Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 7 melhores filmes de terror da A24

Por| Editado por Durval Ramos | 11 de Abril de 2024 às 18h54

Link copiado!

A24
A24

Conhecida como uma das maiores produtoras de cinema dos Estados Unidos, a A24 é famosa por lançar filmes cheios de reviravoltas interessantes e com tramas que realmente prendem a atenção do público. Desde o seu surgimento, em 2012, a marca investiu no terror como o seu carro-chefe e lançou títulos como A Bruxa, Sob a Pele e A Enviada do Mal. O grande diferencial desses longas é que eles tinham um enredo que ia além dos simples sustos banais e da sonoplastia assustadora.

Mas mesmo se firmando como a queridinha do terror, a marca decidiu ir além e lançou títulos de drama, romance, ficção científica e até biografias. O consagrado A Baleia, o premiado Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo e o indicado ao Oscar Vidas Passadassão exemplos da diversificação do estúdio que tem um catálogo tão extenso que pode até confundir o público.

Continua após a publicidade

Ainda assim, é o terror da A24 que realmente prende o público. Não só por ter sido o responsável pelos seus primeiros sucessos, mas por ser o gênero em que a produtora mais parece se sentir livre para experimentar e testar novas formas de usar o cinema para despertar emoções — principalmente aquelas que nos incomodam.

7. Beau Tem Medo

Estrelado por Joaquin Phoenix (Coringa) e dirigido por Ari Aster, Beau Tem Medoconta a história de um homem que sofre de ansiedade e precisa pegar um avião para ir até o funeral da sua mãe. Mas o medo e a angústia o impedem de fazer isso, por mais simples que seja.

Quando finalmente consegue sair de casa para viajar, todos os imprevistos cruzam o seu caminho e, para piorar, ele acaba sendo sequestrado por um casal. É a partir dessa premissa que o diretor faz um retrato do quanto a ansiedade e outros problemas mentais podem atrapalhar a vida de uma pessoa — e apresenta um tipo diferente de terror que não assusta, mas é completamente angustiante.

O filme foi lançado em 2023 e recebeu críticas mistas. Alguns comentaram que ele é genial, já outros apontaram que o diretor fez um filme exagerado demais. Apesar disso, uma coisa é certa, a atuação de Phoenix agradou tanto que ele foi indicado ao Globo de Ouro por sua atuação. Quer assistir e tirar suas próprias conclusões? Então, você pode assisti-lo no Prime Video e Apple TV+.

6. Midsommar: O Mal Não Espera a Noite

Continua após a publicidade

Outro filme de terror que marca a parceria da A24 com Ari Aster é Midsommar: O Mal Não Espera a Noite. Lançado em 2019, ele chamou a atenção por ser todo filmado durante o dia, fungindo do hábito da maioria dos filmes de horror, que abusam da escuridão para criar o medo. Na trama, a protagonista Dani (Florence Pugh) viaja com o namorado e um grupo de amigos dele até a Suécia para participar de um festival que celebra o solstício.

Chegando lá, eles são recebidos por membros de uma comunidade local que fazem alguns rituais para saudar o Sol. Mas o que poderia ser apenas uma celebração divertida se transforma em um verdadeiro pesadelo quando o grupo descobre o que está por trás de tais rituais.

Inspirado em um festival real que acontece no país europeu, o filme usa cores claras e tons pastéis para contrastar com o horror da trama. O consenso dos especialistas é que ele é ambicioso, bem elaborado e perturbador. Quem quiser dar uma chance ao longa, o encontra na Apple TV+.

Continua após a publicidade

5. Morte, Morte, Morte

Com um nome cafona e um enredo um tanto quanto sem graça, esse filme da A24, na verdade, surpreende pelo final impecável. Na trama, um casal de adolescentes viaja até uma mansão para se abrigar e esperar a tempestade passar. Lá, elas encontram um grupo de amigos e todos decidem jogar um jogo chamado "morte, morte, morte", que consiste em se esconder enquanto uma pessoa escolhida sai para procurá-los.

O problema é que o jogo sai de controle quando um dos adolescentes aparece morto de verdade, indicando que há um assassino real na casa. Agora, sem luz e com medo, o restante do grupo deve lutar para sobreviver enquanto tenta descobrir quem está mentindo. Mas, afinal, em quem confiar?

Continua após a publicidade

Fazendo uma crítica à geração Z e ao seu vício em internet e redes sociais, o longa conquistou o público e a crítica, e pode ser assistido na Apple TV+ e na Max.. 

4. Lamb 

Em quarto lugar está Lamb, um filme para lá de estranho que causou um rebuliço quando foi lançado em 2021. A trama se passa na Islândia e acompanha o casal Noomi e Hilmir lidando com o luto de ter perdido a filha pequena. Um dia, eles encontram uma criatura que é metade bebê e metade ovelha e decidem cuidar dela. Mas, como se já não bastasse essa bizarrice, a situação se agrava quando o casal percebe que infringiu algumas regras da natureza.

Continua após a publicidade

Dirigido por Valdimar Jóhannsson, o filme foi criado para ser um drama familiar, mas com a edição final acabou ganhando tons mais obscuros, o que fez com que ele fosse caracterizado como terror. Em entrevista à imprensa, o próprio diretor se disse surpreso com isso. Felizmente, as mudanças fizeram com que ele virasse um dos terrores mais bem avaliados da A24, e representante do país no Oscar 2022. Quer conhecer a trama? Você a encontra na Apple TV+ e Prime Video.

3. Hereditário

Quem acompanha o mundo do terror da A24 sabe que Hereditárioé um dos queridinhos do público por ter uma história impactante e excelentes atuações de Toni Collette e Alex Wolff. No Rotten Tomatoes, ele conquistou 90% de aprovação dos especialistas e foi elogiado por usar a estrutura clássica do gênero para construir uma tensão angustiante que cresce a cada cena.

Continua após a publicidade

A trama gira em torno de uma família aparentemente normal, mas que enfrenta uma série de desgraças depois que a matriarca morre. A neta, Charlie, é quem mais sofre com os eventos sobrenaturais que vão, pouco a pouco, tirando a sua sanidade. Com o passar do tempo, a situação vai ficando insustentável e o público experimenta uma angústia imensa por não conseguir imaginar qual será o desfecho da obra. 

Lançado em 2018, Hereditário é o primeiro filme dirigido por Ari Aster e fez tanto sucesso que até hoje muitos se perguntam se a trama ganhará continuação. Quer dar uma chance? Assista-o na Netflix, Prime Video, Google Play e Max.

2. X – A Marca da Morte 

Continua após a publicidade

Com Jenna Ortega (a Wandinhada Netflix) e Mia Goth no elenco, o filme X – A Marca da Morteconta a história de um grupo de atores e produtores de filmes pornô que viaja até uma fazenda no Texas para gravar um novo longa. Chegando lá, eles são recebidos por Howard e Pearl, o casal de idosos que é dono da propriedade.

O homem é um velho ranzinza que só sabe falar de espingarda, enquanto Pearl é uma idosa reclusa, mas que começa a perseguir a protagonista Maxine de repente. À medida que o tempo passa, acontecimentos estranhos vão surgindo e os anfitriões, que pareciam apenas um simples casal de idosos, provam que podem ser mais perigosos do que todos imaginam.

Dirigido por Ti West, X inaugura a trilogia de terror que conta com Pearl, uma prequência focada na vida da idosa quando ela ainda era jovem, e MaXXXine um sequência que estreia em julho de 2024. Quer conhecer essa história? Então, assista X – A Marca da Morte na Apple TV+, Google Play e Microsoft.

1. Fale Comigo

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar na nossa lista, está um dos filmes de terror da A24 mais comentados dos últimos anos. Fale Comigo é dirigido pelos imãos Danny e Michael Phillipou, dois australianos que faziam sucesso com vídeos no YouTube e decidiram se arriscar nos longas-metragens.

Neste longa, eles mostram um grupo de adolescentes que se reúne em uma casa para brincar com uma mão embalsamada que tem o poder de conjurar espíritos. Ao segurar a mão e dizer as palavras "fale comigo!", eles acabam sendo possúidos por um breve período. O jogo é simples e a única regra é não extrapolar o tempo máximo da possessão, caso contrário o portal para o mundo dos espíritos ficará aberto para sempre.

Só que é evidente que um dos adolescentes descumpre a regra e abre espaço para que criaturas sobrenaturais venham perturbar a vida de todos, causando um verdadeiro inferno na Terra.

Continua após a publicidade

Com excelentes cenas de possessão, roteiro bem escrito e momentos surpreendentes, Fale Comigo se destacou por fugir do lugar comum no mundo do terror e ainda entregou a ótima atuação da estreante Sophie Wilde, que mereceu o título de protagonista da trama. Quer conferir? Assista ao longa na Apple TV+, Google Play e Prime Video.