Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Essas são as vencedoras do maior concurso de fotos astronômicas do mundo em 2020

Por| 11 de Setembro de 2020 às 17h50

Link copiado!

Peter Ward
Peter Ward

O Insight Investment Astronomy Photographer of the Year, a maior competição internacional de fotografias astronômicas, escolhe anualmente as melhores imagens da comunidade global de astrofotógrafos. São doze categorias — Lua, Sol, galáxias, estrelas, auroras, entre outras — e, para cada uma delas, é selecionado um grande vencedor. O prêmio é organizado pelo Royal Observatory, que é parte do Royal Museums de Greenwich.

A competição começou a existir em 2009, e desde então se expandiu bastante, ganhando novas categorias. O vencedor geral da competição desde ano, com a imagem "Andromeda Galaxy at Arm’s Length?", foi Nicolas Lefaudeux, da França.

Nicolas e os demais vencedores de cada categoria receberão prêmios em dinheiro. Abaixo você confere as grandes campeãs, incluindo imagens da Via Láctea, nebulosa chamada Califórnia e muito mais. Uma exposição com as fotos vencedoras também estará em uma exposição no National Maritime Museum, em Greenwich, a partir de 23 de outubro.

Continua após a publicidade

The Green Lady (A Dama Verde)

Embora o fotógrafo tenha tido a chance de fotografar a aurora boreal muitas vezes, ele nunca tinha visto a famosa "dama verde" antes. Em uma viagem para a Noruega, ela finalmente apareceu para ele, e lhe ofereceu a oportunidade de criar essa imagem estonteante.

Lone Tree under a Scandinavian (Árvore Solitária sob um Escandinavo)

Continua após a publicidade

O fotógrafo encontrou essa árvore enquanto explorava a área ao redor de um hotel em uma noite muito fria, com -35ºC, na Finlândia. Por sorte, a neblina desapareceu e ele pode capturar essa imagem fascinante de uma aurora. Archer passou cerca de uma hora fotografando antes que sua câmera começasse a travar por causa do tempo.

Waves (Ondas)

Continua após a publicidade

A imagem mostra a região central da nebulosa Califórnia, retratando a energia manifestada em forma de ondas. As cores são criadas de forma a formar uma imagem próxima da cor verdadeira, mas preservando os detalhes finos e a profundidade fornecida pelos filtros de banda estreita.

Liquid Sunshine (Luz do Sol Líquida)

Se fôssemos capazes de olhar o Sol bem de pertinho, é assim que veríamos o plasma, em uma superfície viva e em movimento. Essas células super quentes têm cerca de 1.000 km de tamanho e 100 km de espessura.

Continua após a publicidade

145 Seconds of Darkness

Esta imagem foi tirada durante o eclipse solar total que aconteceu no dia 2 de julho de 2019, no Chile, lugar para o qual o fotógrafo viajou para ver o fenômeno.

Tycho Crater Region with Colours (Região da cratera Tycho com cores)

Continua após a publicidade

A cratera Tycho é uma das mais famosas da Lua, e ficou ainda mais curiosa nesta imagem que combina uma sessão com uma câmera preto e branco, para capturar os detalhes e nitidez, e uma sessão com câmera colorida, para mostrar detalhes do solo. Esses tons vêm principalmente de óxidos metálicos em pequenas bolas de vidro. O azul mostra alta concentração de óxido de titânio e o vermelho mostra alta concentração de óxido de ferro.

Partial Lunar Eclipse (Eclipse Lunar Parcial)

Continua após a publicidade

Aqui está o eclipse lunar parcial de 2019, com uma pequena nuvem passando na frente. A sombra da Terra no canto superior direito está muito nítida na foto; a coloração laranja é causada pela luz do sol passando pela atmosfera. Esta é uma imagem de alto alcance dinâmico, o que significa que a região mais escura e sombreada está exposta corretamente.

Andromeda Galaxy at Arm’s Length? (Galáxia de Andrômeda no comprimento do braço?)

Esta visão da galáxia de Andrômeda parece estar bem perto, graças a uma ilusão de desfoque criada pela desfocagem nas bordas do sensor, dando a sensação de proximidade com Andrômeda.

Continua após a publicidade

NGC 3628 with 300,000 Light Year Long Tail (NGC 3628 com cauda longa de 300.000 anos-luz)

Esta imagem é resultado de cinco anos de exposições feitas com três telescópios, embora a maior parte da exposição tenha sido em 2019. O objetivo de montar essa composição é mostrar sua curiosa cauda de maré (fluxo de estrelas), resultado de uma interação gravitacional com outra grande galáxia no passado. Ela mede 300.000 anos-luz de comprimento.

Attack on the Large Magellanic Cloud (Ataque à Grande Nuvem de Magalhães)

Continua após a publicidade

Não é um ataque de verdade, claro. São quatro lasers de um dos telescópios do observatório do Paranal apontando para um aglomerado globular na Grande Nuvem de Magalhães.

The Prison of Technology (A Prisão da Tecnologia)

Continua após a publicidade

A estrela em destaque no meio da imagem é Albireo, e as linhas que parecem grades de uma prisão são as trilhas deixadas pelos satélites em movimento durante a exposição da câmera.

Observe the Heart (Observe o coração)

O fotógrafo está escalando o radiotelescópio solar Mingantu, com as nebulosas M8 e M20 aparecendo bem ao lado.

Continua após a publicidade

Azure Vapor Tracers

Essas formas curiosas no céu foram vistas no topo dos fiordes no Ártico da Noruega. O fotógrafo não sabia o que era até o dia seguinte. As cores foram criadas pelo experimento de um foguete no Centro Espacial Andøya, que dispersou rastreadores de gás para sondar os ventos na atmosfera superior da Terra.

Space Between US (Espaço entre nós)

Esta imagem mostra o alinhamento entre a Lua e Júpiter que aconteceu em 31 de outubro de 2019, incluindo três das luas de Júpiter.

The Outer Reaches (Alcançando o exterior)

Aqui está Urano, capturado no dia 3 de dezembro de 2019 através de um telescópio e um filtro infravermelho capaz de revelar detalhes de nuvens deste planeta. É incrível que Lewis tenha conseguido fotografar um objeto tão fraco como este planeta.

Painting the Sky (Pintando o Céu )

Estas são nuvens estratosféricas polares, algo que o fotógrafo estava procurando registrar há muitos anos e acabou encontrando por acaso. Ele foi até um rio congelado para ter uma visão melhor e começou a tirar fotos. As nuvens mudaram lentamente de forma e cores, e o resultado é essa cena surreal.

Desert Magic (Deserto Mágico)

Essas fotos do deserto em Wadi Rum foram tiradas durante uma viagem para a Jordânia, e foi utilizado um dispositivo rastreador de estrelas.

Cosmic Inferno (Inferno Cósmico)

A NGC 3576 é uma nebulosa bem conhecida, mas aqui ela aparece sem nenhuma estrela e com cores falsas para representar os elementos.

The Dolphin Jumping out of an Ocean of Gas (Golfinho saltando de um oceano de gás)

A nebulosa Sh2-308 é uma bolha de gás emitira pela estrela azul brilhante no centro da imagem ao entrar em sua fase pré-supernova. A estrela vermelha, à direita, talvez também influencie na forma semelhante a um golfinho.

The Misty Elephant’s Trunk (Tronco do elefante enevoado)

O IC 1396 também é conhecido como Elephant’s Trunk, e está cercado por nuvens de emissão e uma área azul de oxigênio ionizado.

Infrared Saturn (Saturno infravermelho)

Esta curiosa imagem da Via Láctea mostra cerca de 84 milhões de estrelas, e foi retrabalhada em uma espécie de escultura. A imagem foi obtida com o telescópio Vista do observatório Paranal do ESO no Chile e contém cerca de 9 bilhões de pixels

The Four Planets and the Moon (Os Quatro Planetas e a Lua)

Mais um alinhamento planetário, algo sempre interessante de se ver. Dessa vez, vemos a Lua, Vênus, Mercúrio, a estrela Antares, Júpiter e Saturno sobre o Oceano Índico, além da Alfa Centauro à esquerda, e a Via Láctea.

Detached Prominences (Proeminências destacadas)

Este é o Sol. Ele foi fotografado de Londres em setembro de 2019, e duas imagens diferentes formam esta composição. Uma elas capturou as proeminências solares e a outra o disco solar.

Fonte: The Guardian