O que é um sistema operacional?
Por Felipe Demartini • Editado por Douglas Ciriaco |
O sistema operacional é um software que serve como base para qualquer computador ou celular. Essas plataformas são responsáveis por todo o funcionamento dos aparelhos, traduzindo comandos em processamento, gerenciando componentes e exibindo as informações em um formato amigável e acessível, servindo como uma interface entre o usuário e seus dispositivos.
O Windows, utilizado pela maior parte dos usuários de PC, e o Android, que é o preferido entre os celulares, são exemplos de sistemas operacionais. Ações como dados digitados, toques na tela, cliques com o mouse ou downloads passam por ele, que também é o responsável por gerenciar todos os recursos do sistema, como o acesso à internet e o hardware disponível.
Como funciona um sistema operacional
Para entender o funcionamento destas plataformas, é importante dar um passo atrás. Computadores, celulares e qualquer outro sistema de tecnologia funcionam a partir de códigos binários e instruções, enviadas ao processador a partir dos comandos enviados por nós, os usuários.
A principal, mas não única, função do sistema operacional é traduzir tudo isso em um formato amigável. É o que permite, por exemplo, que você leia este texto em uma interface gráfica, com elementos visuais e destaques, em vez de um amontoado de números irreconhecíveis sobre um fundo preto.
Além de servir como um intermediário entre o usuário e os computadores pessoais ou dispositivos móveis, o sistema operacional também é responsável por gerenciar os recursos de hardware. O kernel é a camada de software que controla o armazenamento, memória RAM, componentes de rede e a placa de vídeo, por exemplo, para permitir que o usuário baixe mídia, jogue uma partida em um game online ou converse com os amigos no WhatsApp.
Todo dispositivo que possua interações com o usuário possui um sistema operacional. Além do PC, celular e tablets, lâmpadas inteligentes, roteadores, TV boxes, videogames e leitores digitais têm softwares desse tipo rodando para permitir a conexão com aplicativos, joysticks e outros dispositivos de entrada e saída.
Exemplos de sistemas operacionais
Ainda que Windows e Android sejam os exemplos mais conhecidos, a lista de sistemas operacionais disponíveis no mercado é enorme. Confira outros softwares comuns, que podem até estar presentes em aparelhos que você utiliza no dia a dia:
- Linux: núcleo que permite o desenvolvimento de diferentes sistemas operacionais de código aberto como Ubuntu, Fedora, Debian, Elementary OS e o próprio Android;
- iOS: sistema operacional da Apple usado no iPhone;
- macOS: plataforma de software dos computadores da Apple;
- ChromeOS: sistema operacional do Google usado em Chromebooks;
- FireOS: sistema operacional voltado para consumo de mídia, usado nos dispositivos de TV inteligente da Amazon;
- Android TV: plataforma de mídia da Amazon, usada em TV box e smart TVs;
- FreeBSD: kernel de sistema operacional usado no PlayStation 5;
- Symbian: plataforma usada nos antigos celulares da Nokia, nos primórdios dos smartphones;
- HarmonyOS: sistema operacional para celulares desenvolvido pela Huawei após as sanções impostas pelo governo dos EUA;
- HyperOS: plataforma de marcas como Xiaomi, Poco e Redmi, baseada no Android.
Para finalizar, é importante não confundir sistemas operacionais com firmwares, também presentes nesses aparelhos, mas com características mais específicas.
Interfaces também não se encaixam nessa definição; a One UI, por exemplo, altera a forma como o usuário visualiza e interage com elementos nos celulares da Samsung, mas sua base ainda é o Android.