Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 melhores caminhonetes do Brasil em 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Dezembro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech

O segmento de caminhonetes ou picapes está crescendo de forma vertiginosa no Brasil. Segundo ranking da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o carro mais vendido do país em 2023 é uma caminhonete, a Fiat Strada, com participação de 72,69% no segmento de comerciais leves. 

Mas há outros nomes que também vão muito bem nesse segmento, aproveitando-se de uma demanda reprimida por carros de trabalho, como é o caso das caminhonetes grandes e médias. 

Canaltech teve a oportunidade de avaliar muitos modelos lançados em 2023 e vai te contar quais foram as melhores caminhonetes do ano.

Continua após a publicidade

10. Volkswagen Saveiro Extreme

A Volkswagen Saveiro mudou pouco na linha 2024. A caminhonete compacta nada mais é do que uma reestilização leve da 5ª geração, algo que tem sido feito pela montadora há algum tempo. Por aqui, o que mudou foi o design, alguns itens da lista de equipamentos e o motor 1.6, que agora rende 116cv e 16 kgf/m de torque. 

Há, sim, uma capacidade maior para o trabalho graças ao novo desenho, que tornou a picape mais capaz para entrar e sair de algumas situações, mas o esperado motor turbo, o câmbio automático e uma versão com quatro portas passaram longe. 

A Saveiro parte de R$ 95.770.

Continua após a publicidade

9. Chevrolet Montana RS

A Chevrolet Montana RS veio para complementar a linha da nova picape intermediária da General Motors. Mantendo o mesmo motor 1.2 turbo de 133cv, essa opção foi posicionada acima da Premier, dando aos clientes uma possibilidade de ter essa caminhonete com aspecto mais esportivo.

Focada no uso urbano, a Montana RS é um carro ágil, mas não recebeu ajustes para melhora de performance. Além disso, há bom nível de acabamento e um design mais atraente, porém nada de acréscimos em equipamentos e tecnologia.

Continua após a publicidade

A Chevrolet Montana RS custa R$ 151.890.

8. Chevrolet S10 Midnight

A versão Midnight da Chevrolet S10 vem para dar alguma sobrevida ao que temos atualmente na linha da caminhonete. Mantendo o mesmo powertrain do restante da linha, o bom 2.8 turbodiesel de 200cv e 51 kgf/m de torque, que segue robusto e proporciona ótima relação operacional para essa picape.

Continua após a publicidade

Além do design, podemos destacar o nível de conectividade da S10 Midnight, já que ela vem com o módulo OnStar e 4G nativo. Além disso, ela mantém o que há de bom em termos operacionais, como o ótimo consumo de diesel e a capacidade de carga de 1 tonelada.

A Chevrolet S10 Midnight pode ser encontrada em todo o Brasil por R$ 310.100.

7. Fiat Strada Turbo

Continua após a publicidade

O carro mais vendido do Brasil precisava de poucas mudanças para ficar ainda mais competitivo e atraente, e essa mudança chegou. A Stellantis finalmente lançou versões da Fiat Strada com o ótimo motor 1.0 turbo de 130cv e 20,4 kgf/m de torque, que tornou a picape compacta mais ágil e forte para o uso de passeio ou, até mesmo, de trabalho.

As variantes Ultra e Ranch são equipadas com esse motor e, além desse ganho de performance, receberam ajustes no design e no pacote de equipamentos. Sentimos falta de algumas coisas, como mais itens de segurança e conectividade, mas é algo que pode aparecer no futuro, já que a caminhonete tem apenas quatro anos de mercado nessa geração.

A Fiat Strada Turbo custa R$ 132.990 em ambas as versões.

Continua após a publicidade

6. Ford Ranger Raptor

A versão esportiva da Ford Ranger chegou ao Brasil e causou grande impacto. Com capacidades off-road acima de qualquer modelo à venda no mercado, essa caminhonete também se destaca por seu nível de performance e tecnologia. O motor é o absurdo 3.0 V6 Biturbo de 397cv e 59,4 kgf/m, capaz de levar essa monstruosidade de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. 

Além disso, seus modos de condução permitem um funcionamento extremo em qualquer terreno, já que há unidades de inteligência artificial que adaptam a suspensão da picape em tempo real, além da modulação individual de cada uma das 10 marchas do câmbio automático. 

No interior, a Raptor segue o que vimos na Ranger Limited e entrega muita tecnologia e requinte.

Continua após a publicidade

A Ford Ranger Raptor está à venda por R$ 448.600.

5. Chevrolet Silverado High Country

A Chevrolet finalmente entrou na briga das picapes grandes e trouxe ao Brasil a Chevrolet Silverado. Vendida por aqui somente na versão High Country, essa caminhonete entrega ótimo custo-benefício, pois está bem equipada, luxuosa e conectada, além de ter um motor que, se não é tão forte quanto das rivais, cumpre bem o seu papel.

Continua após a publicidade

Aqui, estamos falando de uma monstra munida de um propulsor 5.3 V8 de 360cv e 52,8 kgf/m de torque, que levam a Silverado de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. Em termos operacionais, estamos falando da caminhonete full size com caçamba maior, com 1.781 litros, e a maior capacidade de reboque, capaz de arrastar 4.128kg. 

A Silverado também se destaca por seu pacote de tecnologia, sobretudo o de conectividade. Há, por exemplo, 4G nativo e o sistema operacionalGoogle Built In na central multimídia, além do tradicional OnStar

A Chevrolet Silverado custa R$ 519.990.

Continua após a publicidade

4. Ford Maverick Hybrid

A Ford Maverick Hybrid é a primeira e única picape híbrida do Brasil e isso lhe transforma em um dos modelos mais atraentes do mercado. Com foco no uso urbano e casual, essa variante da caminhonete não tem a mesma performance vista no modelo FX4, mas entrega nível de conforto superior na rodagem e muita economia de combustível, graças ao seu conjunto híbrido que alia um motor 2.5 a gasolina de 165cv, aliado a outro elétrico de 128cv. O torque combinado é de 28,5 kgf/m e a potência combinada — e não somada — de 194cv. O câmbio é um CVT especial para veículos híbridos.

Nos testes do Canaltech, chegamos a marcar médias expressivas com a Maverick Hybrid. Na estrada, anotamos 18,5 km/l, enquanto na cidade a média chegou a ser de 19,5 km/l, sempre com gasolina. Ao final dos testes, a média que mostrava no computador era de 14 km/l. 

Mesmo com a ausência de alguns equipamentos que julgamos imperdoáveis, a Maverick Hybrid é um ótimo produto e merece sua atenção na hora de se cogitar comprar uma caminhonete.

Continua após a publicidade

O preço da Ford Maverick Hybrid é de R$ 234.890.

3. RAM Rampage R/T

Sucesso estrondoso em 2023, a RAM Rampage foi um dos maiores lançamentos da indústria no ano. Fabricada e desenvolvida no Brasil, a caminhonete intermediária agregou luxo, conforto e desempenho ao segmento, tornando-se a grande referência.

A versão avaliada pelo Canaltech no lançamento foi a R/T, com preparação esportiva de fábrica. Esse modelo é equipado com o ótimo motor Hurricane 2.0 Turbo a gasolina que rende 272cv e 40,8 kgf/m de torque. Acoplado ao câmbio automático de nove marchas, esse propulsor permite que a Rampage vá de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos nessa variante (nas demais com o 2.0, a picape faz em 7,1s). A tração, é bom lembrar, é integral sob demanda. 

Além disso, há muita tecnologia embarcada na RAM Rampage, como o sistema ADAS completo e todo o aparato de conectividade da Stellantis. O acabamento é outro ponto positivo, bem como os modos de condução, que tornam a picape ainda mais divertida.

A RAM Rampage R/T está à venda por R$ 277.490.

2. Ford F-150 Platinum

A Ford F-150 justifica sua soberania no mercado de caminhonetes grandes nos Estados Unidos. Com conforto de carro de passeio, alta tecnologia e desempenho de esportivo, essa picape encanta desde o primeiro momento em que convivemos com ela.

Por aqui, temos o conhecido motor Coyote 5.0 V8, o mesmo do Mustang, mas que aqui rende 403cv e 56,7 kgf/m. Aliado ao câmbio automático de 10 marchas e à tração integral inteligente, a F-150 vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Além disso, destaca-se o ótimo consumo de combustível, com médias de 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, sempre com gasolina.

Na prática, a F-150 é uma caminhonete que entrega conforto de um carro normal e a dirigibilidade conhecida da Ford, com uma direção elétrica bem calibrada e direta. Para manobrar essa gigante de quase 6m, há todo tipo de sensor e um ótimo diâmetro de giro. 

O acabamento também merece destaque, com materiais luxuosos por toda a cabine. Do ponto de vista tecnológico, a F-150 vem completa na versão Platinum, inclusive com a nova central multimídia SYNC4.

A Ford F-150 Platinum sai por R$ 519.990.

1. Ford Ranger Limited

A nova geração da Ford Ranger se descolou demais das rivais. Com alto investimento na planta de General Pacheco, na Argentina, a Ford soube como trabalhar seu mais importante produto no continente e redefiniu o que pensávamos sobre o que é uma caminhonete média. Por isso, sim, merece o título de melhor picape de 2023 no Canaltech.

Entre os grandes destaques desse produto estão o novo motor. Agora a Ranger vem com um 3.0 turbodiesel V6 de 250cv e 61,1 kgf/m de torque, com câmbio automático de 10 marchas e tração integral inteligente. Esse conjunto trabalha de modo muito silencioso e se adapta ao motorista graças à tecnologia. Além disso, há vários modos de condução que podem tornar e experiência ainda mais completa. 

Em termos tecnológicos, o salto foi ainda maior. A Ranger recebeu a nova central multimídia SYNC4, com tela de 12 polegadas e interface completamente remodelada. Há, também, todos os sistemas de segurança ativa e passiva no pacote ADAS, bem como um acabamento totalmente novo, voltado ao requinte, algo incomum em picapes médias.

A Ford Ranger Limited custa R$ 319.990 (+R$ 20 mil com o pacote opcional de tecnologia).