Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 melhores hatches do Brasil em 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Dezembro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr. e Felipe Ribeiro/Canaltech
Ivo Meneghel Jr. e Felipe Ribeiro/Canaltech

O segmento dos hatches terminou o ano de 2023 como um dos favoritos do consumidor brasileiro e, em diversos meses, dominou a lista dos mais emplacados do país, formando, em mais de uma oportunidade, o ranking dos três mais vendidos do período.

Muitos dos modelos que vêm conquistando o coração do brasileiro há um bom tempo passaram pelas mãos da reportagem do Canaltech neste ano.

Após passar um tempo ao volante desses carros, desde os mais simples até os mais tecnológicos, inclusive do segmento dos elétricos, listamos quais os melhores hatches do Brasil em 2023.

Continua após a publicidade

5 melhores hatches do Brasil em 2023

A lista com os melhores hatches do Brasil em 2023 tem dois rivais a combustão e outros três do segmento dos elétricos.

É importante pontuar que a formação do ranking levou em conta alguns fatores: impressões ao dirigir, projeto do carro, influência no mercado e, claro, o preço.

Continua após a publicidade

5. Fiat Argo Trekking

Vamos abrir a lista dos 5 melhores hatches do Brasil em 2023 com o Fiat Argo Trekking. O modelo da Stellantis, dotado do competente motor 1.3 aspirado, finalmente ganhou um câmbio automático ideal para completar o conjunto mecânico.

Após tentativas frustradas com o GRS, automatizado de 5 marchas, e com o automático convencional (esse na versão 1.8), a chegada do CVT que simula 7 velocidades pode ser considerada um gol de placa da montadora.

O Fiat Argo Trekking tem uma diferença básica, mas que, com o perdão da redundância, faz toda a “diferença” em relação à versão normal do hatch: o vão-livre em relação ao solo é 20mm mais alto, ponto que o torna, de fato, um modelo com pegada mais aventureira que os demais da linha, com direito a uma suspensão mais bem trabalhada para evitar a costumeira buraqueira de nossas ruas.

Continua após a publicidade

Em termos de desempenho, o já citado propulsor 1.3 Firefly de 4 cilindros gera 107cv de potência e 13,7 kgf/m de torque com etanol no tanque. Os números não são suficientes para colocar o hatch em pé de igualdade com modelos turbo, mas, sem dúvida, entregam o suficiente para quem busca por um carro competente ao que se propõe a fazer.

4. Polo Highline

O 4º lugar entre os melhores hatches do Brasil em 2023 fica com o Polo Highline, versão mais cara e mais equipada do hatch da Volkswagen, que mostrou, em nossos testes, o porquê é um dos carros mais vendidos do país.

Continua após a publicidade

Apesar de ter perdido um pouco de desempenho por conta da troca do motor 1.0 turbo 200TSI, de 128cv e 20,4 kgf/m, pela versão 170TSI, que entrega 116cv e 16,8 kgf/m, o Polo Highline manteve uma performance elogiável e um consumo impressionante: 16,5 km/l na estrada quando abastecido com gasolina (11,2 km/l com etanol).

A suspensão recalibrada foi outro grande acerto da Volkswagen para o Polo Highline, pois deixou o carro mais macio, embora menos esportivo, do que a versão 2022 do hatch substituto do icônico Gol.

O bom pacote de equipamentos e, principalmente, o preço mais em conta (no comparativo com a própria versão do ano anterior) completam a lista de pontos positivos que o colocaram como merecedor de um lugar no ranking dos melhores hatches do Brasil em 2023.

Continua após a publicidade

3. GWM Ora 03 GT

Chegamos ao top 3 de nossa lista com os melhores hatches do Brasil em 2023 com o primeiro modelo elétrico entre os eleitos para seleção do ano: o Ora 03 GT, da Great Wall Motor (GWM).

Apontado como principal rival do BYD Dolphin na corrida pelo posto de carro elétrico mais vendido do Brasil, o GWM Ora 03 GT tem o combo ideal para quem busca entrar no segmento, mas não pode arcar com o preço dos modelos premium.

O Ora 03 GT, versão topo de linha da família, tem um motor mais potente do que o rival, com 171cv de potência e 25,4 kgf/m de torque, mas se destaca mesmo pelo conjunto de baterias de 63 kWh, que dão ao hatch elétrico 319 km de autonomia por carga, já de acordo com as medições do PBEV do Inmetro.

Continua após a publicidade

O desempenho, claro, também é um atrativo do primeiro carro 100% elétrico da montadora chinesa a desembarcar no Brasil. Como todo carro com esse propulsor, o Ora 03 GT é poderoso nas arrancadas e ágil para driblar os muitos desafios do trânsito urbano, ambiente único no qual foi testado por nós.

O nível de acabamento interno e o pacote de tecnologias também impressionaram, principalmente a capacidade que o sistema embarcado no hatch da GWM mostrou de diferenciar, no cluster digital, qual o tipo de veículo que está à frente e ao lado do carro — moto, ônibus ou caminhão.

Continua após a publicidade

Por cerca de R$ 185 mil (em dezembro), o GWM Ora 03 GT não pode ser considerado um carro barato, mas, sem dúvida, é uma opção interessante para quem busca por um excelente hatch e deseja entrar no mundo dos elétricos.

2. Peugeot 208 Turbo Style

O 2º lugar em nossa lista de melhores hatches de 2023 vai para um concorrente direto do Polo Highline: o Peugeot 208 Turbo Style, variante mais “nervosa” do já competente e veterano hatch francês.

Lançada em setembro, a versão equipada com motor turbo mostrou uma série de atributos que colocam o Peugeot 208 como forte candidato ao posto de melhor hatch compacto do país.

Continua após a publicidade

O motor 1.0 Turbo da família GSE, de origem Fiat, e que equipa modelos como o Pulse, Strada e Fastback, deu ao Peugeot 208 a “pimentinha” que faltava nas versões à venda no Brasil até então.

Aliado ao câmbio CVT que simula 7 marchas, o propulsor de 130cv e 20,4 kgf/m de torque transformou o já competente hatch em um carro ainda mais arisco e rápido, com a capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos.

O excelente conjunto não apenas deixou o Peugeot 208 Turbo Style mais feroz, mas também mais eficiente do ponto de vista energético, com consumo médio de 12,7 km/l (11,7 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada), bem superior ao apresentado pelo modelo dotado com o propulsor 1.6.

Continua após a publicidade

Acrescentando à receita o bom nível de acabamento e o novo interior, em tons mais escurecidos, que deram ao Peugeot 208 um ar mais nobre e esportivo, o hatch francês fez por merecer a vice-liderança do ranking dos melhores do Brasil em 2023.

1. BYD Dolphin

O BYD Dolphin pode não ser o mais potente, ter a maior autonomia por carga ou o pacote de acessórios mais completo, mas, sem sombra de dúvidas, merece o título de melhor hatch do Brasil em 2023. Por que? Pelo conjunto da obra.

Continua após a publicidade

Afinal de contas, além de ser extremamente eficiente, ser gostoso de dirigir e apresentar ótimo nível de acabamento, o hatch da montadora chinesa, que já emplacou mais de meio milhão de unidades ao redor do globo, causou uma verdadeira revolução no mercado brasileiro — e não somente no segmento dos elétricos.

O BYD Dolphin foi o responsável por uma virada de chave e causou um efeito-dominó que levou diversas marcas rivais a reduzirem os preços de seus carros. Quem ganhou com isso, claro, foram os consumidores, que agora encontram um carro elétrico abaixo da faixa dos R$ 100 mil pela 1ª vez no país (o Caoa Chery iCar).

O projeto do BYD Dolphin, que segue custando o mesmo de quando chegou por aqui (R$ 149.800), é outro ponto de destaque que o diferenciou para ser eleito pelo Canaltech como o melhor hatch de 2023.

O carro, que agora conta com duas novas versões (Plus e Diamond), ganhou mercado ao oferecer, em sua primeira variante à venda por aqui, um conjunto mecânico formado pelo motor elétrico de 95cv de potência e 18,3 kgf/m de torque e as baterias Blade de 44,9 kWh, capazes de rodar até 291 km por ciclo de carga.

Apesar de ter ficado devendo no campo de equipamentos voltados para segurança (falha que foi corrigida nas versões Diamond e Plus), o Dolphin quebrou paradigmas e provou, por “A + B”, que seu lugar no ranking dos melhores hatches do Brasil em 2023 não poderia ser outro que não a 1ª posição.