Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple confirma iPhone com USB-C: "não temos escolha"

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Outubro de 2022 às 08h21

Link copiado!

Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Apple

A União Europeia aprovou no início de outubro a lei que obriga empresas a adotarem o USB-C em novos produtos eletrônicos a partir de 2024. E se consumidores ainda imaginavam que a Apple poderia contornar a decisão de alguma forma, uma nova entrevista concedida ao The Wall Street Journal por dois grandes executivos da empresa confirma que a Apple cumprirá com a nova regra e levará o USB-C ao iPhone. Mesmo contra sua vontade.

Ao ser questionado por Joana Stern se a Apple iria substituir o Lightning pelo USB-C no iPhone, o vice-presidente de marketing global Greg Joswiak afirmou categoricamente que "obviamente, nós temos que cumprir [com a regra], não temos escolha".

Continua após a publicidade

Durante a entrevista, Joswiak afirma que o Lightning e o USB-C são dois dos mais populares conectores do mundo e para reduzir a necessidade de múltiplos adaptadores de energia a empresa passou a fabricar o acessório com cabo destacável, onde o usuário passaria a utilizar o cabo apropriado para seu dispositivo.

O executivo ainda ressalta que a decisão da União Europeia afetará mais de 2 milhões de usuários que atualmente possuem apenas o conector Lightning para recarregar o iPhone, causando mais desperdício e lixo eletrônico: "o que você fará com esses cabos [Lightning] com o passar do tempo se não são mais úteis?"

Joswiak também critica o uso de um único conector ao destacar que governos já tinham objetivo de padronizar o agora desatualizado micro USB, ressaltando que se a lei fosse aprovada no passado o USB-C não existiria hoje.

Continua após a publicidade

Durante a entrevista, nenhum dos executivos confirmou que o iPhone 15 será lançado com USB-C, mas com a lei sendo válida a partir de 2024, é altamente provável que todos os dispositivos e acessórios atuais com Lightning sejam atualizados para o USB-C dentro dos próximos 14 meses (até o fim de 2023).

Entre eles temos toda a série iPhone 15 com quatro modelos, fones de ouvido das linhas AirPods e também produtos da Beats, além de acessórios para Mac como teclado, mouse e trackpad e acessórios para iPhone como o Carregador MagSafe.

Fonte: The Wall Street Journal