Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 15 | O que esperar da próxima grande evolução em celulares da Apple?

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Fevereiro de 2023 às 17h10

Link copiado!

Apple
Apple

A Apple deve anunciar a linha iPhone 15 em setembro e vários indícios já antecipam detalhes dos futuros smartphones da empresa. Rumores cada vez mais consistentes apontam avanços importantes para a lente zoom da câmera traseira, uso da Dynamic Island em todos os quatro modelos e, como uma das mudanças mais esperadas, a chegada do USB-C ao iPhone e o fim definitivo do Lightning em todos os produtos da marca.

Evento e data de lançamento

Continua após a publicidade

A apresentação da Apple acontece no dia 12 de setembro de 2023, às 14 horas (pelo horário de Brasilia), no Apple Park, sede da empresa na Califórnia, Estados Unidos.

Chamado de "Wonderlust", ou "Maravilha", o evento foi anunciado duas semanas antes da sua realização, em 29 de agosto.

O lançamento e início das vendas para todos ou quase todos os dispositivos apresentados na conferência deve acontecer sete dias após o anúncio — ao menos nos Estados Unidos e em mercados selecionados —, mantendo a consistência dos anos anteriores.

USB-C no iPhone contra a vontade da Apple

Um dos grandes destaques do iPhone 15 pode ser a substituição do conector Lightning pela porta USB-C, unificando de vez a porta de carregamento entre todos os dispositivos da Apple.

A medida acontece graças a uma lei aprovada pela União Europeia que obriga todas as fabricantes a implementar o USB-C em eletrônicos de consumo até o fim de 2024. Sem saída para o uso da porta, a Apple não deve levar muito tempo para implementar a entrada universal contra seu desejo, adotando o conector já em. 2023.

Os rumores ganharam força em maio de 2022 quando o Bloomberg reportou que unidades de teste do iPhone 15 já eram produzidas com porta USB-C. Em entrevista ao The Wall Street Journal em outubro de 2022, executivos da Apple confirmaram que a empresa não tem escolha e que cumprirão com a regra, embora não tenham confirmado como ou quando.

Continua após a publicidade

Mas a novidade pode ter limitações. Em fevereiro surgiram informações de que a linha iPhone 15 pode não funcionar com qualquer cabo USB-C pela adoção do padrão Made For iPhone no conector, identificando cabos certificados para oferecer maiores velocidades de carregamento ou transferência, ou ainda, em caso extremo, permitir recarga e transferência apenas com cabo oficial.

iPhone 15 Ultra ainda pode chegar este ano 

Após indicar várias vezes a chegada de um iPhone Ultra para este ano como substituto ao modelo Pro Max, o jornalista Mark Gurman do Bloomberg deu indícios de que o modelo mais caro e poderoso pode ficar para 2024, mas segundo o jornalista Andrew O'Hara do AppleInsider, a mudança acontecerá este ano.

Continua após a publicidade

Segundo O'Hara, "múltiplas fontes me disseram que a Apple vai, de fato, utilizar a marca 'iPhone 15 Ultra' no modelo maior do celular profissional."

Nos últimos anos a Apple tem apresentado produtos como o Apple Watch Ultra e processadores M1 Ultra e M2 Ultra indicando equipamentos de máximo desempenho em sua categoria. A chegada de um iPhone com a marca UItra, portanto, era apenas uma questão de tempo.

Mudanças de design

A Apple deve apostar mais uma vez em quatro celulares no próximo lançamento, mantendo dois modelos premium e dois modelos comuns com algumas semelhanças e várias diferenças.

Continua após a publicidade

Novas cores e o fim do dourado

Segundo o 9to5Mac, o iPhone 15 Pro e 15 Ultra são esperados com uma paleta de cores sóbrias este ano, incluindo Preto, Prata, Cinza (Titânio) e Azul escuro.

Este seria o primeiro ano desde 2018 sem uma opção dourada para a dupla mais poderosa dos smartphones da Apple.

O iPhone 15 e 15 Plus são aguardados em cinco cores: Preto, Verde, Azul, Rosa e Amarelo. A estreia de um modelo Branco ou Estelar ainda é desconhecido.

Continua após a publicidade

Adeus notch, olá Dynamic Island

Representando uma evolução do entalhe presente desde o iPhone X em 2017, a Dynamic Island estreou com o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max e abriga em seu recorte de pílula os mesmos sensores para Face ID da geração anterior com uma câmera frontal atualizada.

Diferente dos entalhes dos celulares Android, a região conversa com o sistema operacional e permite a exibição de notificações, atalhos e ações para facilitar o acesso ao conteúdo em segundo plano.

Continua após a publicidade

O analista Ross Young revelou em fevereiro de 2022 que todos os quatro modelos da linha iPhone 15 devem adotar o novo entalhe na tela, encerrando de vez o uso de notch largo na linha principal de celulares da Apple.

iPhone 15 e 15 Plus ganham sensor de 48 MP

A dupla comum é esperada com uma nova câmera principal traseira com sensor de 48 MP e diferente do esperado anteriormente, descobrimos recentemente que o sensor não será idêntico ao do iPhone 14 Pro.

O sensor utilizado no iPhone 15 e 15 Plus terá 48 MP e tamanho de 1/1,5 polegada, um avanço significativo em relação ao sensor de 12 MP com tamanho de 1/1,9 polegada implementado no iPhone 14 e 14 Plus, mas diferente do sensor com 1/1,28 polegada do iPhone 14 Pro.

Continua após a publicidade

A novidade resultará em melhor desempenho de imagem em todos os cenários para fotos e vídeos, mas os modelos mais poderosos ainda terão a experiência mais completa de câmera graças ao sensor mais avançado e ainda maior, com 1/1,28 polegada.

Fim dos botões físicos no iPhone? Ainda não

Após meses de expectativa de que a Apple abandonaria os botões laterais físicos por novos botões de clique simulado por vibração, um novo vazamento aponta que a mudança pode ter sido adiada para o próximo ano.

A decisão estaria relacionada a problemas técnicos ainda não solucionados e, por isso, a empresa teria decidido evitar dores de cabeça e postergar a estreia. Entretanto, uma das novas peças estará presente no iPhone 15 Pro e 15 Ultra: o botão de silenciar atualizado.

Continua após a publicidade

O botão deve ganhar um visual atualizado com peça fixa em vez de uma chave móvel e usuários poderão utilizá-lo de diversas maneiras: como atalho para câmera, para ativar a lanterna, acessar rapidamente recursos de acessibilidade, usar rapidamente o tradutor, mudar ou desativar o modo Foco e muito mais.

Quinas arredondadas

Em janeiro o informante ShrimpAppleProdisse que o iPhone 15 chegaria com cantos suavizados lembrando o design do iPhone 5C e tela de bordas mais finas com vidro curvado nas laterais, mantendo o display plano. Em meados de fevereiro o site 9to5Mac revelou o possível design do iPhone 15 Pro (acima).

Continua após a publicidade

Baseado em um arquivo CAD (que indica desenvolvimento avançado de design) obtido por fontes internas, o dispositivo de fato aparece con quinas arredondadas, tela plana e bordas mais finas, sem mudança alguma para a Dynamic Island em tamanho ou posição.

O ShrimpApplePro informou que os novos produtos teriam vidro curvado nas laterais que resultariam em um efeito de ilusão de óptica semelhante ao visto no Apple Watch Series 7 e 8, mas as renderizações preliminares do 9to5Mac indicam que o display será praticamente reto e quase sem curvas.

Com o objetivo de diferenciar o iPhone 15 Ultra, é possível que a novidade seja exclusiva do modelo maior e mais poderoso, mas não há garantias até o momento.

Continua após a publicidade

O próprio ShimpApplePro ainda revelou em fevereiro que o iPhone 15 e 15 Plus podem ganhar novo módulo de câmera. Apesar disso, não sabemos quais mudanças estariam presentes no novo alinhamento das lentes traseiras.

Após o ajuste de layout das lentes da vertical do iPhone 12 para a diagonal no iPhone 13, imaginamos se a próxima mudança não estaria em levar as lentes para a horizontal ou ainda realizar uma alteração radical no conjunto.

De qualquer forma, é muito provável que a dupla comum ainda ofereça apenas duas câmeras traseiras, deixando a módulo triplo para a dupla premium.

Câmera zoom mais potente

Visando finalmente competir contra smartphones de lente zoom com alta aproximação, a Apple finalmente deve implementar o módulo periscópio para elevar a qualidade das fotos com mais de 5x de aproximação.

A solução deve ser a mesma encontrada em outros smartphones atuais: em vez de lentes empilhadas na vertical, o módulo de câmera zoom adotaria lentes na horizontal para ampliar a distância entre elas e aumentar o alcance de zoom.

É muito provável que a câmera periscópio esteja presente com exclusividade no iPhone 15 Ultra pelo tamanho maior do dispositivo. Como vemos refletido nos lançamentos de smartphones Android, não há modelos compactos com lente periscópio, indicando que seria difícil portar a lente ao iPhone 15 Pro de 6,1 polegadas.

O Galaxy S22 Ultra utiliza a lente periscópio para zoom de até 100x, enquanto o Xiaomi 12S Ultra vendido apenas na China eleva o nível para impressionantes 120x de aproximação.

Desempenho aprimorado

Com a linha iPhone 14 a Apple apresentou algo nunca antes visto em sua principal linha de smartphones: manter os processadores do ano anterior na dupla comum e apostar no chip mais recente apenas na dupla mais poderosa. Isso deve se repetir no próximo ano.

Novo chip A17 Bionic de 3 nanômetros

Caso isso se mantenha no próximo ano, o A17 Bionic deve ser exclusivo do iPhone 15 Pro e 15 Ultra, deixando o iPhone 15 e 15 Plus com o mesmo processador A16 Bionic do iPhone 14 Pro.

Para o futuro chip há grandes expectativas do uso da fabricação de 3 nanômetros da TSMC, tornando o processador até 30% mais eficiente e até 15% mais veloz graças à maior quantidade de transistores em uma menor região.

Mais RAM para a dupla premium

A dupla mais poderosa deve estrear com até 8 GB de memória RAM em opções com 1 TB e 2 TB de armazenamento, mantendo todo o restando dos dispositivos com 6 GB de RAM.

Nada de modem 5G proprietário

Nos últimos anos temos visto a ânsia da Apple em desenhar e projetar seu próprio modem de conectividade 5G, mas não será 2023 o ano em que este desejo será realizado.

Fontes da indústria apontam que a empresa tem lidado com problemas de superaquecimento e, por isso, o modem pode ficar pronto apenas em 2024, resultando em conectividade mais estável e veloz. Com isso, a Apple seguiria usando modem 5G da Qualcomm em seus produtos.

Mais detalhes relacionados à linha iPhone 15 devem surgir nas próximas semanas, com informações mais precisas sobre design, especificações e diferenciais sendo reveladas à medida que nos aproximamos do seu lançamento oficial.