Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview RAM Rampage | Um "Toro" que virou um super carneiro

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Junho de 2023 às 09h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A RAM Rampage foi anunciada nesta terça-feira (20) e já podemos sentir o cheiro do sucesso. Feita sobre a mesma plataforma da Fiat Toro e com porte similar à irmã italiana, essa caminhonete quer conquistar espaço no mercado brasileiro abusando do luxo, tecnologia e desempenho.

Vendida em três versões e podendo ser equipada com dois motores diferentes, a RAM Rampage tem tudo o que uma RAM gigante tem, mas consegue ser muito bem encaixada na realidade do Brasil, já que, com as ruas esburacadas que temos e vagas de garagem apertadas, a vida com ela pode ser bem confortável e divertida.

Continua após a publicidade

Na teoria, tudo parece bom, mas, na prática, a surpresa foi ainda melhor. Tivemos a chance de acelerar a versão esportiva da RAM Rampage, a R/T, que vem com o motor 2.0 turbo de 272cv e 40,8 kgf/m de torque, no Autódromo de Interlagos e comprovar que essa é, de fato, a picape intermediária/média mais rápida do país. Além disso, pudemos experimentar a variante Rebel, mais voltada ao off-road, em um trecho de barro e lama especialmente preparado para esse teste.

Confira como foi nossa breve experiência com a RAM Rampage e nossas primeiras impressões.

RAM Rampage: Primeiras impressões

A experiência com a RAM Rampage foi dividida em duas etapas: uma off-road e outra na pista do Autódromo de Interlagos. Mas, seja qual for o habitat usado para essa picape, deu para perceber que ela é muito mais do que uma Fiat Toro é. Ambas compartilham a mesma plataforma, a ótima Small-Wide 4x4, mas as tecnologias e todo o conjunto da Rampage estão em outro patamar.

Continua após a publicidade

Isso fica evidente principalmente no ambiente off-road, que foi onde sentimos as tecnologias e preparação da picape para fora da estrada serem mais exigidos. Mais do que o motor potente, o acerto da suspensão trouxe um assombroso conforto mesmo em situações como o exercício da "caixa de ovos", onde entramos em verdadeiras crateras para provar que a Rampage é uma RAM genuína, principalmente na versão Rebel.

Vale lembrar que a RAM Rampage tem suspensão independente nas quatro rodas (com multilink na traseira) e é algo que pode trazer ainda mais conforto no uso diário.

Super carneiro

Continua após a publicidade

Esperávamos que a RAM Rampage R/T fosse ser mesmo divertida. Os números indicados pela montadora eram bem claros. O motor Hurricane 4 2.0 turbo de 272cv e 40,8 kgf/m somado aos acertos específicos para a esportividade distanciaram a caminhonete ainda mais da Fiat Toro. No traçado de Interlagos, além da enorme estabilidade, as acelerações eram absurdamente fortes, lembrando bastante a RAM 1500, bem maior e potente.

Mas outros pontos também tornaram a experiência bem interessante, sobretudo do ponto de vista tecnológico e de convívio, de fato. O isolamento acústico é excelente na versão esportiva, algo que também devemos esperar nas demais variantes, como a Laramie.

Além disso, a eletrônica deixou a picape muito segura para fazer as curvas, bem como os freios, muito fortes e que transmitiram enorme segurança tanto na pista quanto fora dela. O time de engenharia e desenvolvimento da RAM no Brasil acertou muito nesse produto.

Continua após a publicidade

A utilização dos itens de conectividade e segurança ativa serão feitos no teste completo com a picape, que deve ocorrer em breve.

Acabamento e espaço interno

Com mais tempo com a picape, poderemos sentir se a RAM Rampage oferece o espaço suficiente ou não, mas é certo que não é de se surpreender que a caminhonete não esbanje conforto para as pernas na fileira traseira de bancos. Antes do lançamento, muito foi falado que a Rampage seria um modelo de porte médio, mas a realidade é que ela é uma picape intermediária: maior do que a Toro, praticamente do mesmo tamanho da Ford Maverick e bem menor do que a Toyota Hilux.

Continua após a publicidade

Já no acabamento, quase nenhuma caminhonete tem o nível de refinamento da RAM Rampage. Os materiais aplicados são de ótima qualidade e passam, realmente, a sensação de estarmos em um produto premium. Surpreende, também, que todas as versões são extremamente bem equipadas, com a nova central de 12,3 polegadas e o pacote ADAS completo.

Rampage: o que esperar da nova picape da RAM?

A RAM vende a ideia de que pensou a Rampage para o Brasil. Após conviver um pouco com a picape, a sensação é de que é realmente isso: uma caminhonete cheia de estilo, tecnologia, com boa capacidade de carga, suspensão confortável e que caiba na maioria das garagens de apartamentos, casas e estabelecimentos no país.

Continua após a publicidade

As versões que mais devem vender são as com motor 2.0 de 272cv, com as variantes diesel sendo mais procuradas para quem quer utilizá-la para o trabalho no campo.

O cheiro de sucesso está no ar. Clientes das versões mais caras da Toro e das picapes médias vão olhar com muito carinho para a Rampage.

RAM Rampage: preços e versões

Continua após a publicidade
  • RAM Rampage Rebel Turbo Diesel: R$ 239.990
  • RAM Rampage Rebel Hurricane 4: R$ 249.990
  • RAM Rampage Laramie Turbo Diesel: R$ 249.990
  • RAM Rampage Laramie Hurricane 4: R$ 259.990
  • RAM Rampage R/T Hurricane 4: R$ 269.990