Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (15/09/2020)

Por| 15 de Setembro de 2020 às 19h00

Link copiado!

NASA/JPL
NASA/JPL

Hoje é terça-feira — e vocês já sabem, certo? É aquele dia já tradicional no Canaltech, em que dedicamos um tempinho especial para trazer, de forma resumida, tudo o que está rolando de mais importante no universo da ciência. Assim, você leva apenas alguns minutos para ficar por dentro de tudo o que mais importa nas áreas da astronomia e da saúde, em especial.

Vamos lá?

Quase 600 luas em Júpiter?

Continua após a publicidade

Até o momento, o maior planeta do Sistema Solar tem 79 luas oficiais, mas esse número pode aumentar (e muito!) no futuro. É que astrônomos canadenses sugeriram que Júpiter pode, na verdade, ter quase 600 luas ao seu redor. Para isso, a equipe conduziu um estudo no qual, na verdade, identificaram quase 50 possíveis novas luas jovianas, ainda menores do que as descobertas recentemente. Só que, ao extrapolar a área observada do céu, eles perceberam que existem muitos outros pequenos objetos na região do gigante gasoso.

Contudo, é cedo para oficializar as descobertas, pois a equipe ainda precisa fazer mais observações para determinar as órbitas confiáveis desses numerosos objetos. Somente depois disso é que as supostas novas luas jovianas poderão ser oficializadas — ou não.

10 milhões de estrelas estudadas, e nenhum sinal de tecnologia alienígena

Continua após a publicidade

Usando o radiotelescópio Murchison Widefield Array, na Austrália, pesquisadores fizeram a busca mais profunda e abrangente de baixas frequências de ondas de rádio, em busca de sinais que pudessem indicar a existência de alguma tecnologia alienígena em outros sistemas estelares. No entanto, nada foi encontrado em pelo menos 10 milhões de estrelas.

Mas, sem desanimar: para nós, 10 milhões de estrelas pode parecer muita coisa, enquanto, para o cosmos, isso não é. Um dos envolvidos no estudo, inclusive, fez a seguinte comparação: "embora este seja um estudo muito grande, a quantidade de espaço que observamos é o equivalente a tentar encontrar alguma coisa nos oceanos da Terra, mas procurar em um volume de água equivalente a uma piscina no quintal de casa".

Asteroide Bennu joga pedaços de sua superfície no espaço

Continua após a publicidade

A equipe da missão OSIRIS-REx, da NASA, estuda o asteroide Bennu de pertinho, já que a sonda de mesmo nome está por lá. Agora, uma nova descoberta: o objeto espacial possui uma superfície ativa, ejetando materiais para o espaço com frequência. Essa foi a primeira vez em que cientistas puderam observar a superfície de Bennu descartando pedaços de si mesmo por aí, e isso pode render estudos que, quem sabe, nos darão uma nova perspectiva sobre o comportamento dos asteroides.

SpaceX faz 2º voo de sucesso com protótipo do Starship

Depois do sucesso com os testes iniciais de voo com o protótipo SN5, a SpaceX agora também foi bem sucedida no teste de voo do protótipo SN6 do foguete Starship — aquele "todo-poderoso" que levará cargas e até 100 pessoas a destinos como Lua e Marte. Ele voou por cerca de 150 metros e durante pouco menos de um minuto, pousando verticalmente em um local próximo a onde o lançamento aconteceu.

Continua após a publicidade

O bom desempenho do protótipo é importantíssimo, uma vez que os testes vêm passando por altos e baixos: na fila de protótipos que antecedem o SN6, há o Mk.1 e SN1, que explodiram durante a realização de testes de pressão. Já o SN2 conseguiu superar o teste criogênico, mas o protótipo SN3 falhou e acabou destruído após a realização de um teste. Em seguida, o SN4 apresentou um vazamento de gás e explodiu. Depois, veio o protótipo SN5, que realizou com sucesso o primeiro breve teste de voo.

Asteroide relativamente próximo da Terra é descoberto por brasileiro

O astrônomo amador Leonardo Scanferla Amaral observava o céu noturno com seu telescópio no observatório Campo dos Amarais, em São Paulo, quando se deparou com um asteroide até então desconhecido — e relativamente próximo de nós. O objeto tem 1 km de diâmetro e foi chamado de 2020 QU6. Mas, calma, pois o objeto espacial é mais um dos inúmeros próximos da Terra e que não representam risco algum ao nosso planeta!

Continua após a publicidade

Filmando Marte e suas luas em 8K

A agência espacial japonesa (JAXA) quer levar aos arredores de Marte uma câmera 8K para filmar o Planeta Vermelho e suas luas, Fobos e Deimos. A câmera estará a bordo da missão Martian Moons eXploration (MMX), prevista para ser lançada em 2024. A missão MMX irá orbitar a lua Fobos para coletar dados e amostras para estudos sobre a origem das luas e o processo evolutivo do sistema marciano.

Bioassinatura na atmosfera de Vênus?

Continua após a publicidade

A "bomba" da semana foi a seguinte: foi encontrada a substância fosfina nas densas nuvens de Vênus e, como a fosfina é considerada uma bioassinatura, isso pode significar que existe algum tipo de vida em nosso planeta vizinho. "Pode", pois essa não seria a única explicação para a presença de fosfina por lá, portanto, ainda é cedo para bater o martelo nessa questão.

Aqui na Terra, a fosfina também é produzida por processos industriais, mas, obviamente, não existem fábricas em Vênus. Isso significa que muitos estudos ainda serão realizados a partir de agora, com o objetivo de descobrir o que pode estar produzindo fosfina no "planeta infernal".

Leia também:

Continua após a publicidade

A partir de agora, você acompanha as principais notícias de saúde que rolaram nos últimos dias, relacionadas à pandemia de COVID-19.

Ministério da Saúde quer "vacinar todo mundo" em janeiro

Continua após a publicidade

O Ministério da Saúde disse que sua expectativa é a de que as campanhas de vacinação contra a COVID-19 comecem, no Brasil, em janeiro de 2021. As primeiras doses devem chegar no início de tal mês. É provável que a imunização completa seja feita através de duas doses, de acordo com os estudos clínicos ainda em andamento.

OMS acredita que vacinação em massa só ocorra em 2022

Já pensando no contexto mundial, a Organização Mundial da Saúde não espera que as vacinas sejam distribuídas massiva e internacionalmente antes de 2022. “Muitos pensam que no início do próximo ano haverá uma panaceia que resolverá tudo, mas não será assim: há um longo processo de avaliação, licenciamento, fabricação e distribuição”, declarou Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS.

Continua após a publicidade

Taxa de contágio no Brasil volta a subir

Nesta semana, a taxa de contágio do novo coronavírus em nosso país voltou a subir. Na semana anterior, essa taxa era de 0,94, mas, nesta semana agora, o indicador subiu para 1. Isso significa, basicamente, que a velocidade de transmissão se mantém constante, o que torna ainda mais difícil o controle da epidemia.

COVID-19 pode gerar delírios e confusões mentais

Continua após a publicidade

Um novo estudo forneceu evidências claras de que, em algumas pessoas, o coronavírus pode invadir as células cerebrais, sugando o oxigênio próximo e matando células vizinhas. Isso acaba causando delírios e confusões mentais nessas pessoas. Não está claro como o vírus chega ao cérebro, mas os especialistas chamam atenção para a possibilidade de que a infecção do cérebro seja rara. Algumas pessoas, no entanto, se mostram suscetíveis devido a seus antecedentes genéticos, uma alta carga viral ou outros motivos ainda sob investigação.

Nova candidata a vacina será testada no Brasil

Mais uma vacina em potencial será testada em voluntários brasileiros. O laboratório nacional Dasa, em parceria com a norte-americana Covaxx, está desenvolvendo uma nova candidata a vacina contra a COVID-19. Os testes das fases 2 e 3 da vacina acontecerão por aqui até o final deste ano, sendo que esta vacina é baseada em uma tecnologia que utiliza peptídeos (moléculas formadas por cadeias de aminoácidos) para reproduzir uma parte do coronavírus e induzir no organismo a resposta imune à doença causada pelo patógeno.

Leia também: