo inteiro crescer o olho para seu país, ela deve assumir um papel mais de destaque para que ninguém acredite que Wakanda segue sem um líder.

Okoye

A personagem de Danai Gurira foi outro destaque do primeiro filme, liderando as guerreiras Dora Milaje e se revelando uma habilidosa combatente e extremamente leal ao trono de Wakanda. E é por causa dessa combinação que há quem acredite que ela deve ser a nova Pantera Negra. 

Continua após a publicidade

Independente de isso acontecer ou não, pode se preparar para ver Okoye mais uma vez indo à luta e sendo a linha de frente de defesa do país.

Nakia

Nakia (Lupita Nyong’o) é uma personagem que deve ganhar mais destaque em Pantera Negra: Wakanda para Sempre. Não apenas por ser o antigo par romântico de T’Challa  — e rumores até apontam que ela pode estar esperando um filho do antigo rei —, mas por causa da ordem a que ela pertencia.

Continua após a publicidade

Ela é um Cão de Guerra de Wakanda, uma agente secreta que o país enviava para outros lugares do mundo em missões especiais. E, ao que tudo indica, devemos ver mais dessas organizações militares wakandanas dando as caras no longa.

Em relação ao seu papel na trama, sabemos que Nakia vai voltar para ajudar a enfrentar as novas ameaças que rondam o reino, sobretudo em relação a Namor.

M’Baku

Continua após a publicidade

Apresentado como uma espécie de deuteragonista no primeiro filme, M’Baku (Winton Duke) se tornou um dos homens de confiança de T’Challa após a batalha contra Killmonger. Tanto que ele já estava lutando ao lado do Pantera Negra em Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato.

Em Wakanda para Sempre, ele se mostrará fiel à Família Real e seguirá lutando para defender o país — o que significa cair na porrada com Namor.

Namor

Continua após a publicidade

O Príncipe Submarino é a grande novidade do novo filme do MCU. O personagem é um dos mais antigos da Marvel e chega aos cinemas com um visual bem próximo do clássico, com direito à sunguinha verde e às asinhas no pé. No entanto, ele ganha uma estética asteca e mantém o tom régio e ameaçador que lhe é característico dos quadrinhos.

Ele deve ser mesmo o grande adversário de Wakanda, embora não seja possível considerá-lo um vilão propriamente dito. Ele vai até o país como uma espécie de soberano e deus de Talokan para saber se os wakandanos são aliados ou inimigos e, a partir disso, é que devemos ver a tensão entre os dois povos se intensificando. 

Já sabemos que ele vai atacar Wakanda e inundar o país, além de cair na briga com M’Baku, Riri Williams (Dominique Thorne) e até o novo Pantera Negra. Resta saber o que há por trás disso tudo.

Riri Williams

Continua após a publicidade

Uma das novidades mais esperadas para Wakanda para Sempre, Riri Williams é uma das promessas da Marvel para o seu futuro. Nos quadrinhos, ela é uma menina-gênio que constrói sua própria armadura e vira uma espécie de “Homem de Ferro mirim”, sendo apadrinhada pelo próprio Tony Stark e participando de super-equipes juvenis, como os Campeões.

No filme, porém, pouco foi mostrado sobre sua participação. Ela aparece apenas dentro dos laboratórios da Wakanda junto com Shuri e, em outro momento, forjando sua armadura — com direito ao ícone do coração aparecendo, indicando que ela já deve assumir a alcunha de Coração de Ferro já no longa. Vale lembrar que uma série da personagem já está confirmada para 2023 no Disney+.

Além disso, também vimos algumas versões de sua armadura, indicando que ela deve ir para a ação em mais de um momento e com poder de fogo diferentes em cada um deles.

Continua após a publicidade

Attuma

Eis um personagem que aparece muito pouco nos trailers, mas que deve desempenhar um papel muito importante no filme. Aliás, é bem possível que ele seja o grande vilão da história toda, sendo a ameaça que vai fazer Namor se juntar ao Pantera Negra e ao exército de Wakanda.

No MCU, ele é interpretado pelo ator mexicano Alex Livinalli (Ozark) e aparece quase sempre em segundo plano no material promcional. No entanto, algumas pistas dão a entender que o seu papel pode ser maior do que apenas o figurante grandão.

Continua após a publicidade

Primeiro que, nos quadrinhos, Attuma é um vilão clássico das histórias de Namor. Ele apareceu inicialmente em uma história do Quarteto Fantástico como um comandante militar de Atlântida que alega ser o verdadeiro herdeiro ao trono do reino, o que o coloca em oposição ao próprio Namor.

Assim como aconteceu com M’Baku no primeiro Pantera Negra, ele é aquele guerreiro de uma tribo que é afastada do poder central e que depois chega questionando o poder real. Isso porque, por ele ser claramente muito maior e mais forte que qualquer outro Atlante, seu povo passa a vê-lo e tratá-lo como o rei prometido que iria trazer a glória do reino submarino novamente. A partir daí, ele passa a antagonizar as histórias vez ou outra.

Contudo, não há nada de realmente concreto nos trailer que sugira que algo assim deve acontecer. Levando em conta seu visual de guerreiro, ele deve ser mesmo uma espécie de líder militar Talokan, mas sem esse papo de tribo isolada ou de rei prometido. Só que podemos ver algum tipo de reviravolta com ele questionando a liderança de Namor e dando um golpe, sendo o grande traidor responsável pelo ataque a Wakanda.

Parece coisa de fanfic, já que não há nenhum indício disso no material promocional divulgado. no entanto, os brinquedos do novo Pantera Negra mostrados pela Marvel dão um destaque muito grande ao personagem que apareceu por apenas alguns segundos, indicando que a sua participação certamente vai ser maior do que o capanga grandão no fundo da tela.

Namora

Outra personagem que aparece muito rapidamente nos trailers é Namora, a única Talokan mulher com destaque nas cenas apresentadas. Vivida pela atriz mexicana Mabel Cadena, ela é uma velha conhecida dos leitores de quadrinhos, embora seja difícil prever o quanto ela vai reprisar no MCU seu papel nas HQs.

Nos gibis, ela se chama Aquaria Neptunia e ganha o apelido de Namora por ser prima do Príncipe Submarino. É alguém que sempre participou das histórias do anti-herói de sunga verde, mas sempre nesse papel mais coadjuvante.

Em algumas fases, entretanto, ameaça um protagonismo quando passa a bater de frente com seu primo. Durante a saga Império Secreto, por exemplo, Namor se tornou um tirano e foi Namora quem comandou a rebelião e quase foi morta por isso, mas conseguiu fazer com que seu parente deixasse de ser um vilão maluco para comandar Atlântida do jeito certo.

No filme, porém, as coisas devem ser um pouco mais simplificadas. Ainda que não seja possível dizer se ela vai ter ou não esse vínculo familiar com o personagem de Tenoch Huerta, é quase certo que Namora deve se limitar a ser uma liderança militar e, quem sabe, uma das vítimas da loucura de Attuma e a razão para fazer Namor passar a atuar ao lado dos heróis.

Aneka

A personagem inédita confirmada em Pantera Negra: Wakanda para Sempre é também aquela de que menos temos informações. Aneka é a personagem vivida por Michaela Coel (I May Destroy You), que tinha sido anunciada no elenco há meses, mas ninguém tinha dito nada sobre qual seria seu papel. E, mesmo depois que foi divulgado, as dúvidas persistem.

Em um dos trailers, ela aparece muito brevemente durante uma batalha ao lado das Dora Milaje, o exército de mulheres guerreiras de Wakanda. Só que ela claramente não é uma soldado qualquer, pois se destaca tanto na linha de frente quanto na própria vestimenta, trazendo um traje de outra cor do restante do pelotão.

A explicação para isso pode estar nas HQs. Nos gibis, Aneka é uma espécie de instrutora de combate dessa força de elite do país. Assim, se você ficou impressionando com as Dora Milaje caindo na porrada, saiba que foi ela quem ensinou todas essas técnicas — o que significa que ela tem potencial para ser ainda mais habilidosa.

Ainda nos gibis, a sua história é estendida a partir de uma cisão dentro da própria Wakanda, com ela sendo presa e condenada pela Rainha Ramonda. Em seguida, ela é salva por Ayo, uma das guerreiras da nação africana, e as duas fogem e dão início a uma rebelião contra o Pantera Negra.

Não dá para dizer que essa trama vai estar presente em Wakanda para Sempre, mas também não é possível descartá-la. Até porque Ayo foi confirmada no filme e será vivida pela atriz Florence Kasumba — ou seja, há espaço para essa ser uma das ameaças a que a sinopse se refere. E, em determinado ponto do teaser, vemos as Dora Milaje se opondo a Aneka e Ayo, então é uma trama que faz muito sentido.