Publicidade

5 motivos para comprar a Ford F-150 Platinum

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Outubro de 2023 às 09h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech
Tudo sobre Ford

A Ford F-150 resume bem o que é uma caminhonete full size: grande, espaçosa, potente e luxuosa. Chegando ao Brasil, essa picape tem a missão de encarar grandes concorrentes, como a RAM 1500 e a vindoura Chevrolet Silverado.

Além de toda a tecnologia e equipamentos presentes na F-150, a Ford aposta na tradição que também construiu aqui no Brasil com outras caminhonetes, como a Ford Ranger, que ganhou nova geração recentemente, e as lendárias F-100 e F-1000.

O Canaltech passou um bom tempo com a picape da Ford e vai te contar quais foram as coisas mais legais e os principais pontos que podem te ajudar na hora de escolher esse modelo para comprar.

Continua após a publicidade

Qual é o público-alvo da Ford F-150?

Por mais completa e confortável que seja, a Ford F-150 é uma caminhonete de quase seis metros de comprimento; assim, seu uso no ambiente urbano é um pouco complicado. Logo, por suas valências tecnológicas, capacidade de reboque e porte, pessoas ou empresas que estão no interior do Brasil — e que trabalhem no agronegócio, preferencialmente — devem ser as mais interessadas na aquisição desse modelo.

5 motivos para comprar a Ford F-150

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Veja abaixo os cinco principais motivos para comprar a Ford F-150.

5. Design

A versão Platinum é a topo de gama dentro da linha da Ford F-150 e traz consigo aquele jeitão de picape americana, cheio de cromados e elementos que ajudam a valorizar o porte do carro, mas sem deixar de agregar uma certa lembrança de modelos mais antigos

A grade dianteira tem uma peça grande que une o conjunto óptico e que, de certo modo, nos faz lembrar da F-1000, enquanto a traseira segue o padrão que a Ford tem construído há algum tempo, reforçando a robustez do seu produto. As rodas, por sua vez, também receberam acabamento cromado e que ajudou unir todas as linhas da enorme carroceria da caminhonete.

Continua após a publicidade

4. Interior

O público de caminhonetes grandes é um pouco diferente das que optam pelos modelos de porte médio/intermediário. Aqui, há uma enorme exigência de luxo e funcionalidades que permitam o uso do carro em diferentes situações — e com a F-150 não é diferente.

Além de ser bem luxuosa e ostentar um acabamento primoroso, a picape traz funções interessantes dentro da cabine, como a enorme mesa que pode ser aberta no console central, tomadas USB à vontade, uma tomada de energia para conexão de laptops e outros aparelhos, compartimentos de carga grandes e que podem receber diversos objetos.

Continua após a publicidade

3. Conforto

Algo que impressionou no convívio com a Ford F-150 foi o seu nível de conforto, semelhante à de um carro de passeio e muito superior a qualquer outra picape que já avaliamos aqui no Canaltech. Além do acerto de suspensão contar com ajuda da tecnologia para se adaptar ao uso do motorista e às condições do terreno, há um excelente isolamento acústico e os bancos parecem feitos para te abraçar, sem deixar que você fique balançando com qualquer irregularidade.

Por mais que estejamos falando de uma caminhonete enorme, o uso da Ford F-150 se aproxima muito com o de um carro comum. Isso sem falar, é claro, do espaço interno, que é muito bom e bem aproveitado, com quatro adultos podendo viajar na fileira traseira sem dificuldades.

Continua após a publicidade

2. Desempenho

O powertrain da Ford F-150 é o mesmo que vimos no Ford Mustang, o motor 5.0 V8 Coyote naturalmente aspirado que rende 405cv e 56,7 kgf/m de torque, sempre aliado ao espetacular câmbio de 10 marchas. Mais do que falar do que essa caminhonete anda, é importante destacar o funcionamento desse conjunto.

A maior parte do nosso uso foi no ambiente urbano e os modos de condução da F-150 foram bem pensados para atender a essa demanda. Ao utilizá-la no modo Eco, além de ajudar na economia de combustível, sentimos que o carro fica anestesiado o suficiente para não causar transtornos no andar de São Paulo. Sim, o motor é muito arisco e forte o suficiente para que uma simples pisada no acelerador jogue a picape para frente com tudo.

Continua após a publicidade

Na estrada, conseguimos aproveitar melhor tudo o que o "coração do Mustang" consegue entregar para a F-150, com acelerações bem vigorosas e o ronco do motor V8 invadindo meio que pedindo para invadir a cabine.

1. Pacote tecnológico

Para o Canaltech, se um carro oferece um pacote de equipamentos como a F-150 entrega, sempre será o principal motivo para você comprá-lo. A caminhonete oferece simplesmente tudo o que precisamos para condução, segurança e conectividade, mesmo com pequenos pormenores.

Continua após a publicidade

De série, a picape entrega um pacote ADAS completo, munido de oito airbags, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego com calibração para o reboque, farol alto automático, assistente de reboque, assistente de manutenção e centralização de faixa, câmera traseira com detecção de objetos, câmera 360º, iluminação externa 360º e os exclusivos assistentes de cruzamento e de manobras evasivas.

No campo da conectividade, temos uma excelente central multimídia de 12 polegadas, a SYNC 4, o mesmo modelo que vimos na Ford e-Transit. O equipamento tem ótima resolução, espelha celulares sem fio e está aliado a um sistema de som assinado pela B&O que tem 18 alto-falantes, com caixas até nos encostos de cabeça dos passageiros.

Além disso, a F-150 está aliada ao Ford Pass Connect, que agrega funções de conectividade com um app de celular, permitindo o monitoramento da caminhonete e aferindo informações de telemetria avançada, além de ajudar com serviços relacionados ao carro, como revisões.