Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Missão japonesa levará câmera 8K para registrar imagens das luas de Marte

Por| 11 de Setembro de 2020 às 21h30

Link copiado!

Missão japonesa levará câmera 8K para registrar imagens das luas de Marte
Missão japonesa levará câmera 8K para registrar imagens das luas de Marte

No ano passado, a agência espacial japonesa JAXA começou a desenvolver a missão Martian Moons eXploration (MMX) para visitar as luas marcianas e estudar suas origens. A missão deverá ser lançada em 2024 e, agora, sabemos que ela terá um componente especial: junto da emissora japonesa NHK, a agência está trabalhando na câmera Super Hi-Vision Camera, para realizar filmagens em 4K e 8K no espaço para a MMX.

A missão MMX irá orbitar a lua Fobos para coletar dados e amostras para estudos sobre a origem das luas e o processo evolutivo do sistema marciano. A MMX é uma missão de retorno de amostra, que irá conduzir observações científicas das luas Fobos e Deimos e de Marte, além de pousar em Fobos para coletar amostras de sua superfície para levar para a Terra. Se tudo correr bem no projeto, esta será a primeira vez na história onde imagens de Marte e das luas Fobos e Deimos serão feitas de perto e em 8K, uma resolução incrivelmente alta. Ao combinar os dados reais obtidos pela MMX com as imagens produzidas pela Hi-Vision Camera, será possível praticamente recriar o que a MMX explorou nos arredores do Planeta Vermelho e suas luas. 

Continua após a publicidade

Então, a NHK está trabalhando no desenvolvimento da câmera para acompanhar os desafios que a MMX irá enfrentar — na mais alta definição, claro — e transmiti-los em parceria com a JAXA. Para garantir uma imagem suave na Terra, as imagens coletadas em intervalos regulares serão transmitidas parcialmente, enquanto os dados originais ficarão armazenados em um dispositivo de gravação da MMX e serão enviados de volta à Terra na cápsula de retorno da nave. 

Ao filmar a missão no sistema marciano a 300 milhões de quilômetros da Terra com a câmera Super Hi-Vision Camera, a JAXA e NHK estarão mostrando detalhadamente um novo horizonte nunca visto antes. Na década de 1990, a JAXA e a NHK já realizaram a transmissão de imagens de missões espaciais. O diferencial desta vez está na tecnologia envolvida para registrar as imagens em 8K, que foi criada com a expertise acumulada em experiências passadas.

Fonte: JAXA, MMX