Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple testa iPhone e acessórios com USB-C para substituir Lightning em 2023

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Maio de 2022 às 10h37

Link copiado!

Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Apple

Após fortes rumores de que a Apple finalmente deve substituir o conector Lightning pelo USB-C em seus iPhones no próximo ano, novos detalhes reforçam que a mudança deve chegar também para todos os acessórios da marca que ainda usam o conector proprietário.

Segundo o jornalista Mark Gurman do Bloomberg, a "Apple está testando futuros modelos de iPhone que substituem a atual porta de carregamento Lightning pelo mais prevalente conector USB-C."

Continua após a publicidade

Fontes indicam que a Apple também estaria trabalhando em um adaptador que permitiria que futuros iPhones com USB-C funcionassem com atuais acessórios com conector Lightning.

Acessórios também ganharão USB-C

Segundo o renomado analista Ming-Chi Kuo — que havia antecipado na semana passada a adoção do USB-C na linha iPhone 15 —, "outros produtos com porta Lightning (como AirPods, Magic Keyboard/Trackpad/Mouse, Bateria MagSafe) também devem mudar para o USB-C em um futuro previsível."

Continua após a publicidade

Atualmente todos os fones de ouvido da Apple e boa parte dos acessórios oficiais para iPhones e Macs ainda contam com porta Lightning para que sejam recarregados.

Tirando seus smartphones, o único produto da Apple que resta com conector Lightning é o iPad mais acessível, uma vez que todo o restante da linha (iPad Mini, Air e Pro) já adotam a porta USB-C. Computadores da empresa também equipam o conector universal para carregamento e transferência de dados.

iPhone totalmente sem fios ainda deve ser anunciado

Continua após a publicidade

Há anos rumores indicam que a Apple trabalha em um iPhone sem portas, oferecendo carregamento sem fio, transferência de arquivos sem fio e eSIM (chip de operadora interno). O projeto segue em desenvolvimento, mas enfrenta problemas.

Segundo Kuo, "o iPhone sem portas pode causar mais problemas dada a atual limitação da tecnologia sem fio e o imaturo ecossistema MagSafe."

O primeiro ponto levantado por Kuo fica para "a limitação da tecnologia sem fio". Atualmente a Apple adota recarga sem fio de 15 W, potência extremamente lenta e que já é superada pelos concorrentes Android, com muitos celulares já adotando carregamento sem fio de 50 W e alguns indo até 100 W.

Por não utilizar um robusto sistema de resfriamento como fabricantes Android, a Apple precisa se limitar a adotar uma potência menor para carregamento sem fio e, assim, evitar superaquecimento durante a recarga.

Continua após a publicidade

Outro ponto levantado por Kuo fica para "o imaturo ecossistema MagSafe", que de fato necessita de mais investimento pela Apple, com acessórios oficiais mais variados para que seu público comece a substituir o cabo físico pelo carregamento sem fio, além de levar o padrão para mais dispositivos além do iPhone — em especial iPads.

Estes dois pontos podem ser facilmente corrigidos pela Apple, resta saber quanto tempo a empresa levará para realizar tais melhorias em seus iPhones.

Fonte: Bloomberg e Ming-Chi Kuo