7 coisas que o Copilot do Bing faz melhor que o ChatGPT
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O Copilot do Bing e o ChatGPT têm muito em comum: a IA da Microsoft e o chat da OpenAI usam a mesma tecnologia, o modelo GPT, para gerar as respostas. No entanto, existem algumas diferenças de uso que podem transformar o recurso do Bing numa ferramenta mais versátil do que o chatbot que fez sucesso em 2023.
A Microsoft é uma das principais investidoras da OpenAI, o que garante que a Gigante de Redmond use algumas das tecnologias de IA generativa da companhia em seus próprios produtos. Isso inclui modelos mais atualizados, maior compatibilidade e até integração com o Windows.
O que o Copilot do Bing faz melhor que o ChatGPT?
Veja os pontos favoráveis à IA do Bing:
7. Pesquisa na web em tempo real
O Copilot no Bing é capaz de pesquisar dados em tempo real nas páginas da internet de forma gratuita, garantindo dados mais atualizados. Em comparação, a versão comum do ChatGPT, com o modelo GPT-3.5, é treinado com informações que datam até 2021.
A OpenAI lançou uma nova opção para pesquisar na web com o ChatGPT, mas ainda está limitada a assinantes do serviço pago Plus. Dessa forma, quem procura uma alternativa gratuita pode recorrer à IA da Microsoft.
6. Cita referências
Outro problema comum do ChatGPT é resolvido pelo Copilot: o chatbot consegue citar as referências e fontes usadas em cada resposta. Desde o lançamento, a ferramenta da OpenAI é criticada por não exibir as referências de cada prompt.
Vale lembrar que o Bard, do Google, é outro concorrente que também exibe as fontes das pesquisas.
5. Recompensas no Microsoft Rewards
O Microsoft Rewards é um programa de recompensas da Microsoft que permite trocar a pontuação adquirida por cartões-presente e outras bonificações. Uma das formas de acumular pontos envolve fazer pesquisas no Bing, ou seja, a IA pode ajudar nesse processo.
Você também pode subir de nível no Rewards ao usar o Microsoft Edge e ganhar conquistas no Xbox.
4. GPT-4 gratuito
O GPT-4 é a versão mais recente do modelo de linguagem da OpenAI, usado para abastecer as IAs generativas da empresa. Em comparação com o GPT-3.5, é uma tecnologia mais rápida, mais precisa e capaz de criar respostas maiores.
No ChatGPT, o modelo só está disponível para quem assina a versão Plus, mas já é possível acessá-lo de forma gratuita no Copilot — a versão do assistente para Windows, inclusive, pode acessar o GPT-4 Turbo, treinado com dados ainda mais recentes. Basta, apenas, acessar a ferramenta com uma conta da Microsoft conectada.
3. Maior compatibilidade
A Microsoft fez questão de disponibilizar a IA do Bing na maioria das plataformas possíveis: o chat está presente no aplicativo do Bing, Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Skype, Teclado SwiftKey e Windows.
Ao analisar o recorte geral do Copilot, além do Bing também existe o a versão para Microsoft 365, com soluções adaptadas a todos os aplicativos da suíte de produtividade da empresa, como Word, Teams e Excel.
2. Copilot no Windows
Ainda sobre a compatibilidade, vale a pena ressaltar o Copilot para Windows: a ferramenta é integrada às versões 10 e 11 do sistema operacional, fornece acesso à IA generativa do Bing e ainda é capaz de desempenhar diferentes ações nas configurações do computador, como alternar entre os modos claro e escuro.
O ícone do Copilot está disponível na barra de tarefas do Windows, mas também é possível acioná-lo com o comando Windows + C.
1. Gerador de imagens
Um dos recursos mais legais do Bing é o gerador de imagens nativo. A ferramenta usa a tecnologia DALL-E 3, o modelo mais recente para criação de fotos feito pela OpenAI, e permite que usuários criem conteúdos rapidamente e de forma gratuita.
O ChatGPT só gera conteúdo com texto, portanto não pode ser usado para a criação de imagens.
Por outro lado, o aplicativo do ChatGPT tem algumas vantagens, como a opção de conversa por voz.