Publicidade

7 melhores sedans do Brasil em 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Dezembro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/Canaltech/ Divulgação/ BYD
Felipe Ribeiro/Canaltech/ Divulgação/ BYD

O mercado de sedans tem diminuído muito ao longo dos anos. Mas o Canaltech tenta manter um pouco dessa chama acesa e testou os sedans restantes no mercado nacional para mostrar aqui para você. Ao longo de 2023, passaram pelas mãos da reportagem modelos elétricos, híbridos e até esportivos, cada um com sua qualidade, preço e proposta.

Hoje, o Canaltech lista os 7 melhores sedans de 2023, sempre tentando estabelecer critérios bem equilibrados e considerando as diferenças entre os projetos.

7. Nissan Sentra

Continua após a publicidade

O Nissan Sentra voltou ao mercado em 2023 após um bom tempo de ausência no Brasil. Apesar de não vir com a esperada motorização híbrida, o sedan médio japonês, que veio para brigar de frente com o Toyota Corolla, é munido de um ótimo motor 2.0 aspirado e injeção direta que rendem 151cv e 20 kgf/m de torque.

Com tocada confortável e bom consumo de combustível, o Sentra honra a tradição da linha de sedans da Nissan e entrega um produto realmente competitivo, apesar de já ser um projeto um pouco mais antigo, já que está em atividade nos EUA nessa geração há mais de dois anos.

Entre os equipamentos estão o sistema ADAS completo, ar-condicionado digital e automático, chave presencial, bancos em couro, ajustes elétricos do banco do motorista, partida remota, controles de estabilidade e tração, retrovisor interno eletrocrômico, central multimídia e som assinado pela Bose.

O preço sugerido é de R$ 171.590.

Continua após a publicidade

6. BYD Seal

O BYD Seal foi um verdadeiro tiro de canhão em termos de mercado pelo lado da BYD. Assim como fez com o Dolphin, a montadora chinesa quis causar estrago e trouxe um belo sedan médio totalmente elétrico de 530cv e 60,2 kgf/m de torque.

Muito bem equipado e com desempenho similar a modelos como Porsche Taycan (o 0 a 100km/h é feito em apenas 3,8s), esse três volumes vem com muita tecnologia embarcada, segurança e acabamento premium.

Continua após a publicidade

O preço também é bem atraente: R$ 296.800

5. Audi RS5

A receita composta pela plataforma MLB Evo mais o motor 2.9 V6 Biturbo de 450cv e 61,2 kgf/m de torque a 1.900rpm, câmbio automático de oito marchas e a tração integral Quattro dão ao Audi RS5 as armas necessárias para ser um esportivo único no mercado.

Continua após a publicidade

Além de todo o desempenho e tecnologia, o sedan invocado da marca das quatro argolas consegue ser útil e confortável para o dia a dia, fugindo um pouco das características de outros concorrentes.

O preço sugerido na versão avaliada é de R$ 758.990

4. Mercedes-Benz C300

Continua após a publicidade

A versão topo de gama da nova geração do Mercedes-Benz Classe C merece todos os elogios possíveis, mas o principal trunfo desse carro é a melhora na dirigibilidade, fazendo com que donos de BMW e Audi certamente se sentissem atraídos por esse três volumes extremamente elegante, tecnológico e confortável.

Na atual geração, o C300 é híbrido-leve, ou seja, além do motor 2.0 turbo 4 cilindros que despeja 258cv de potência e 40,8 kgf/m de torque, há um pequeno alternador elétrico de 27cv e 20,4 kgf/m que ajuda em algumas situações de trânsito e proporciona um pouco mais de economia de combustível.

Além do motor, o C300 encanta por seu acabamento e ótimo pacote tecnológico, sobretudo com os recursos da MBUX, a central de inteligência artificial da Mercedes.

Preço sugerido: R$ 424.900

Continua após a publicidade

3. Honda Civic e:HEV

A nova geração do Honda Civic veio ao Brasil com motorização híbrida, algo que fez com que ele se tornasse o melhor em todos os tempos na linha do sedan médio japonês. Agora importado da Tailândia, o Civic tem um sistema híbrido bem interessante e tecnológico, que praticamente o torna um veículo elétrico.

O motor 2.0 aspirado de injeção direta rende 143cv e 19,1 kgf/m de torque e funciona apenas em velocidade de cruzeiro na estrada, além de ser o carregador dos motores elétricos. Os propulsores zero emissão, por sua vez, rendem, somados, 184cv e 32,1 kgf/m e atuam muito mais na cidade e em deslocamentos curtos; ou seja, cada motor funciona no seu pico de eficiência energética.

Continua após a publicidade

Nos testes do Canaltech, conseguimos médias com gasolina de 19,3 km/l em trajetos mistos cidade/estrada, 18,6 km/l no ciclo estritamente urbano e 16,4 km/l somente na estrada (carros híbridos bebem mais na estrada), sempre no modo Eco, o que privilegia justamente a melhor eficiência energética.

Preço: R$ 259.900

2. Mercedes-AMG EQS 53

Continua após a publicidade

O Mercedes-AMG EQS 53 é, provavelmente, o sedan elétrico mais absurdo do mercado. Não apenas por seu powertrain exagerado de 761cv e 104,01 kgf/m, mas também por tudo o que o cerca, como a alta tecnologia embarcada, a rodas traseiras esterçantes, o design futurista, a tela exclusiva para o passageiro e o seu preço de a partir de R$ 1.399.990.

Além de tudo isso, pode ter certeza de que se trata de um carro extremamente luxuoso, confortável e gostoso de dirigir, muito em função do acerto que o time da AMG fez nesse bólido elétrico. Sim, ele é um AMG de verdade.

1. BMW 320i M Sport

Continua após a publicidade

O BMW Série 3 na versão 320i M Sport é o sedan que mais gostamos aqui no Canaltech em 2023. O carro premium mais vendido do Brasil faz jus à fama que tem e entrega ótimo acabamento, bom pacote tecnológico, desempenho interessante e, seu principal trunfo, a dirigibilidade no seu estado mais direto e agradável. Dirigir um Série 3 é quase tão bom quanto as melhores coisas da vida. Uma simples ida à padaria já é sinônimo de alegria e prazer.

Por aqui, temos um clássico motor 2.0 turbo de 184cv e 30,6 kgf/m, aliado a um câmbio automático de oito marchas. Além disso, há a nova central multimídia acoplada ao cluster principal, igual ao que vimos no iX.

O preço sugerido é de: R$ 355.950