O que explica o sucesso absurdo da RAM Rampage no Brasil?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Lançada em junho, a RAM Rampage é a primeira caminhonete da lendária marca norte-americana que foi desenvolvida fora do seu país natal. E isso é motivo de sobra para explicar seu excelente desempenho na pré-venda organizada pela Stellantis no Brasil.
Segundo a montadora, a Rampage foi pensada para o nosso país, já que tem porte menor do que uma picape média, mas carrega em si tudo o que a RAM leva para seus modelos Full-Size, como a 1500, a 3500 e a 2500. O segredo está justamente em entender como funciona o público brasileiro na sua relação com as caminhonetes.
Por que a RAM Rampage fez tanto sucesso?
Segundo a Stellantis, já são mais de 5 mil unidades da RAM Rampage reservadas na pré-venda, e isso deve fazer com que a marca do carneiro suba bastante no ranking de vendas de caminhonetes no Brasil. Além de disponibilizar um bom line-up, a empresa soube como precificar seu produto e pensá-lo para o consumidor brasileiro.
As versões disponíveis são a Rebel, Laramie e R/T, sendo que as duas primeiras oferecem versões a diesel e o conhecido motor 2.0 turbo de 170cv e 38,7 kgf/m de torque, o mesmo que equipa o Jeep Commander. Mas, há, também, o ótimo propulsor 2.0 turbo a gasolina, chamado de Hurricane 4, que despeja 272cv e 40,8 kgf/m de torque. A tração é sempre integral sob demanda.
Mais do que os motores, a RAM Rampage se torna atrativa também por seu design, característico das outras picapes, além de ter, de fato, sido pensada para o Brasil, já que nas grandes cidades, por exemplo, não há tanto espaço e condições de uso para os modelos maiores.
Essa fórmula, vista em sua irmã de plataforma, a Fiat Toro, foi aperfeiçoada e elevada a outra potência na Rampage. A suspensão recebeu outro tratamento e está mais confortável, o pacote de equipamentos é ainda mais completo e tecnológico e, por fim, o acabamento, extremamente luxuoso, como pede uma RAM.
Estrategicamente posicionada
Além de tudo isso, a RAM Rampage foi bem posicionada em termos de mercado. Suas versões começam com preço de R$ 240 mil — pouca coisa acima das variantes mais caras da Toro com motor diesel — e terminam em R$ 270 mil, valor cobrado pela esportiva R/T, alinhada com algumas versões intermediárias de modelos de porte médio, como Toyota Hilux e Ford Ranger.
Com a capilaridade proporcionada pela Stellantis em concessionárias pelo Brasil, além do preço e nível de equipamentos elevado em todas as versões, a RAM Rampage pode, ainda este ano, deixar nomes consagrados no mercado de caminhonetes bem para trás.
Quando as entregas da RAM Rampage começam?
Segundo a Stellantis, o mix de vendas está mais propenso ao modelo R/T, que tem acertos realmente esportivos e acabamento um pouco mais invocado. Essa versão deve ter suas entregas iniciadas em outubro, enquanto as variantes Rebel e Laramie já chegam aos seus compradores em agosto.
A demanda pela picape foi tão grande que a montadora já prepara para expandir a produção na fábrica de Goiana/PE em 15%. De lá, é bom lembrar, saem modelos como Jeep Commander, Renegade e Compass, além da Fiat Toro.
Uma versão ainda mais barata do que a RAM Rampage Rebel Diesel deve ser lançada até o final de 2023, com o nome de RAM Rampage Longhorn.
RAM Rampage: Preços e Versões | |
Modelo | Preço |
Rampage Rebel Turbo Diesel | R$ 239.990 |
Rampage Rebel Hurricane 4 | R$ 249.990 |
Rampage Laramie Turbo Diesel | R$ 249.990 |
Rampage Laramie Hurricane 4 | R$ 259.990 |
Rampage R/T Hurricane 4 | R$ 269.990 |